Tudo sobre Cerro Grande do Sul Estado do Rio Grande do Sul

Informações Gerais sobre a cidade de Cerro Grande do Sul

Coordenadas geográficas

O município de Cerro Grande do Sul fica localizado na latitude -30.5905 e longitude -51.7418 e faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

Tamanho do Território de Cerro Grande do Sul

Com um total de 324,789 km², Cerro Grande do Sul de extensão territorial.

População de Cerro Grande do Sul

De acordo com dados do IBGE, Cerro Grande do Sul possui aproximadamente 12.058 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Cerro Grande do Sul são chamados de sul-cerro-grandense.

Administração municipal

Prefeito atual:GILMAR JOÃO ALBA.

História de Cerro Grande do Sul, Rio Grande do Sul

Ouvir com robot

Cerro Grande do Sul faz parte do estado do Rio Grande do Sul originado do município de Tapes.

Por volta de 1910, originou-se a povoação, com a denominação de Colônia De Rio Grande, mudado posteriormente para Fortaleza. O nome Fortaleza está relacionado com um cerro existente nas proximidades da área urbana que tem, uma fachada de pedra vertical dando a impressão de uma fortaleza. Como também já existia outra localidade com este nome, foi mudado para Cerro Grande, em referência a um cerro existente no 3º distrito, divisa com Camaquã, cujo o pico se situa a 550 metros acima do nível do mar, sendo o ponto culminante do Município e também da zona sul do estado.

Sua origem étnica é bastante heterogênea, e segundo o site oficial da prefeitura, a cidade contou com cerca de 10% de italianos, 20% de alemães, 40% de portugueses, 5% de poloneses, 10% de negros, 10% de espanhóis e 5% entre franceses, austríacos, suecos, russos, etc.. Tem-se como pioneiro do núcleo de moradores da atual sede de Cerro Grande do Sul, o senhor Arthur Emílio Jenisch, que aqui se instalou por volta da década de 1910, quando a travessia do Arroio Velhaco, tanto em Cerro Grande como Brasino, era feita por intermédio de balsas. Vieram outras famílias que também muito contribuíram para o desenvolvimento local, como a de Schmaedecke, Wolfle, Zenker, Curtinaz, Danelon e outras. O Cel. Arthur Emílio Jenisch, foi que posteriormente projetou o perímetro urbano. O vice-intendente em exercício de Dores de Camaquã (atual Sentinela do Sul), Sr. Narciso Fernandes Barbosa, mediante ato nº 4 (quatro) de 13 de maio de 1924, promulgou o Decreto pelo qual foi criado o 3º distrito de Tapes, e em 1938 foi à sede elevada à categoria de Vila.

História da cidade de Por volta de 1910, originou-se este novo Município, com a denominação de Colônia De Rio Grande, mudado posteriormente para Fortaleza. Essa mudança foi provocada por frequentes confusões com a atual cidade de Rio Grande, já existente. O nome Fortaleza está relacionado com um cerro existente nas proximidades da área urbana que tem, uma fachada de pedra vertical dando a impressão de uma fortaleza. Como também já existia outra localidade com este nome, foi mudado para Cerro Grande, em referência a um cerro existente no 3º distrito, divisa com Camaquã, cujo o pico se situa a 550 metros acima do nível do mar, sendo o ponto culminante do Município e também da zona sul do estado.

Sua origem étnica é bastante heterogênea, com cerca de 10% de italianos, 20% de alemães, 40% de portugueses, 5% de poloneses, 10% de negros, 10% de espanhóis e 5% entre franceses, austríacos, suecos, russos, etc.. Tem-se como pioneiro do núcleo de moradores da atual sede de Cerro Grande do Sul, o senhor Arthur Emílio Jenisch, que aqui se instalou por volta da década de 1910, quando a travessia do Arroio Velhaco, tanto em Cerro Grande como Brasino, era feita por intermédio de balsas. Vieram outras famílias que também muito contribuíram para o desenvolvimento local, como a de Schmaedecke, Wolfle, Zenker, Curtinaz, Danelon e outras. O Cel. Arthur Emílio Jenisch, foi que posteriormente projetou o perímetro urbano. O vice-intendente em exercício de Dores de Camaquã (atual Sentinela do Sul), Sr. Narciso Fernandes Barbosa, mediante ato nº 4 (quatro) de 13 de maio de 1924, promulgou o Decreto pelo qual foi criado o 3º distrito de Tapes, e em 1938 foi à sede elevada à categoria de Vila.

No mesmo ano foi criado o Cartório distrital, sendo o primeiro escrivão o Sr. Affonso Curtinaz Filho. O Cel. Arthur Emílio, foi nomeado juiz distrital. Em 31 de dezembro de 1957 foi criada a paróquia de São José da Fortaleza, assumindo o primeiro pároco, o Pe. Bráulio Aluysio Weber, em 09 de março de 1958. Em 1979, José Curtinaz Pacheco Filho, Vice-Prefeito na época, ,liderou um movimento junto aos comerciantes e empresários locais, buscando apoio moral e financeiro pra iniciar os trabalhos de levantamento, visando à emancipação do 3º distrito, parte do segundo e ainda parte do Município de Camaquã e São Jerônimo, o que não logrou êxito. Em 1981 essas idéias voltaram à tona. Tomou novo impulso a partir da visita que o Sr. Rui Born, da diretoria da SURBAM, fizera aos empresários Volmir e Volmar Danelon nesse ano.

Juntamente com os mesmos, percorreu a Vila e garantiu que seriam bem sucedidos. Foi levado a contato com outras pessoas que aderiram à idéia. Ao falarem com o Dr. Luiz Roberto Wander, este já lhes apresentou uma série de números e dados que havia coletado, com isto tomando a iniciativa de convocar uma assembléia para eleger a comissão emancipacionista de Cerro Grande, em outubro do mesmo ano. Nas dependências do Clube Cruzeiro do Sul, foi a mesma eleita com os seguintes membros: Presidente: José Curtinaz Pacheco Filho; 1º Vice-Presidente: Edarte Danelon; 2º Vice-Presidente: Hélio Zenker; 1º Secretário: Admar Amazonas Coutinho de Oliveira; 2º Secretário: Pedro dos Santos Fonseca; 1º Tesoureiro: Ary Costa Tejada; 2º Tesoureiro: Volmir Fernando Schaidhauer Danelon; Diretores: Guiomar Gorziza e Ronaldo Henrique Bischoff. No entanto, esta primeira tentativa não obteve êxito. Em 1986 a Comissão é reorganizada para tentar a emancipação em 1988. Fora procurado o atual Prefeito de Tapes, Sr. José Wilson da Silva, o qual deu todo seu apoio, atenção e prioridade. Em novembro de 1986, a comissão vai a Camaquã falar com o Prefeito Marco Aurélio Pereira, mostrando-lhe o mapa, o qual falou que a causa era justa. Exigiu somente que fosse deixado de fora o Colégio do Bonito para Camaquã. Em 10/12/1986, foi sancionada e publicada no Diário Oficial a Lei que autorizava o plebiscito. Em janeiro de 1987, foi pedida uma audiência com o Prefeito de São Jerônimo, Sr. Benito Garcia, que, acompanhado de advogado, técnico do IBGE, imprensa, vereadores e funcionários, mostrando a cópia do processo, comunicou a decisão de não ceder área do território de São Jerônimo. Veio a segunda modificação do mapa (a primeira fora para excluir o Colégio do Bonito).

Dos 850 km iniciais, ficaram 600 km. Em decorrência do falecimento do 1º Presidente da comissão, assumiu o 1º Vice-Presidente, Sr. Edarte Danelon, que começou a fazer os contatos necessários. Marcando plebiscito para 20/09/1987, às 9:00 horas do dia 19 fica-se sabendo que às 22 horas do dia 18 fora expedida uma liminar decorrente do mandado de segurança, impetrado por um morador de Camaquã, suspendendo com isto a consulta plebiscitária. Veio a 3ª modificação do mapa, que deixava fora a parte de Camaquã e parte do 2º distrito de Tapes. Feito os devidos acordos, insurgiu-se outro morador, exigindo que o povoado de Potreiro Grande ficasse fora, inclusive o cemitério. Veio a 4ª modificação do mapa. Ao levá-lo para ser autenticado no IBGE, este não aceitou, por ter partes de suas divisas por linhas secas e retas. Veio a 5ª modificação do mapa da área que começou com 850 km e acabou com 357 km. A conquista plebiscitária foi realizada em 10 de abril de 1988, com a presença de 80% dos eleitores, de um total de 3.918 eleitores inscritos. Finalmente a Lei nº 8.619 de 12 de maio de 19888, criou o Município de Cerro Grande do Sul.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: PAULO MUSZINSKI

DDD de Cerro Grande do Sul, Rio Grande do Sul

51

Como fazer uma ligação para Cerro Grande do Sul:

0 + Operadora + 51 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 51 + telefone
  • Vivo: 015 + 51 + telefone
  • Aerotech: 017 + 51 + telefone
  • Claro: 021 + 51 + telefone
  • GVT: 025 + 51 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 51 + telefone
  • TIM: 041 + 51 + telefone
  • Sercontel: 043 + 51 + telefone

CEP de Cerro Grande do Sul

O Código Postal (CEP) geral de Cerro Grande do Sul, Rio Grande do Sul, é 96770000.

Prefeito: GILMAR JOÃO ALBA

Hospitais em Cerro Grande do Sul - RS

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde sul-cerro-grandense.

Cartórios na cidade de Cerro Grande do Sul

Acesse a lista de Cartórios em Cerro Grande do Sul. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Cerro Grande do Sul Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Cerro Grande do Sul - RS e localizar ruas e endereços do município gaúcho.

Hotéis e Pousadas em Cerro Grande do Sul

Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Cerro Grande do Sul. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.

Vagas de emprego em Cerro Grande do Sul

Atendente Caixa
Vaga de emprego cadastrada em 21/06/2024
Farmácias São João - Cerro Grande do Sul - RS

Para o cargo de Atendente, você será responsável por acolher e oferecer o melhor atendimento, de forma humanizada, aos nossos clientes. Superar as suas necessidades ofertando a solução completa com aquisição de produtos e serviços farmacêut...

Farmacêutico Cerro Grande RS
Vaga de emprego cadastrada em 21/06/2024
Farmácias São João - Cerro Grande do Sul - RS

Prestar assistência farmacêutica; Esclarecer possíveis dúvidas, sobre a posologia e formas distintas de administração de medicamentos, de acordo com a necessidade ou solicitações de clientes, mediante leitura, pesquisas junto aos fabricante...

Repositor de Mercadorias - Cerro Grande do Sul - RS - Salário: R$ 1494.57 por mês
Vaga de emprego cadastrada em 24/05/2024
Mazzini - Cerro Grande do Sul - RS

Ambev - Repositor de Mercadorias Salário: 1.494,57 + VR: 24,62 + VA: 122,00 +Plano Odontológico+ VT Horário: 08:00 às 17:00 Segunda a Sexta/Sábado: 08:00 às 12:00 Repor e arrumar mercadorias em prateleiras, organizar e abastecer gôndolas de...

Mais vagas...


Notícias sobre Cerro Grande do Sul

Confira as últimas notícias de hoje em Cerro Grande do Sul.

Previsão do tempo na região sul-cerro-grandense

Veja a previsão do tempo em Cerro Grande do Sul: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Cerro Grande do Sul

Confira as cidades vizinhas de Cerro Grande do Sul - RS em uma distância de até 50 km.

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Cerro Grande do Sul através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.2 de 5 estrelas para o Município sul-cerro-grandense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 23/06/2024 - Cerro Grande do Sul - Rio Grande do Sul.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+do+Atleta+Ol%C3%ADmpico

Dia do Atleta Olímpico

Atleta é o profissional dos desportos (preferencialmente atléticos) e das atividades físicas. O t...

Saiba Mais
Dia+do+Lavrador

Dia do Lavrador

Homenageado no dia 23, o lavrador exerce a função de cultivar a terra, é a partir de seus cuidado...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
O Senhor é a minha força e o meu cântico; ele se tornou a minha salvação.
(Salmos 118:14)
Bíblia Online

 

Estados