Início » Rio Grande do Sul » Rodeio Bonito


Rodeio Bonito - Rio Grande do Sul



Rodeio Bonito faz parte do estado do Rio Grande do Sul. Encontra-se à 27º 28′ 14" de latitude Sul e 53º 10′ 08" de longitude Oeste. Sua altitude é de 371 metros. A estimativa populacional para 2004 era de 5 602 habitantes. Possui área de 81,675km². O município faz parte da Microrregião de Frederico Westphalen.

A história do município de Rodeio Bonito é resultado de uma mescla de povos de origens bastante diversas em sua intensa relação com a geografia. Quanto ao espaço geográfico, Rodeio encontra-se em região elevada, o que torna possível a visualização de vários municípios vizinhos. Acabou recebendo o nome de Rodeio Bonito em função da Revolução Federalista de 1893, que opôs chimangos e maragatos em nosso estado. Os fazendeiros da região utilizaram o local para cuidar, tratar e marcar seus animais, protegendo-os dos revolucionários, uma vez que, de onde estavam, podiam avistar qualquer movimentação a quilômetros de distância .

No entanto, começa algumas décadas antes a povoação da região, inicialmente empreendida por índios Kay-Gang atraídos, entre outros pontos, pelo Rio da Várzea. Após a Revolução Federalista, em 1895, a povoação expandiu-se. Na década de 1920 chegaram à região novos povos, dessa vez descendentes de italianos, alemães e poloneses, completando o rico tecido social da localidade. O que não mudou, desde o princípio da colonização, foi a vocação agropastoril da localidade, onde predomina a agricultura familiar. Houve, ainda, uma importante fase extrativista nas primeiras décadas do século XX, quando a comercialização da madeira da região propiciou um certo acúmulo de riqueza capaz de financiar novos patamares de desenvolvimento sócio-econômico. Até hoje a madeira ocupa um importante espaço na vida do município, em função da indústria moveleira ali sediada.

História da cidade de Rodeio Bonito

O município teve como primeiros habitantes povos indígenas descendentes na nação Kay-Gang que em meados dos anos de 1800 instalaram-se as margens do Rio da Várzea.

Atraídos pela riqueza de caça existente na mata selvagem e pela abundância de peixes que o rio da Várzea possuía, alguns caçadores ali se estabeleceram entre os anos de 1900 e 1920 fundando assim a Vila.

Entre os anos de 1925 e 1940 chegaram os descendentes de italianos alemães e poloneses que contribuíram para a prosperidade da então Vila.

O nome Rodeio Bonito originou-se do fato de que, na Revolução Federalista de 1893, os fazendeiros da região esconderam o gado das tropas revolucionárias no local onde hoje é a sede do município.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Rodeio Bonito, pelo artigo 16 das disposições transitórias da Lei Orgânica de 09-04-1948, subordinado ao município de Palmeiras das Missões.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Rodeio Bonito, figura no município de Palmeiras das Missões.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1963.

Elevado à categoria de município com a denominação de Rodeio Bonito, pela Lei Estadual n.º 4.667, de 20-12-1963, desmembrado do município de Palmeira das Missões. Sede no antigo distrito de Rodeio Bonito. Constituído do distrito sede. Instalado em 15-04-1964.

Pela Lei Estadual n.º 13, de 20-06-1964, é criado o distrito de Tiradentes e anexado ao município de Rodeio Bonito.

Pela Lei Estadual n.º 14, de 20-06-1964, é criado o distrito de Vila Cristal e anexado ao município de Rodeio Bonito.

Pela Lei Estadual n.º 15, de 20-06-1964, é criado o distrito de Saltinho e anexado ao município de Rodeio Bonito.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 4 distritos: Rodeio Bonito, Saltinho, Tiradentes e Vila Cristal.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.

Pela Lei Estadual n.º 9.628, de 20-03-1992, desmembra do município de Rodeio Bonito o distrito de Tiradentes. Elevado à categoria de município denominação de Novo Tiradentes.

Pela Lei Estadual n.º 10.630, de 28-12-1995, desmembra do município de Rodeio Bonito o distrito de Vila Cristal. Elevado á categoria de município denominação de Cristal do Sul.

Em divisão territorial datada de 1999, o município é constituído de 2 distritos: Rodeio Bonito e Saltinho.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Prefeitura Municipal

Autor do Histórico: ARTHUR KRZYZANIAK

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Rodeio Bonito: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Rodeio Bonito? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: