Início » Rio Grande do Sul » Tapejara

Tudo sobre Tapejara - Estado do Rio Grande do Sul


Município de Tapejara

Informações Gerais sobre Tapejara

Qual a localização da cidade de Tapejara?

O município de Tapejara pertence ao estado Rio Grande do Sul, ele fica localizado na latitude -28.0652 e longitude -52.0097.

Qual é o tamanho do território de Tapejara?

238,619 km².

Qual a população de Tapejara?

Aproximadamente 23.651 habitantes segundo dados do IBGE.

Como se chama quem nasce em Tapejara?

tapejarense.

Quem é o prefeito da cidade de Tapejara?

Atualmente a cidade é administrada por VILMAR MEROTTO do PMDB.

Avaliação geral do município: 4.9 / 5 para Tapejara por Cidades do meu Brasil em 7 dezembro 2019

Tapejara é um município do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil.

"Tapejara" é um termo proveniente da língua guarani. Significa "senhor dos caminhos", através da junção de tape (caminho) e jará (senhor). Era o nome dado pelos índios ao Rio Carreteiro, que era a única via de transporte da região..

As terras elevadas da Região Sul do Brasil eram habitadas por índios caingangues desde tempos imemoriais, mas estes foram desalojados violentamente pelos chamados "bugreiros", que abriram espaço, no final do século XIX, para que o governo do Império do Brasil colonizasse a região com uma população europeia, com a finalidade de "embranquecer" a população brasileira, até então majoritariamente negra e mestiça. Na segunda metade do século XIX, os membros da família Teixeira se radicaram no local.

História da cidade de Tapejara

Segundo relatos de antigos moradores, em 1688, índios Coroados já habitavam este território. No início do século XIX, a região passou a ser povoada por índios Tapes e Kaingangs que moravam em ocas, e tiravam do solo, caça e pesca produtos para sua subsistência.

A povoação do município deu-se, evidentemente, com a povoação do Rio Grande do Sul, porém foram inicialmente os imigrantes italianos que emigraram para a região de Tapejara.

Algum tempo depois com a Revolução Federalista de 1893, que teve grande ênfase em nossa região e a construção da estrada de ferro, iniciava-se um pequeno povoado chamado de Núcleo Alto Rio do Peixe. Estas terras eram do governo, porém, com a colonização o Presidente do Estado, Dr. Antonio Augusto de Medeiros, legalizou uma área de 1.714.057 m, entre os rios Ligeiro e Carreteiro, consagrando a Antonio dos Santos Bonetes.

O núcleo chamado de sede Teixeira surgiria, em seguida, através da aquisição de três glebas de terra por Manoel Amâncio Teixeira e Julião Luiz Almeida, vendidas por Antonio dos Santos Bonetes e sua mulher, Serafina Garcia Vieira. Os dois compradores formularam um plano de loteamento, que em três etapas, 1915, 1917 e 1920, compunha o núcleo chamado Sede Teixeira. As terras foram divididas em lotes urbanos e chácaras.

Foi em 1940, que ocorreu a alteração de nome para Tapejara, seguindo a denominação que os índios davam ao Rio Carreteiro, que significa Senhor dos Caminhos.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Teixeira (ex-povoado), por Ato Municipal n.º 463, de 25-01-1929, subordinado ao município de Passo Fundo.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito Teixeira, figura no município de Passo Fundo.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 720, de 29-12-1944, o distrito de Teixeira tomou o nome de Tapejara.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Tapejara (ex-Teixeira), figura no município de Passo Fundo.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Elevado à categoria de município com a denominação de Tapejara, pela Lei Estadual n.º 2.667, de 09-08-1955, desmembrado do município de Passo Fundo. Sede no antigo distrito de Tapejara. Constituído de 3 distritos: Tapejara, água Santa e Charrua. Todos desmembrados do município de Passo Fundo. Instalado em 01-10-1956.

Pela Lei Municipal n.º 87, de 13-12-1957, foram criados os distritos de Colônia Lângaro e Santa Cecília e anexados ao município de Tapejara.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 5 distritos: Tapejara, água Santa e Charrua, Colônia Langaro e Santa Cecília.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1983.

Pela Lei Estadual n.º 8.461, de 08-12-1987, desmembra do município de Tapejara o distrito de água Santa. Elevado à categoria de município. Instalado em 01-01-1989.

Pela Lei Municipal n.º 1.416, de 19-12-1988, é criado o distrito de Colônia Nova (ex-localidade), com território desmembrado do distrito de Colônia Lângaro e anexado ao município de Tapejara.

Pela Lei Municipal n.º 1.417, de 19-12-1988, é criado o distrito de Vila Campos (ex-localidade) e anexado ao município de Tapejara.

Pela Lei Municipal n.º 1.418, de 26-12-1988, é criado o distrito de Charrua Alta, com território desmembrado do distrito de Charrua e anexado ao município de Tapejara.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído de 7 distritos: Tapejara, Charrua, Charrua Alta, Colônia Langaro, Colônia Nova, Santa Cecília e Vila Campos.

Elevado à categoria de município com a denominação de Charrua, pela Lei Estadual n.º 9.617, de 20-03-1992, desmembra do município de Tapejara o distrito de Charrua. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1993, o município é constituído de 7 distritos: Tapejara, Charrua Alta, Colônia Langaro, Colônia Nova, Santa Cecília e Vila Campos.

Pela Lei Estadual n.º 10.661, de 28-12-1995, desmembra do município de Tapejara o distrito de Colônia Lângaro. Elevado à categoria de município com a denominação de Vila Lângaro.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído de 5 distritos: Tapejara, Colônia Lângaro, Colônia Nova, Santa Cecília e Vila Campos.

Pela Lei Estadual n.º 10.763, de 16-04-1996, desmembra do município de Tapejara o distrito de Santa Cecília. Elevado á categoria de município com a denominação de Santa Cecília do Sul.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 4 distritos: Tapejara, Charrua Alta, Colônia Nova e Vila Campos.

Em divisão territorial datada de 2007, o município é constituído de 2 distritos: Tapejara e Vila Campos.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: Prefeitura Municipal

Autor do Histórico: IVANETE BARONI

Qual o DDD da Cidade Tapejara?

54

Veja como fazer uma ligação para a cidade de Tapejara:

0+Operadora+54+Telefone de destino

Como ligar para Tapejara pela

CTBC Telecom:012 + 54 + telefone
Vivo:015 + 54 + telefone
Aerotech:017 + 54 + telefone
Claro:021 + 54 + telefone
GVT:025 + 54 + telefone
Oi Telemar:031 + 54 + telefone
TIM:041 + 54 + telefone
Sercontel:043 + 54 + telefone

Qual o CEP Geral do município de Tapejara?

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de Tapejara Rio Grande do Sul o CEP geral é 99950000.

Prefeitura Municipal de Tapejara

Endereço: Rua do Comércio, 1468, Centro, Tapejara - RS, CEP: 99950000
Telefone / Fax:(54) 3344-1077 (54) 3344-1077
Prefeito: VILMAR MEROTTO do PMDB

Hospitais no município de Tapejara - Rio Grande do Sul

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde tapejarense.

Relação de Cartórios no município de Tapejara RS

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em Tapejara com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Mapa de Tapejara Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Tapejara-RS, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município gaúcho.



Hotéis e Pousadas na cidade de Tapejara

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de Tapejara, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Vagas de emprego em Tapejara

CONSULTOR(A) COMERCIAL EXTERNO - TAPEJARA
Vaga de emprego cadastrada em 24/09/2021
Stone Pagamentos S.A. - Tapejara - RS

CONSULTOR(A) COMERCIAL EXTERNO - TAPEJARA Local de trabalho: Tapejara, RS O(A) Consultor(a) Comercial Externo é o responsável por levar nossas soluções financeiras às vidas dos lojistas brasileiros com o nosso jeito verde: é preciso encanta...

Técnico de Serviços de TI - Sureg | Tapejara RS
Vaga de emprego cadastrada em 23/09/2021
Sicredi - Tapejara - RS

Job description Como sistema cooperativo que tem como missão contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos associados e da sociedade, o Sicredi busca, através desta vaga de técnico de serviços de TI aprimorar a estrutura tecnológica...

GERENTE DE NEGÓCIOS - TAPEJARA em Tapejara/RS
Vaga de emprego cadastrada em 16/08/2021
Tapejara - RS

Sobre a Vaga de Emprego Atividades a serem desenvolvidas: Ampliar as relações e parcerias com os cooperados atuais e prospecção de novos cooperados na carteira Agro. Identificar negócios potenciais com cooperados e apresentar soluções ...

GERENTE DE NEGÓCIOS - TAPEJARA em Tapejara/RS
Vaga de emprego cadastrada em 08/08/2021
Tapejara - RS

Sobre a Vaga de Emprego Atividades a serem desenvolvidas: Ampliar as relações e parcerias com os cooperados atuais e prospecção de novos cooperados. Identificar negócios potenciais com cooperados e apresentar soluções financeiras de aco...

Mais vagas...


Últimas Notícias da cidade de Tapejara

Acesse aqui as últimas notícias da cidade de Tapejara, além de vídeos e twitters sobre o município.

Previsão do Tempo na cidade de Tapejara do Estado do Rio Grande do Sul

Condições de Tempo Hoje (01/01/1970), - :

Tornado

Temperatura: º C
Humidade do Ar: %
Velocidade do Vento: km/h

Previsão para os próximos dias:

01/01/1970 - Tornado. Max: Min:
01/01/1970 - Tornado. Max: Min:
01/01/1970 - Tornado. Max: Min:
01/01/1970 - Tornado. Max: Min:
01/01/1970 - Tornado. Max: Min:

Municípios vizinhos de Tapejara

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de Tapejara-RS em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.

Água Santa - 11.5 km
Charrua - 12.8 km
Santa Cecília do Sul - 13.3 km
Vila Lângaro - 13.9 km
Ibiaçá - 14.7 km
Sananduva - 23.7 km
Floriano Peixoto - 23.8 km
Sertão - 26.2 km
Getúlio Vargas - 28.9 km
Coxilha - 29.5 km
Mato Castelhano - 29.8 km
Estação - 30.0 km

Ajude a Divulgar a Histórias da cidade: Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Município de Tapejara: Imagens da cidade e Região

Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em Tapejara através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!

×

Página de Tapejara

Se você encontrou algum dado incorreto, por favor, entre em contato consco e envie a correção junto a fonte da informação.
Link desta página
Município de Tapejara
Última Atualização: 28/09/2021

Você conhece Tapejara? Deixe seu comentário:

Estados


Seriços