Início » Rio Grande do Sul » Sentinela do Sul


Sentinela do Sul - Rio Grande do Sul



Sentinela do Sul faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

No início da povoação em 1819, chamava-se Dores De Camaquã. Em 1929 a Sede municipal foi transferida para Tapes, quando passou a chamar-se Vila Vasconcelos, em homenagem ao seu primeiro intendente, Manuel da Cunha Vasconcelos. Estagnou-se até o momento de sua emancipação e reconquistou sua autonomia política, passando a denominar-se Sentinela do Sul no dia 20 de março de 1992.

O município recebeu o nome de Sentinela do Sul por localizar-se em uma zona elevada permitindo que os soldados revolucionários montassem guarda, observando as tropas inimigas. Hoje, por sua vez, os habitantes guardam e preservam o que diz respeito ao município e a comunidade.

História da cidade de O município de Sentinela do Sul é caracterizado por minifúndios, essencialmente agropastoris. Existe vários sistemas produtivos sendo desenvolvidos, dos quais destacam-se arroz e fumo, pois são os que estão mais organizados, apesar de apresentarem dificuldades.

O sistema associativo, não existe, pois quase a maioria explora a propriedade individual sem participação comunitária. Existem algumas ações de grupalização informal no setor de hortigranjeiros, que são três famílias que vendem sua produção no comércio regional de Tapes e Camaquã.

O município já foi anteriormente chamado de Nossa Senhora das Dores, depois passou a chamar Vila Vasconcelos, na condição de 2º distrito de Tapes. O nome Sentinela do Sul foi escolhido conforme uma pesquisa realizada junto ao população.

Sentinela tem a ver com a área onde o município se encontra que, por sua privilegiada posição topográfica, tornou-se conhecido como Sentinela da Estrada, o que em época de confrontos militares, se tratava de grande importância estratégica.

Fonte: Prefeitura Municipal

Autor do Histórico: PAULO MUSZINSKI

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Sentinela do Sul: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Sentinela do Sul? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: