Início » Rio Grande do Sul » Boa Vista do Buricá


Boa Vista do Buricá - Rio Grande do Sul



Boa Vista do Buricá faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

O nome Buricá é do nome do rio que nasce no interior do Estado do Rio Grande do Sul, na região Noroeste e corre na mesma direção, desaguando no Rio Uruguai. A origem do nome é tupi-guarani, pois "Buri" é espécie de palmeira e "Caã" significa mato. Assim, juntando os dois significados, pode-se dizer que Buricá, significa "mato de palmeiras". Há de fato, uma espécie comum, muito abundante, de palmeiras nesta região, conhecida por coqueiros.

Os primeiros colonizadores eram procedentes das Colônias Velhas, como Santa Cruz do Sul, Rio Pardo, Roca Sales, Venâncio Aires, que vinham aqui em busca de melhores lugares. O Sr. Emílio Müller foi o primeiro colonizador que procedia a venda de terras na região, que adquiria do governo. Já o Sr. Jacob Schneider foi o primeiro cidadão que comprou terras do Sr. Emílio Müller. O primeiro morador, no entanto, foi o Sr. Jacob Müller, em terras que hoje pertencem ao Sr. Celso Raimundo Werlang, em Esquina Palmeiras.

História da cidade de Boa Vista do Buricá

O senhor Estanislau Onório da Silva, atribuiu esta denominação ao Sr. Jacob Schneider, um dos pioneiros e que falava em "cabeceiras" quando se referia à povoação do outro lado da coxilha, que separa ivagaci da atual sede municipal e atribui esta designação às cabeceiras do Lajeado Alpargatas.

Já o nome Buricá é oriundo do nome do rio que nasce no interior do Estado do Rio Grande do Sul, na região noroeste e corre na mesma direção, desaguando no Rio Uruguai. A origem do nome é tupi-guarani, pois: Buri = uma espécie de palmeira e Caã = mato. Assim juntando os dois significados, pode-se dizer que Buricá significa "mato de palmeiras". Há um fato, uma espécie comum, muito abundante, de palmeiras nesta região, conhecida por coqueiros.

Nos primeiros anos quando as matas eram derrubadas, o coqueiro era preservado por diversas razões: quando havia escassez de pasto para os animais, era cortada a copa de palmas e tratada; produz uma frutinha bastante apreciada pelos serelepes e, até mesmo, pelo próprio homem, além disso, seu tronco, por ser longo e fino, era escavado e servia de canal condutor de água.

Os primeiros colonizadores eram procedentes das Colônias Velhas, como Santa Cruz do Sul, Rio Pardo, Venâncio Aires que vinha aqui em busca de melhores lugares. Iniciada a colonização, levas de agricultores, todos de origem germânica, correram para adquirir terras aqui, pois já fizeram nome as terras que aqui existiam.

Muitos moradores das "terras vermelhas" - com ocorrência de muitas formigas - da colônia do Grande Santa Rosa, venderam tudo e aqui se estabeleceram nas "terras escuras". As "terras escuras" do Buricá eram procuradas em vista à incidência de muita formiga nas "terras vermelhas" o que garantiu um selo de qualidade para as terras boavistenses. As terras eram habitadas por bugres - tribos indígenas do Sul do Brasil, que cediam lugar, progressivamente, aos colonizadores, pois não eram proprietários.

Gentílico: boa-vistense

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Boa Vista do Buricá: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Boa Vista do Buricá? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: