Tudo sobre Laguna Estado de Santa Catarina
Você também pode gostar:
Informações Gerais sobre a cidade de Laguna
Coordenadas geográficas
O município de Laguna fica localizado na latitude -28.4843 e longitude -48.7772 e faz parte do estado de Santa Catarina.
Tamanho do Território de Laguna
Com um total de 336,396 km², Laguna de extensão territorial.
População de Laguna
De acordo com dados do IBGE, Laguna possui aproximadamente 45.500 habitantes.
Gentilício
As pessoas que nascem em Laguna são chamados de lagunense.
Administração municipal
Prefeito atual:SAMIR AZMI IBRAHIM MUHAMMAD AHMAD.
História de Laguna - Santa Catarina
Laguna faz parte do estado de Santa Catarina. Encontra-se a uma latitude 28º28′57" sul e a uma longitude 48º46′51" oeste, estando a uma altitude de 2 metros. Sua população em 2007 é de 50.452 habitantes. Possui uma área de 445,24km². Em primeiro de janeiro de 2013 perderá 1/5 de sua população com a instalação do município de Pescaria Brava.
No início da colonização do Brasil, o território onde seria instalada Laguna constituía a parte mais meridional do Brasil, na Capitania de Santana. Neste município passa a linha imaginária criada no tratado de Tordesilhas em 1494, separando as terras de Portugal à leste e Espanha à oeste. Por este motivo, Laguna tornou-se um importante ponto geográfico para Portugal.
Em 1684 a vila de "Santo Antônio dos Anjos de Laguna" teve os seus fundamentos lançados pelo capitão vicentista, enérgico bandeirante, Domingos de Brito Peixoto (e seu filho Francisco de Brito Peixoto) que, antes, segundo crônicas da época, deixou o seu nome a breve estabelecimento, em uma enseada da baía sul da ilha. (fonte: Colonização do Estado de Santa Catarina - dados históricos e estatísticos (1640-1916) - Secretaria Geral dos Negocios do Estado - 1917).
História da cidade de LAGUNA SANTA CATARINA Monografia - n.º 053 Ano: 1956
ASPECTOS HistóricoS
SOBRE a data da fundação de Santo Antônio dos Anjos de Laguna - mais tarde, apenas Laguna - existe divergência de opiniões. Teria sido seu primeiro Povoador o paulista Domingos de Brito Peixoto, no correr do século XVII.
Houve duas tentativas para fundar a cidade. A primeira foi uma expedição marítima que não chegou a bom termo; impelida para o norte por fortes ventos, soçobrou à altura do Espírito Santo, perdendo-se a tripulação. Brito Peixoto, no entanto, organizou dois novos grupos: um seguiu por terra e outro por mar. Quatro meses depois atingiram o ponto almejado. O primeiro cuidado do desbravador foi a edificação de um templo dedicado a Sto. Antônio dos Anjos, cuja imagem teria sido encontrada na praia.
A população cresceu com a imigração proveniente da ilha de Santa Catarina e com os resultados das explorações feitas por Domingos Peixoto e seus dois filhos, os quais descobriram as campinas do rio Grande, aí introduzindo gado que arrebanharam das costas do rio da Prata.
Em 1714, o governador do Rio de Janeiro, D. Francisco de Távora, pretendendo dar maior expansão aos trabalhos no sul e prevendo a possibilidade de novas campanhas, elevou a povoação a Município. A instalação da vila verificou-se a 20 de janeiro de 1720.
Por essa época, começaram as primeiras expedições para o sul, em demanda do Rio Grande de São Pedro. Especialmente com a chegada de portugueses e paulistas, Laguna foi adquirindo importância, para isso contribuindo também a descoberta de novos caminhos para os campos sulinos.
Durante a Guerra dos Farrapos (1839) o Município foi invadido pelas tropas revolucionárias, sob
o comando de Jerônimo de Castilho. Canabarro, um dos chefes da revolução vitoriosa, oficia à Câmara, lembrando a necessidade de ser proclamada a independência de Santa Catarina. Pelo Decreto n.º 2, de 10 de setembro de 1839, foi Laguna elevada à categoria de cidade. Vencida a revolução, porém, e tornados sem efeito seus atos, foi Laguna reconduzida à mesma categoria, em 15 de abril de 1847.
Formação administrativa
A COMARCA foi criada pela Lei provincial n.º 411, de 17 de abril de 1856, sob a denominação de Santo
Antônio dos Anjos. De acordo com o Decreto-lei n.º 431, de 19 de março de 1940, é comarca de 3.ª
entrância, pertencendo à 10.ª circunscrição Judiciária, e abrangendo ainda o Município de Imaruí.
Segundo a divisão administrativa do país, vigente em 1.º de julho de 1955, o Município de Laguna é formado de 5 distritos: Laguna, Henrique Laje, Mirim, Pescaria Brava e Ribeirão Pequeno.
Fonte: IBGE
DDD de Laguna, Santa Catarina
48
Como fazer uma ligação para Laguna:
0 + Operadora + 48 + Telefone de destino
Veja o código das operadoras:
- CTBC Telecom: 012 + 48 + telefone
- Vivo: 015 + 48 + telefone
- Aerotech: 017 + 48 + telefone
- Claro: 021 + 48 + telefone
- GVT: 025 + 48 + telefone
- Oi Telemar: 031 + 48 + telefone
- TIM: 041 + 48 + telefone
- Sercontel: 043 + 48 + telefone
CEP de Laguna
Prefeitura Municipal de LagunaEndereço: Av. Colombo Machado Sales, 145, Centro, Laguna - SC, CEP: 88790000
Telefone / Fax:(48) 3646-0533 (48) 3646-0533
Prefeito: SAMIR AZMI IBRAHIM MUHAMMAD AHMAD
Hospitais em Laguna - SC
Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde lagunense.
Cartórios na cidade de Laguna
Acesse a lista de Cartórios em Laguna. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.
Mapa de Laguna Online
Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Laguna - SC e localizar ruas e endereços do município catarinense.
Hotéis e Pousadas em Laguna
Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Laguna. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.
Notícias sobre Laguna
Confira as últimas notícias e vagas de emprego em Laguna.
Previsão do Tempo
Municípios nas proximidades de Laguna
Confira as cidades vizinhas de Laguna - SC em uma distância de até 50 km.
Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!
Deixe seu comentário:
Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.
(Provérbios 3:5)
Bíblia Online