Início » Rio Grande do Sul » Piratini


Piratini - Rio Grande do Sul



Piratini faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

Piratini ou Piratinin (denominação primitiva) na língua tupi-guarani significa "peixe-barulhento".

O início do povoamento data de 1789, com 48 casais de açorianos. Os primeiros povoadores, ao chegarem, estabeleceram-se no local denominado Capão Grande do Piratini e fundaram uma capela em honra a Nossa Senhora da Conceição. Desde então ela é a padroeira do município.

História da cidade de Piratini

"Piratini" ou "Piratinin" (denominação primitiva) na língua tupi-guarani significa "peixe barulhento".

O início do povoamento foi em 06 de julho de 1789, com 48 casais de açorianos na condição de ali residirem e trabalharem. Esses povoadores ao chegarem estabeleceram-se no local denominado "Capão do Piratini" e fundaram uma capela em honra à Nossa Senhora da Conceição, desde então, padroeira do município.

Por ocasião da Revolução Farroupilha, acontecimentos notáveis desenrolaram-se no município. Em 08 de outubro de 1835, os farroupilhas ocuparam a vila e constituíram o Estado Rio-Grandense Independente. Em 06 de novembro de 1836, constituíram o 1º governo da república, assim constituído o Presidente-General Bento Gonçalves da Silva. A sede do Governo Estadual do Rio Grande do Sul, foi então denominada Palácio Piratini. No cenário político, o município tornou-se célebre durante a Revolução Farroupilha, por tornar-se a Capital da República Rio-Grandense.

Gentílico:

Formação Administrativa

Em 03 de abril de 1810, por Alvará de D. João, Príncipe Regente, foi elevada à categoria de Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Piratini.

A vila foi criada em 15 de abril de 1830, porém, instalada em 07 de junho de 1832, pelo ouvidor, Conselheiro Antônio Rodrigues Fernandes Braga.

Elevada à categoria de cidade em 06 de março de 1836, com a denominação de "Muito Leal e Patriótica′, usou dessas prerrogativas até 1º de março de 1845, data da pacificação. Em 1845, por ato do Governo Imperial voltou à categoria de Vila.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: ROGéRIO MICHELON KRAUSE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Piratini: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Piratini? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: