Início » Santa Catarina » Capivari de Baixo


Capivari de Baixo - Santa Catarina



Capivari de Baixo faz parte do estado de Santa Catarina. Encontra-se a uma latitude 28º26′41" sul e a uma longitude 48º57′28" oeste, estando a uma altitude de 12 metros. A população avaliada em 2010 era de 21.689 habitantes, com área de 53.165km². Capivari de Baixo está localizado na região da AMUREL (Associação de Municípios da Região de Laguna) que é composta por 17 municípios, cujo centro é Tubarão.

Capivari de Baixo é sede do Complexo Termoelétrico Jorge Lacerda (Tractebel Energia), considerado o maior complexo termoelétrico a carvão da América Latina e pode ser também do mundo. O Complexo Termoelétrico pode ser visto às margens da rodovia BR-101. Capivari de Baixo também é conhecida como a capital termoelétrica da América Latina. Baseado em tecnologias italiana, alemã e tcheca, o complexo termoelétrico também contribui em outros ramos da atividade industrial, como o desenvolvimento da região carbonífera do estado e o incremento da estrada-de-ferro Dona Teresa Cristina.

História da cidade de Capivari de Baixo Santa Catarina - SC

O povoamento da região de Capivari de Baixo iniciou-se no século XVIII com o deslocamento de imigrantes da Colônia de Santo Antônio dos Anjos de Laguna por volta de 1721. Os primeiros imigrantes foram açoiranos, portugueses e italianos. Os primeiros habitantes da região foram os tupis-guaranís mais conhecidos por Carijós.

Quanto ao topônimo de "Capivari de Baixo" existem duas versões:

A primeira versão diz:

Em época remotas, existia um capim denominado Capim-Vara que na língua Tupiguarani significa Capim (Mato) e Vara (bicho) dando origem a Capivari, posteriormente transformada em Capivari". O acréscimo do nome "de Baixo" ao nome Capivari ocorreu em função de ficar a nascente do rio na localidade de Alto Capivari ocorreu em função de ficar a nascente do rio na localidade de Alto Capivari de São Bonifácio e a parte baixa do rio em Capivari.

A segunda versão diz:

Capivari é de origem indígena. De acordo com o dicionário Tupi-guarani, de Silveira Bueno, Capivary - Rio das Capivaras, vocábulo composto de capibara, Capivary e Y, rio. Por sua vez, capivara é a composição de Capi, erva, capim eurara, comedor.

Ao rio, os índios denominaram de Capivary e deste originou-se o nome do município. Capivari de Baixo é assim denominado, porque o atual município de Armazém/SC, tinha, desde o primeiro quartel do século XIX, o nome de São Pedro do Capivary, e quando em 1901 foi levado a distrito, recebeu a denominação de Alto Capivary.

Até 1941 Capivari era uma região agrícola, até que a criação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em 1945, provocou um aumento considerável na população e, assim, Capivari tornou-se um imenso canteiro de obras com operários bem pagos.

Gentílico: capivariense

Formação Administrativa:

Distrito criado com a denominação de Capivari de Baixo, pela lei nº , de 13-10-1986, subordinado ao município de Tubarão.

Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o distrito de Capivari de Baixo figura no município de Tubarão.

Elevado à categoria de município com a denominação de Capivari de Baixo, pela lei estadual nº 8556, de 30-03-1992, desmembrado de Tubarão. Sede no antigo distrito de Capivari de Baixo. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada em 2003.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Capivari de Baixo: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Capivari de Baixo? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: