Início » Rio Grande do Sul » Tucunduva


Tucunduva - Rio Grande do Sul



Tucunduva faz parte do estado do Rio Grande do Sul. Conhecida como Capital da Lavoura Mecanizada , Tucunduva tem a maior produtividade de grãos por hectare no Brasil e também é conhecida como a Terra dos Músicos.

O Município de Tucunduva foi efetivamente colonizado a partir de 1920 por colonos de origem italiana, procedentes do município de Bento Gonçalves o qual fazia parte das Colônias Velhas (primeiras colônias de imigrantes do RS), e também colonos de origem germânica procedentes da Alemanha, Erechim e Colônia Guarani.

As principais causas da imigração de colonos à Tucunduva foram:

História da cidade de Tucunduva

O Município de Tucunduva foi efetivamente colonizado a partir do ano de 1920 por colonos de origem italiana, procedentes do município de Bento Gonçalves o qual fazia parte das Colônias Velhas (primeiras colônias de imigrantes do RS), e também, colonos de origem germânica procedentes da Alemanha, Erechim e Colônia Guarani.

As principais causas de imigração de colonos à Tucunduva foram:

a)nos municípios de onde procediam os colonizadores, as terras estavam retalhadas e esgotadas devido á prole elevada de famílias;

b)a ferrovia que foi construída em Bento Gonçalves causou muitos estragos e retalhou mais as terras;

c)c) a instalação da Comissão de Terras e Colonização em Santa Rosa (exemplo, Colônia 14 de Julho) que era encarregada da colonização na região;

d)as terras aqui eram férteis e planas e tinham preços baixos e boas condições de pagamento;

e)a propriedade das colônias próximas com a de Serro Azul, atual município de Cerro Largo, Colônia Guarani e Colônia Boa Vista.

Quando os colonizadores chegaram aqui encontraram algumas famílias ocupantes de terras, que estavam dispersas e sem muita organização. O primeiro morador encontrado pela frente de colonização foi João Tucunduva e foi em sua homenagem que o município passou a se chamar Tucunduva.

Em 1926 foi fundado o povoado de Tucunduva. Em 1931 Santa Rosa emancipou-se e o povoado de Tucunduva passou à categoria de Vila e, em 1934, foi elevado a 7º Distrito do município de Santa Rosa.

O município de Tucunduva foi criado em 10 de setembro de 1959 através da lei estadual número 3.821/1959 e esta lei foi publicada do Diário Oficial do dia 11 de setembro de 1959. A primeira legislatura de Tucunduva compunha-se de sete vereadores eleitos pelo povo. O primeiro prefeito, empossado em 31 de dezembro de 1959 foi o senhor Florentino Rossato, tendo como vice-prefeito o senhor Ermindo Carlos Schwerz.

A partir de 1967, Tucunduva, por ser município limítrofe à República Argentina, passou a integrar os municípios de área de Segurança Nacional e os prefeitos passaram a ser nomeados pelo Presidente da República. Sua área era de 396 km2. Em 1992, com a emancipação de Novo Machado, a área passou a ser de 175,33 km2. Também, Tucunduva deixou de fazer limite com a República Argentina.

O município de Tucunduva encontra-se na Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, distante 525 km da capital gaúcha, Porto Alegre. Tem uma população aproximada de 5.902 habitantes. Tucunduva faz divisa com os municípios de Horizontina, Novo Machado, Tuparendi, Três de Maio, Santa Rosa e Dr. Mauricio Cardoso.

Tucunduva é considerada a Terra da Música. A banda pioneira, nascida na década de 60, foi Os Atuais. Este gosto pela música acabou num evento nacional, a Festa do Músico.

Fonte: Prefeitura Municipal de Tucunduva

Autor do Histórico: IVON ADOLFO SCHAEDLER

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Tucunduva: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Tucunduva? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: