Início » Santa Catarina » Meleiro


Meleiro - Santa Catarina



Meleiro é uma cidade do Estado de Santa Catarina.

As abelhas desapareceram, mas o nome que lembra fartura de mel permanece no município dedicado à agricultura.

História da cidade de Meleiro Santa Catarina - SC

Quem conhece Meleiro - Município que fica no Oeste do Vale do Araranguá - apenas pelo nome, imagina que ele é um grande produtor de mel. Colonizado por imigrantes italianos entre 1892 e 1911, Meleiro foi assim chamado pelos primeiros colonizadores porque tinha inúmeras colméias e o mel era farto em toda a região.

A base econômica do Município é a agricultura, embasada no cultivo de arroz, fumo, milho e feijão; e o extrativismo vegetal.

Afirma-se que, por volta de 1890, quando chegaram os primeiros colonizadores, a região era infestada de "tigres" e índios. Os mais antigos contam histórias fantásticas de encontros e batalhas entre seus ancestrais e os índios, sem falar nos relatos fantásticos que descrevem as caçadas aos "tigres" nas matas.

HOSPITALIDADE - A tradição e a cultura dos italianos são sentidas principalmente nas localidades que ficam mais no interior do município. 0 dialeto da região Norte da Itália, a macarronada feita em casa, a polenta com galinha e o pão caseiro, são fortes indícios de que aqui se preserva as tradições.

Sempre sorridente e muito falante, Alba Antonin, 83 anos, (Dona Aurora) é a típica moradora de Meleiro, município que recebe os forasteiros com hospitalidade.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: AMILTON MARINHO MACHADO

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Meleiro: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Meleiro? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: