Início » Rio Grande do Sul » Alecrim


Alecrim - Rio Grande do Sul



Alecrim faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

Encontra-se a uma latitude 27º39′18" sul e a uma longitude 54º45′50" oeste, estando a uma altitude de 311 metros.

Possui uma área de 320,1km² e sua população estimada em 2004 era de 7 650 habitantes.

História da cidade de Alecrim

Alecrim é o nome de uma árvore da família das leguminosas, divisão cesalpináceas. é também um arbusto odorífero da família das labiadas.

Foram os primeiros desbravadores das matas de Alecrim que o batizaram com este nome. Conta a tradição popular que nos tempos em que se efetuaram as medições do território Alecrinense, pelo Estado, dividindo-o em seções e estes em lotes, os agrimensores: Thomas Marquevitch, José Adriano Flech e João do Prado Mallmann, sob a chefia do Dr. Artur Ambros, encontraram um local aprazível, fixando aí seu acampamento, sob a sombra dos alecrins. Quando saíam para medir as terras, referiam-se ao acampamento com a expressão: acampamento do Alecrim.

Os cargueiros que traziam mantimentos e objetos para o pessoal do acampamento, recebiam ordens do chefe da Inspetoria de Terras de Santa Rosa: "levem esta carga para o Alecrim." Assim, derivando da denominação do acampamento, ficou o nome da nova colonização, que, posteriormente, foi adotado pelos primeiros moradores.

Gentílico: alecrinense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Alecrim, ex-povoado, pela lei municipal nº 80, de 09-04-1949, subordinado ao município de Santa Rosa.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Alecrim figura no município de Santa Rosa.

Pela lei estadual nº 2602, de 28-01-1955, o distrito de Alecrim deixa de pertencer o município de Santa Rosa para ser anexado ao novo município de Santo Cristo.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito permanece no município de Santo Cristo.

Elevado à categoria de município com a denominação de Alecrim, pela lei estadual nº 4578, de 09-10-1963, desmembrado de Santo Cristo. Sede no antigo distrito de Alecrim, ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 25-01-1964.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Transferência distrital

Pela lei estadual nº 2602, de 28-01-1955, o distrito de Alecrim é transferido do município de Santa Rosa para o de Santo Cristo.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Alecrim: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Alecrim? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: