Início » Santa Catarina » Nova Veneza


Nova Veneza - Santa Catarina



Nova Veneza faz parte do estado de Santa Catarina. A população avaliada em 2011 era de 13.447 habitantes.

Fundada por Miguel Napoli, um empresário italiano radicado nos Estados Unidos, Nova Veneza cresceu com a chegada de 400 famílias italianas em 1891. No ano seguinte vieram mais 500 famílias italianas, oriundas de Bergamo de Veneza e de Belluno.

Os primeiros imigrantes italianos chegaram às terras de Nova Veneza em junho de 1891, trazidos pela empresa norte-americana Angelo Fiorita & Cia. Miguel Napoli, italiano original da Sicília, veio antes, em janeiro, e comandou a abertura de estradas, a demarcação das terras e a construção de uma serraria para receber os colonizadores, num total de 400 famílias.

História da cidade de NOVA VENEZA - SC

Em janeiro de 1891 Miguel Nápoli, original da Sicília-Itália, chegou a Nova Veneza para comandar a abertura de estradas, a demarcação das terras e a construção de uma serraria para receber os imigrantes italianos oriundos de Veneza-Itália, que chegaram em junho do referido ano, num total de 400 famílias. Em outubro chegaram mais 500 famílias provenientes de Veneza e Bergamo na Itália, culminando com a fundação de Nova Veneza.

Cabe registrar que Nova Veneza foi a primeira colônia do Brasil República, modelo a ser seguido no restante do país. Recebeu este nome, em virtude da origem dos colonizadores, oriundos da região de Veneza-Itália. Sua economia baseia-se na agricultura, com tendência a ter novo pólo turístico, em função da preservação histórica e do incentivo ao turismo. Na agricultura, seus principais cultivos são arroz e milho, enquanto na indústria prevalece a metalurgia desenvolvida no distrito de Caravágio.

A Lei nº 123 de 02/01/1912 criou o distrito com a denominação de Nova Veneza, subordinado ao município de Araranguá. Em 1913 foi elevado a Vila, pertencente ao município de Campinas, hoje Araranguá. Em 1926, passou a pertencer ao novo município de Criciúma. Em 21/06/1958, com a Lei estadual nº 348, emancipou-se, tornando-se município de Nova Veneza. Hoje o município é composto pelos distritos de Nova Veneza, Nossa Senhora do Caravágio e São Bento Baixo.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Nova Veneza: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Nova Veneza? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: