Início » Rio Grande do Sul » Crissiumal

Tudo sobre Crissiumal - Estado do Rio Grande do Sul

Município de Crissiumal

Informações Gerais sobre Crissiumal

Qual a localização da cidade de Crissiumal?

O município de Crissiumal pertence ao estado Rio Grande do Sul, ele fica localizado na latitude -27.4999 e longitude -54.0994.

Qual é o tamanho do território de Crissiumal?

363,107 km².

Qual a população de Crissiumal?

Aproximadamente 13.544 habitantes segundo dados do IBGE.

Como se chama quem nasce em Crissiumal?

crissiumalense.

Quem é o prefeito da cidade de Crissiumal?

Atualmente a cidade é administrada por ROBERTO BERGMANN do PMDB.

Avaliação geral do município: 4.3 / 5 para Crissiumal por Cidades do meu Brasil em 7 dezembro 2018

Crissiumal faz parte do estado do Rio Grande do Sul. É conhecida como a capital gaúcha das agroindústrias. É a 122ª cidade mais populosa do Rio Grande do Sul e a 2133ª do Brasil.

A área onde se encontra Crissiumal foi um dos últimos espaços a ser ocupado pelo homem branco no Rio Grande do Sul. Inicialmente a região era ocupada por índios de diversas etnias. No final do século XIX tomou impulso, por meio da remoção de entraves burocráticos e a criação de mecanismos legais e logísticos de incentivo, a colonização do norte e noroeste do Rio Grande do Sul. Como as terras das "colônias velhas" já se encontravam ocupadas e o crescimento populacional exigia a abertura de novas fronteiras para os filhos dos colonos e para os novos imigrantes, vários projetos de colonização foram implantados no final do século XIX e início do século XX permitindo a migração rumo à região norte. Surgiu assim em 1890 a "Colônia Ijuí" composta por imigrantes recém chegados da Europa, descendentes de colonos da colônias velhas e povos nativos. Mais próximo a Crissiumal os colonos se estabeleceram na "Colônia Militar do Alto Uruguai" que mais tarde, em 1944, formaria ao município de Três Passos. A partir do ano de 1930 inicia-se a chegada dos primeiros imigrantes de diversas etnias, com predominância de alemães e italianos.

O nome Crissiumal se originou de uma taquara (criciúma), planta muito abundante no município até os dias de hoje. Pela Lei Estadual nº 2553, de 18 de dezembro de 1954, foi criado o município de Crissiumal, cuja instalação ocorreu no dia 28 de fevereiro de 1955, pelo desmembramento de Três Passos.

História da cidade de Crissiumal Rio Grande do Sul - RS

Crissiumal, no noroeste do Rio Grande do Sul, é região de povoamento dos mais recentes. O município é limitado a noroeste pelo Rio Uruguai, que o separa da Argentina.

A Região, no entanto, já era conhecida de há muito tempo; em 1626 penetraram os jesuítas no Rio Grande do Sul, vindos do atual território de Missiones, da Argentina. Eram espanhóis ou descendentes destes, e vinham tomar posse, para Deus e para Coroa, das terras e almas compreendidas a oeste do meridiano ditado em Tordesilhas. Que toda essa zona foi explorada, não resta dúvida - um mapa bastante correto, do Padre Luiz Ernot, S.J., de 1631, traça toda a bacia dos Rios Paraguai, Paraná e Uruguai. Além disto, Crissiumal dista aproximadamente 100 quilômetros da antiga redução de São Nicolau, Distância relativamente pequena, sabendo-se que os jesuítas penetraram o Rio Grande do Sul em distância superior a 250 quilômetros daquela redução. Não há testemunha, no entanto, de que os jesuítas tenham efetivamente passado pela localidade, ou que os bandeirantes ou militares portugueses por lá andassem, se bem que tal seja muito provável.

Apenas em 1874 iria desmembrar-se Palmeira das Missões de Cruz Alta e Passo Fundo. Sua população era reduzida, e abrangia uma vasta área, de 11000 quilômetros quadrados, na qual estava compreendido o atual município de Crissiumal.

Aquele território acidentado, inclinado em direção ao Rio Uruguai, coberto de matas virgens, a ninguém tentava - e Crissiumal continuava à margem da civilização. Sequer uma picada havia aberta, sequer uma estância ou uma lavoura. Mas um fenômeno de migração interna iria alterar essa situação. Chegados ao Brasil, os colonos alemães e italianos receberam pequenos lotes de terras, que raramente atingiam 50 hectares; passados os anos, a concentração populacional era enorme. Em 1924, enquanto que a densidade da população do Estado era de 8 habitantes por quilômetro quadrado, a das zonas coloniais atingia 27.

A partir de 1930 deslocam-se os agricultores e suas famílias das velhas colônias, em direção de zonas inexploradas, onde iriam fundar novos núcleos. E é o alto Uruguai uma das regiões preferenciais, predominando o elemento teuto.

De Estrêla, Lajeado, Sobradinho vem homens decididos a vencer a mata. São derrubadas as árvores, e o fogo destrói o que restou dos troncos, iniciando-se as lavouras.

Os primeiros anos da década de 1930 são verdadeiramente os anos em que começa o povoamento e ocupação de Crissiumal. Seu primeiro morador foi Domingos Meneghel; chegaram também Adolfo Rinaldi, Ivo dos Santos, Albino Löwe, Domingos Maccari, Bernardo Dickel e Miguel Schmitz, a maior parte deles com suas famílias. Estabeleceramse em terras do Governo do Estado, que mais tarde iriam adquirir.

Surgiu, assim, clareira em meio da mata - Crissiumal - Tirando seu nome de uma taquara chamada criciúma, abundante na região.

A 6 de janeiro de 1936 era rezada a primeira missa; a primeira capela foi erigida em 23 de janeiro de 1936.

O título de propriedade do lote rural nº 165 da 6ª região de Buricá, 11º distrito do Município de Palmeira, parece ser o mais antigo de Crissiumal. O título foi assinado no Palácio do Governo, em Porto Alegre, a 17 de agosto de 1937, pelo então interventor, Dr. José Antônio Flores da Cunha, a favor de Bernardo Dickel, de uma área de 173.000 metros quadrados.

O êxito do trabalho em terra fértil atraiu parentes e conhecidos dos pioneiros - e, a cada dia que passava, novas levas arribavam a Crissiumal.

Estradas poeirentas abriram-se na mata, e carroças e caminhões levaram para centros maiores os produtos do novo núcleo colonial.

A 1º de janeiro de 1941 realizava-se o primeiro batizado da localidade, e, a 3 do mesmo mês e ano, primeiro casamento, entre Ruy Mesch e Josefina Focking, ambos atos oficiados pelo primeiro pároco, Padre Sebastião Rademaker.

Chegado o ano de 1944 dois núcleos se uniram e venceram no movimento emancipacionista - Três Passos e Crissiumal, que, inclusive, disputaram o privilégio da elevação a cidade.

Saiu vencedor Três Passos, que se constituiu em município, tendo como Distrito Crissiumal. Chegado o Censo de 1950, verificou-se que a sede de Crissiumal possuía maior número de habitantes que a sede do município.

Reacendeu-se o movimento emancipacionista, ao mesmo tempo que a fisionomia da localidade e a prosperidade atingida tornavam Crissiumal, de fato, uma cidade e município de importância.

Assim, feito um plebiscito em 1954, verificou-se que a população desejava mesmo

o desmembramento de Três Passo; pela lei estadual nº 2553, de 18 de dezembro de 1954 constituía-se, de direito, em município.

O primeiro prefeito foi eleito em 20 de fevereiro de 1955, Lauro Pedro Thomas, sendo presidente da primeira câmara de vereadores Alcido Brust, e membros da mesma Zenno Germano Etges, João Alfredo Emílio Franck, Pedro Oswaldo Scheid, Inácio Scheid, João Ross e Lindolfo Pedro Ammes.

Crissiumal não conta ainda três décadas de história, no entanto, já figura como próspera e diligente comuna.

Gentílico: crissiumalense

Formação Administrativa

Antes da Colonização pertencia ao Município de Rio Pardo, Cruz Alta. Após a Colonização: ao Município de Palmeira das Missões e, posteriormente a Três Passos.

Distrito criado com a denominação de Crissiumal, pelo decreto-lei estadual nº 716, de 28-12-1944, desmembrado dos distritos de Ivagaci ex-Santa Teresinha, Três Passos e Campo Novo, subordinado ao município de Três Passos.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito permanece no município de Três Passos.

Elevado à categoria de município com a denominação de Crissiumal, pela lei estadual nº 2553, de 18-12-1954, desmembrado de Três Passos. Sede no antigo distrito de Crissiumal. Constituído do distrito sede. Instalado em 28-02-1955.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído do distrito sede.

Pela lei municipal nº 54, de 12-12-1955, é criado o distrito de Candelária expovoado e anexado ao município de Crissiumal.

Pela lei municipal n º 58, de 28-12-1955, é criado o distrito de Esquina Gaúcha exlocalidade e anexado ao município de Crissiumal.

Pela lei municipal nº 59, de 28-12-1955, é criado o distrito de Planalto ex-povoado e anexado ao município de Crissiumal.

Pela lei municipal nº 179, de 09-07-1957, é criado o distrito de Lajeado Grande e anexado ao município de Crissiumal.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 5 distritos: Crissiumal, Candelária, Esquina Gaúcha, Lajeado Grande e Planalto.

Pela lei estadual nº 4624, de 02-12-1963, desmembra do município de Crissiumal o distrito de Candelária, para formar o novo município de Boa Vista do Buricá.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 4 distritos: Crissiumal, Esquina Gaúcha, Lajeado Grande e Planalto.

Pela lei municipal nº 851, de 11-12-1987, é criado o distrito de Vista Nova e anexado ao município de Crissiumal.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 5 distritos: Crissiumal, Esquina Gaúcha, Lajeado Grande, Planalto e Vista Nova,

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Qual o DDD da Cidade Crissiumal?

55

Veja como fazer uma ligação para a cidade de Crissiumal:

0+Operadora+55+Telefone de destino

Como ligar para Crissiumal pela

CTBC Telecom:012 + 55 + telefone
Vivo:015 + 55 + telefone
Aerotech:017 + 55 + telefone
Claro:021 + 55 + telefone
GVT:025 + 55 + telefone
Oi Telemar:031 + 55 + telefone
TIM:041 + 55 + telefone
Sercontel:043 + 55 + telefone

Qual o CEP Geral do município de Crissiumal?

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de Crissiumal Rio Grande do Sul o CEP geral é 98640000.

Prefeitura Municipal de Crissiumal

Endereço: Av. Pres. Castelo Branco, 424, Centro, Crissiumal - RS, CEP: 98640000
Telefone / Fax:(55) 3524-1200 (55) 3524-1035
Prefeito: ROBERTO BERGMANN do PMDB

Hospitais no município de Crissiumal - Rio Grande do Sul

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde crissiumalense.

Relação de Cartórios no município de Crissiumal RS

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em Crissiumal com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Mapa de Crissiumal Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Crissiumal-RS, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município gaúcho.

Hotéis e Pousadas na cidade de Crissiumal

Booking.com

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de Crissiumal, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Vagas de emprego em Crissiumal

Pedreiro
Vaga cadastrada em 04/08/2019
Jobenor - Crissiumal - RS

Pedreiro · HR services staffing agency Crissiumal, Rio Grande do Sul, Brazil From August 1, 2019 to September 1, 2019 In Jobenor Full time · Salary to negotiate Apply Job description Requirements Entry level No Education S...

Camareiro / Camareira
Vaga cadastrada em 04/08/2019
Jobenor - Crissiumal - RS

Camareiro / Camareira · HR services staffing agency Crissiumal, Rio Grande do Sul, Brazil From August 1, 2019 to September 1, 2019 In Jobenor Full time · Salary to negotiate Apply Job description Requirements Entry level No...

Mais vagas...


Últimas Notícias da cidade de Crissiumal

Acesse aqui as últimas notícias da cidade de Crissiumal, além de vídeos e twitters sobre o município.

Previsão do Tempo na cidade de Crissiumal do Estado do Rio Grande do Sul

Condições de Tempo Hoje (21/08/2019), Crissiumal - RS:

Ensolarado

Temperatura: 16º C
Humidade do Ar: 66%
Velocidade do Vento: 8 km/h

Previsão para os próximos dias:

22/08/2019 - Chuva. Max: 22 Min: 9
23/08/2019 - Ensolarado. Max: 20 Min: 8
24/08/2019 - Parcialmente nublado (dia). Max: 22 Min: 10
25/08/2019 - Tempo bom (dia). Max: 23 Min: 12
26/08/2019 - Muitas nuvens (dia). Max: 25 Min: 14

Municípios vizinhos de Crissiumal

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de Crissiumal-RS em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.

Tiradentes do Sul - 11.0 km
Nova Candelária - 12.6 km
Humaitá - 14.9 km
Três Passos - 17.4 km
Boa Vista do Buricá - 18.8 km
Esperança do Sul - 18.9 km
Sede Nova - 21.2 km
Bom Progresso - 22.9 km
Horizontina - 24.8 km
São José do Inhacorá - 25.1 km
Doutor Maurício Cardoso - 25.5 km
São Martinho - 26.7 km

Ajude a Divulgar a Histórias da cidade: Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Município de Crissiumal: Imagens da cidade e Região

Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em Crissiumal através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!

imagem de Crissiumal Rio Grande do Sul n-1
imagem de Crissiumal Rio Grande do Sul n-2
imagem de Crissiumal Rio Grande do Sul n-3
imagem de Crissiumal Rio Grande do Sul n-4
imagem de Crissiumal Rio Grande do Sul n-5
imagem de Crissiumal Rio Grande do Sul n-6
imagem de Crissiumal Rio Grande do Sul n-7
imagem de Crissiumal Rio Grande do Sul n-8
imagem de Crissiumal Rio Grande do Sul n-9
imagem de Crissiumal Rio Grande do Sul n-10
imagem de Crissiumal Rio Grande do Sul n-11
imagem de Crissiumal Rio Grande do Sul n-12
imagem de Crissiumal Rio Grande do Sul n-13
imagem de Crissiumal Rio Grande do Sul n-14
imagem de Crissiumal Rio Grande do Sul n-15
imagem de Crissiumal Rio Grande do Sul n-16
imagem de Crissiumal Rio Grande do Sul n-17
imagem de Crissiumal Rio Grande do Sul n-18
imagem de Crissiumal Rio Grande do Sul n-19

Página de Crissiumal

Se você encontrou algum dado incorreto, por favor, entre em contato consco e envie a correção junto a fonte da informação.
Link desta página
Município de Crissiumal
Última Atualização: 22/08/2019

Você conhece Crissiumal? Deixe seu comentário:

Estados



Compartilhe Esta Página: