Início » Rio Grande do Sul » Planalto


Planalto - Rio Grande do Sul



Planalto faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

Desde tempos anteriores a colonização, a região pertencente ao município foi povoada por tribos indígenas Kaingangs e Guaranis. No início do século XX, os primeiros aventureiros vinham de Nonoai, apenas a procura de uma suposta Igreja de Jesuítas onde estariam enterrados valiosos tesouros.

Em 1911, Bernardo Tavares de Miranda e seu irmão Severo, fixaram residência no local, onde mais tarde, passaria a se chamar Vila Pinhalzinho (atualmente pertencente ao município). Pela ordem, os primeiros colonizadores eram de origem portuguesa, depois os de origem polonesa. Os italianos e alemães chegaram por último (década de 1950) e são quase todos posteriores ao período da demarcação das terras.

História da cidade de Planalto

Em 1911, Bernardo Tavares de Miranda e seu irmão Severo fixaram residência na localidade de Pinhalzinho. Dedicavam-se a criação de gado e de suínos, além de cultivar pequenas roças.

Pela ordem, os primeiros colonizadores eram de origem portuguesa, depois as de origem polonesa. Os italianos chegaram por último e são quase todos posteriores ao período da demarcação das terras.

No inicio de 1948 foi dado início do levantamento topográfico para o plano de urbanização, e iniciados os trabalhos de demarcação de lotes rurais. Os primeiros aventureiros vinham de Nonoai, apenas a procura de uma suposta Igreja de Jesuítas onde estariam enterrados valiosos tesouros.

O nome deve-se a localização do povoado que se situa num ponto elevado do divisor de águas da região.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Planalto (ex-povoado), pela Lei Municipal n.º 15, de 01-03-1948, subordinado ao município de Irai.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito Planalto, figura no município de Irai.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Planalto, pela Lei Estadual n.º 4.692, de 26-12-1963, com área do extinto distrito de São Gabriel, desmembrado do município de Irai. Sede no antigo distrito de Planalto. Constituído do distrito sede. Instalado em 11-04-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Pela Lei Municipal n.º 13, de 15-07-1964, é criado o distrito de São Gabriel e anexado ao município de Planalto.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 2 distritos: Planalto e São Gabriel.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.

Pela Lei Estadual n.º 9.570, de 20-03-1992, desmembra do município de Planalto o distrito de São Gabriel. Elevado à categoria de município com a denominação de Ametista do Sul.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito Sede.

Pela Lei n.º 1.559, de 06-12-1996, foram criados os distritos de Santa Cruz, São José e São Luiz e anexado ao município de Planalto.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 4 distritos: Planalto, Santa Cruz, São José e São Luiz.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Confederação Nacional de Municípios

Autor do Histórico: ARTHUR KRZYZANIAK

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Planalto: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Planalto? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. Angela Ribeiro's avatarAngela Ribeiro

    Ola morei na cidade de Planalto no ano de 1990 a 92 gostaria de ver imagens da cidade daquela época das escolas das ruas o que tiver de imagens daquela época tenho muita saudade obrigado

    #1 – 25/09/2016 - 01:41

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: