Início » Santa Catarina » Armazém


Armazém - Santa Catarina



Armazém faz parte do estado de Santa Catarina. Encontra-se a uma latitude 28º15′43" sul e a uma longitude 49º01′03" oeste, estando a uma altitude de 30 metros. A população avaliada em 2004 era de 7 272 habitantes. Possui uma área de 138,62km².

Após a Revolução Farroupilha e a queda da República Juliana, em Laguna, as terras à beira do Rio Capivari, onde hoje se encontra a cidade, foram doadas ao militar Manoel Lourenço Demétrio, que lutara contra os rebeldes durante a revolução. Surgiu então, em 1870, o povoado de Capivari, com a chegada dos portugueses.

A colonização se deu inicialmente por imigrantes oriundos do estado do Rio Grande do Sul. Com a chegada da imigração alemã, houve maior impulso na ocupação dos territórios, e estabeleceram-se pequenos núcleos familiares, e outros povoados de colonos, que foram se expandido pelas terras do que tornou-se o atual distrito-sede até comunidades mais ao interior. O nome do município se deve ao fato de o mesmo tornar-se mais conhecido a partir da instalação de um grande armazém na localidade de Sertão dos Corrêas, que além de mercadorias, oferecia pernoite aos viajantes. Naquela época, todo comércio atendia aos municípios de Laguna e Tubarão, e o transporte de produtos era realizado principalmente por canoas que navegavam pelo Rio Capivari.

História da cidade de Armazém Santa Catarina - SC

A COLONIZAçàO das terras do atual Município de Armazém foi iniciada por volta de 1870, por imigrantes oriundos do Estado do Rio Grande do Sul. Anos mais tarde com o advento da imigração alemã, houve maior impulso na colonização, estabelecendo-se pequenos núcleos de colonos que foram-se expandido até que toda a área fosse colonizada.

O nome Armazém foi originado por uma pequena casa de comércio que, além de mercadorias, fornecia também pernoite. Naquela época, todo comércio era feito por Laguna e Tubarão, principalmente em canoas pelo rio Capivari.

Por volta do ano de 1910, foi instalada a primeira escola, onde além de português, lecionava-se também o alemão. A primeira igreja construída foi próximo ao local onde está a atual igreja Matriz. Nos primeiros anos, houve sérias divergências entre habitantes de origem alemã e habitantes de origem portuguesa, porém com o passar dos anos e a união natural das novas gerações, tudo foi acertado.

Gentílico: armazenense

Formação Administrativa:

Distrito criado com a denominação de Alto Capivari, pela lei municipal nº 30, de 0901-1901, subordinado ao município de Tubarão.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito aparece com a denominação de São Pedro do Capivari.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o distrito de São Pedro do Capivari figura no município de Tubarão.

Pelo decreto-lei estadual nº 238, de 01-12-1938, o distrito de São Pedro do Capivari passou a denominar-se Capivari.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Capivari figura no município de Tubarão.

Pelo decreto-lei estadual nº 941, de 31-12-1943, o distrito de Capivari passou a denominar-se Armazém.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito já denominado Armazém figura no município de Tubarão.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Armazém permanece no município de Tubarão.

Elevado à categoria de município com a denominação de Armazém, pela lei estadual nº 380, de 19-12-1958, desmembrado de Tubarão. Sede no antigo distrito de Tubarão. Constituído do distrito sede. Instalado em 28-01-1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Alterações Toponímicas Distritais:

Alto Capivari para São Pedro do Capivari alterado em divisão administrativa de 1933.

São Pedro do Capivari para Capivari alterado, pelo decreto-lei estadual nº 238, de 01-121938.

Capivari para Armazém alterado, pelo decreto-lei estadual nº 941, de 31-12-1943.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Armazém: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Armazém? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: