Início » Rio Grande do Sul » Lajeado do Bugre


Lajeado do Bugre - Rio Grande do Sul



Lajeado do Bugre faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

Encontra-se a uma latitude 27º41′22" sul e a uma longitude 53º10′54" oeste, estando a uma altitude de 424 metros. A população avaliada em 2004 era de 2.390 habitantes.

História da cidade de Lajeado do Bugre

A exploração na região começou com os primeiros imigrantes, formados por um grupo de seis homens fugitivos do movimento revolucionário de 1922. Andaram vários dias até chegarem a região de Palmeira das Missões, seguiram o leito do Rio Passo Grande, abrindo picada a foice e facão, devido ser área de grande mata. Desviando-se do rio, seguiram mais dois dias de caminhada pela mata, chegando ao ponto referencial, onde passaram vários dias descansando nas margens de um rio, o qual não sabiam seu nome, mas era muito rico em espécies de peixe. Com o aumento da população, ficou designado como Lajeado do Bugre, certamente porque na época os seis viviam como bugres, isolados, escondidos das forças revolucionárias, alimentando-se de caça e frutos do mato.

Depois de alguns dias de descanso, resolveram fixar raízes nestas terras, iniciou o cultivo da terra, onde plantavam cultura de subsistência. Trabalhavam em sociedade, os seis companheiros construirão uma casa de moradia, coberta de telha, madeira quadrada com tábuas de costaneiras.

Com o povoamento surgiram as demarcações das terras revolutas pertencentes ao governo, sendo que mais tarde receberam titulo legal de posse. O povoamento contribuiu para a criação das primeiras igrejas, escolas, casas de comércios.

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Lajeado do Bugre, (ex-povoado de Santo Antônio), pela Lei Estadual n.º 9551, de 20-03-1992, desmembrado do municípios de Palmeira das Missões, Cerro Grande e Jaboticaba. Sede no atual distrito de Lajeado do Bugre. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito Sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Prefeitura Municipal

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Lajeado do Bugre: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Lajeado do Bugre? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: