Tudo sobre Tapes Estado do Rio Grande do Sul

Informações Gerais sobre a cidade de Tapes

Coordenadas geográficas

O município de Tapes fica localizado na latitude -30.6683 e longitude -51.3991 e faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

Tamanho do Território de Tapes

Com um total de 806,296 km², Tapes de extensão territorial.

População de Tapes

De acordo com dados do IBGE, Tapes possui aproximadamente 17.266 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Tapes são chamados de tapense.

Administração municipal

Prefeito atual:LUIZ CARLOS COUTINHO GARCEZ.

História de Tapes, Rio Grande do Sul

Ouvir com robot

Tapes faz parte do estado do Rio Grande do Sul, uma praia que fica na Costa Doce.É uma cidade pequena, com várias fazendas.No centro, há lojas, mas não há lojas muito grandes, como nas cidades grandes.Uma cidade onde há vários casarões, principalmente na beira da lagoa.Os terrenos na beira da Lagoa são os mais caros, onde a maioria são pessoas de origem rica.

Sua população, de acordo com estimativa do IBGE, é de 17.143 habitantes, mas no verão, chegam turistas de muitos lugares.Os bairros são muito calmos, mas o centro, é agitado. É um município que faz parte da mesorregião Metropolitana de Porto Alegre.

A Lagoa dos Patos é considerada a sua maior riqueza natural, sendo responsável pelo desenvolvimento do setor turístico no município.

História da cidade de TAPES RIO GRANDE DO SUL Monografia - nº 168 Ano: 1958

ASPECTOS HistóricoS A FIRMAM alguns historiadores, embora não precisando datas, que por volta do ano de 1808, já existia em Dores de Camaquã (primitivo topônimo do atual Município de Tapes), pequeno núcleo populacional, constituído de gente oriunda de Rio Pardo e outras paróquias vizinhas.

As mais antigas referências, porém, que fixam nomes e datas, são as do ano de 1817, quando D João VI doou a sesmaria de Nossa Senhora do Carmo a Manuel José Alencastro. Por essa época, já não habitavam mais a região seus primitivos ocupantes, grupo fragmentado de silvícolas pertencentes a família dos Tapes.

Após a morte de Alencastro, seus sucessores venderam a sesmaria ao guarda-mor José de Oliveira Guimarães, o qual por sua vez a transmitiu ao major de milícias Patrício Vieira Rodrigues.

Em 1831, o território pertencia ao Município de Triunfo. Com a vinda de novos povoadores, Patrício Vieira Rodrigues, que gozava de prestigio junto a corte do imperador D. Pedro I, obteve a mercê do Decreto Provincial de 29 de agosto de 1833, criando a Paróquia de Nossa Senhora das Dores de Camaquã.

à margem da lagoa dos Patos, este colonizado instalara, em 1832, uma charqueada para exploração da indústria saladeiril. Dispunha, então, de embarcações próprias, com as quais fazia o escoamento da produção para os portos de Pelotas e Rio Grande.

A cidade teve sua origem nas cercanias desse estabelecimento, em torno do qual se foram erguendo as choupanas e ranchos de palha de butiá, moradia dos escravos e auxiliares da charqueada.

Com a Revolução Farroupilha, Vieira Rodrigues exilou-se na Republica Oriental do Uruguai de onde regressou em 1840, retomando suas atividades na região e procurando reconstruir seu estabelecimento.

Formação Administrativa

A 15 de abril de 1846, a paróquia e anexada ao Município de Porto Alegre, tornando-se autônoma a 16 de novembro (ou dezembro) de 1857 através da Lei provincial n.° 402, quando foi elevada à categoria de vila e sede de município.

Depois da morte de Vieira Rodrigues. que muito lutara pela emancipação da região, voltou Dores de Camaquã a ser anexada a Porto Alegre (em 1860, aproximadamente).

O progresso do Município, porém, leva o governo a elevá-lo novamente à categoria municipal (Lei de 9 de agosto de 1875 ou de 19 de abril do mesmo ano, segundo outra forte): em 1911, entretanto, é outra vez anexado como distrito ao Município de Porto Alegre; em 1913 o Decreto n.° 1 993, de 25 de junho, restaurou o Município, com sede na vila de Dores de Camaquã.

A revolução assisista, dirigida contra o presidente do Estado, Borges de Medeiros, leva a 15 de abril de 1923 o chefe revolucionário José Antônio Neto a ocupar a vila, que a 25 de maio do mesmo ano é tomada pelo coronel João Nunes de Campos.

Cessada a luta, volta-se a população para a campanha da transferência da sede municipal para Tapes, culminando com a votação e aprovação da mesma pelo Conselho Municipal a 9 de maio de 1928 (o Decreto-estadual de 6 de Janeiro de 1929 confirma essa mudança).

Em 1950, data em que se realizou o VI Recenseamento Geral do Brasil, o Município era constituído dos distritos de Tapes, Cerro Grande e Vasconcelos.

Em 1.° de janeiro de 1958, a situação administrativa permanece inalterada.

Fonte: IBGE

DDD de Tapes, Rio Grande do Sul

51

Como fazer uma ligação para Tapes:

0 + Operadora + 51 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 51 + telefone
  • Vivo: 015 + 51 + telefone
  • Aerotech: 017 + 51 + telefone
  • Claro: 021 + 51 + telefone
  • GVT: 025 + 51 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 51 + telefone
  • TIM: 041 + 51 + telefone
  • Sercontel: 043 + 51 + telefone

CEP de Tapes

O Código Postal (CEP) geral de Tapes, Rio Grande do Sul, é 96760000.

Prefeito: LUIZ CARLOS COUTINHO GARCEZ

Hospitais em Tapes - RS

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde tapense.

Cartórios na cidade de Tapes

Acesse a lista de Cartórios em Tapes. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Tapes Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Tapes - RS e localizar ruas e endereços do município gaúcho.

Hotéis e Pousadas em Tapes

Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Tapes. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.

Vagas de emprego em Tapes

Auxiliar de Serviços Gerais
Vaga de emprego cadastrada em 14/06/2024
Grupo Brasanitas - Tapes - RS

Descarte de materias reciclaveis e limpeza geral, realizar de forma geral limpeza de banheiro, coleta de lixos, lavação de piso , dentre outras atividades da area. Beneficios: A Combinar; Formação Acadêmica: Ensino médio completo. ...

Atendente Caixa
Vaga de emprego cadastrada em 14/06/2024
Farmácias São João - Tapes - RS

Para o cargo de Atendente, você será responsável por acolher e oferecer o melhor atendimento, de forma humanizada, aos nossos clientes. Superar as suas necessidades ofertando a solução completa com aquisição de produtos e serviços farmacêut...

Farmacêutico Tapes RS
Vaga de emprego cadastrada em 14/06/2024
Farmácias São João - Tapes - RS

Prestar assistência farmacêutica; Esclarecer possíveis dúvidas, sobre a posologia e formas distintas de administração de medicamentos, de acordo com a necessidade ou solicitações de clientes, mediante leitura, pesquisas junto aos fabricante...

Auxiliar de Serviços Gerais
Vaga de emprego cadastrada em 14/06/2024
Grupo Brasanitas - Tapes - RS

Auxiliar na realização de serviços em geral como , atividades de limpeza, copa e conservação de instalações. Deslocar máquinas móveis e equipamentos. Conservar vidros e fachadas, limpar recintos e acessórios e tratar de organizações de ambi...

MOTOCICLISTA AGENTE COMERCIAL - TAPES em Tapes/RS
Vaga de emprego cadastrada em 12/06/2024
Tapes - RS

Ter CNH A e moto própria. Vai realizar a leitura de medidores de energia a fim de coletar para o faturamento e realizar entrega de faturas de energia. Visita de cobrança, reaviso e negociações realizadas em campo R$ 800,00 de ajuda...

Auxiliar de serviços gerais TAPES/RS
Vaga de emprego cadastrada em 12/04/2024
Grupo Brasanitas - Tapes - RS

PRINCIPAIS ATIVIDADES: -DESCARTE DE MATERIAS RECICLAVEIS E LIMPEZA GERAL, REALIZAR DE FORMA GERAL LIMPEZA DE BANHEIRO, COLETA DE LIXOS, LAVAÇÃO DE PISO , DENTRE OUTRAS ATIVIDADES DA AREA NAS AREAS DE: - LOJA COMERCIAL (SALAS, HIGIENIZAÇ...

Mais vagas...


Notícias sobre Tapes

Confira as últimas notícias de hoje em Tapes.

Previsão do tempo na região tapense

Veja a previsão do tempo em Tapes: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Tapes

Confira as cidades vizinhas de Tapes - RS em uma distância de até 50 km.

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Tapes através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.1 de 5 estrelas para o Município tapense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 19/06/2024 - Tapes - Rio Grande do Sul.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+do+Cinema+Brasileiro

Dia do Cinema Brasileiro

O cinema do Brasil existe como exibição e entretenimento desde julho de 1896, e como realização ...

Saiba Mais
Corpus+Christi

Corpus Christi

Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa católica. É um event...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo.
(Salmos 23:4)
Bíblia Online

 

Estados