Início » Rio Grande do Sul » Ibiaçá


Ibiaçá - Rio Grande do Sul



Ibiaçá faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

As terras que compõe o município, eram propriedade única de Dona Constância Bueno, num total de 440 colônias aproximadamente, que foram adquiridas de Filomeno Pereira Gomes. No início, a pequena vila que hoje forma o município se chamou "Nova Fiume".

Os mais antigos moradores contam que o nome foi dado para recordar um local semelhante a este que existia na Itália, de onde foram originários os ancestrais dos imigrantes, e que pelas características topográficas se parecia muito com a vila que hoje forma o []município]].

História da cidade de Ibiaçá

As terras que compõem o município eram propriedade de Dona Constância Bueno e foram adquiridas de Filomeno Pereira Gomes.

Inicialmente a pequena vila chamava-se Nova Fiume. Os mais antigos moradores contam que o nome foi dado para recordar um local semelhante a este que existia na Itália, de onde foram originários os ancestrais dos imigrantes.

A colonização começou na segunda década do século XX. Muitas famílias aqui se instalaram e foram construindo a infra-estrutura para a cidade. Entre elas podemos citar: a família de Valentin Dalzotto, natural de Caixas do Sul; Ricieri Bertolin; José Pansera; Reinaldo Ragnini.

O topônimo Ibiaçá é de origem indígena e que significa fonte de água cristalina.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação Ibiaçá (ex-povoado de Nova Fiume), pela Lei Municipal n.º 59, de 05-05-1948, com território desmembrado do distrito de Sananduva, subordinado ao município de Lagoa Vermelha.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Ibiaçá, figura no município de Lagoa Vermelha.

Pela Lei Estadual 2.521, de 15-12-1954, o distrito de Ibiaçá, foi transferido do município de Lagoa Vermelha, para constituir o novo município de Sananduva.

Em divisão territorial datada 1-VII-1955, o distrito de Ibiaçá, figura no município de Sananduva.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Ibiaçá, pela Lei Estadual n.º 5.102, de 22-11-1965, desmembrado dos municípios de Sananduva e Passo Fundo. Sede no antigo distrito de Ibiaçá. Constituído de 3 distritos: Ibiaçá, Vitória e Rio Telha, os dois primeiros desmembrado do município de Sananduva o terceiro do município de Passo Fundo. Instalado em 15-05-1966.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 3 distritos: Ibiaçá, Vitória e Rio Telha.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Prefeitura Municipal

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Ibiaçá: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Ibiaçá? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: