Tudo sobre Canguçu Estado do Rio Grande do Sul

Informações Gerais sobre a cidade de Canguçu

Coordenadas geográficas

O município de Canguçu fica localizado na latitude -31.396 e longitude -52.6783 e faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

Tamanho do Território de Canguçu

Com um total de 3525,293 km², Canguçu de extensão territorial.

População de Canguçu

De acordo com dados do IBGE, Canguçu possui aproximadamente 55.871 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Canguçu são chamados de canguçuense.

Administração municipal

Prefeito atual:MARCUS VINICIUS MULLER PEGORARO.

História de Canguçu, Rio Grande do Sul

Ouvir com robot

Canguçu faz parte do estado do Rio Grande do Sul, considerado o município com o maior número de minifúndios do Brasil, possui cerca de 14 mil propriedades rurais .

Além da língua portuguesa, há muitos habitantes que utilizam a língua pomerana no município.

A denominação de Canguçu deriva da palavra indígena Caa-guaçu, significando mata grande ou mato grosso, de igual forma que já foi denominada primitivamente a região onde se situa a célebre Avenida Paulista em São Paulo, bem como outros locais, segundo se conclui ou lê-se em descrições mais antigas.

História da cidade de Canguçu

Essa região, como tantas outras do nosso Estado, teve seu povoamento prejudicado pela luta entre portugueses e espanhóis pelo Rio Grande do Sul e Uruguai. Poresse motivo, após o ano de 1777 foram distribuídas as sesmarias.

A sede iniciou seu povoamento em 1739. Por volta de 1830, a atividade predominante era a pecuária, havendo um início de agricultura. Pela segunda vez, a zona sofreu, quando suas terras foram palco de lutas da Guerra dos Farrapos.

O topônimo Canguçu é de origem indígena. Significa Cabeça Grande. A causa dessa estranha denominação foi um tipo de onça que havia na região e possuía a cabeça muito grande.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Cangussú, pela Resolução Régia, de 31-01-1812.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Cangussú, pela Lei Provincial n.º 340, de 28-01-1857. Instalada em 27-06-1857.

Pelo Ato Municipal n.º 10, de 10-01-1901, foram criados os distritos de Iguatemi, Pantanoso e Rincão dos Cravos anexados a vila de Cangussú.

Pelo Ato Municipal n.º 19, de 09-01-1901, foram criados os distritos de Cerrito Velho, Coxilha das Flores e Coxilha do Fogo e anexados a vila de Cangussú.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, a vila é constituída de 7 distritos: Cangussú, Cerrito do Cangussú (ex-Cerrito Velho), Coxilha das Flores, Coxilha do Fogo, Iguatemi, Pantanoso e Rincão dos Cravos.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 7 distritos: Cangussú, Cerrito Velho, Coxilha das Flores, Coxila do Fogo, Iguatemi, Pantanoso e Rincão dos Cravos.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município é constituído de 7 distritos: Cangussú, Cerrito, (ex-Cerrito do Cangussú), Coxilha de Fogo, Estação Cerrito, Iguatemi, Pantanoso e Rincão dos Cravos.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município de 3 distritos: Canguçu (ex-Cangussú), Cerrito e Freire. Não figurando os distritos de Coxilha das Flores, Coxilha do Fogo, Iguatemi, Pantanoso Coxilha dos Piegas (ex-Rincão dos Cravos), todos extintos passando seus territórios a ser anexado o distrito sede de Ganguçu.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 3 distritos: Canguçu, Cerrito e Freire.

Pela Lei Estadual n.º 3.735, de 08-04-1959, o distrito de Freire foi transferido de Canguçu para o novo município de Pedro Osório. Pela mesma Lei Estadual é extinto o distrito de Cerrito, sendo seu território anexado ao município de Pedro Osório.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração Toponímica Municipal

Cangussú para Canguçu teve sua grafia alterada pelo Decreto-lei n.º 7.199, de 31-03-1938.

Fonte: Confederação Nacional de Municípios

DDD de Canguçu, Rio Grande do Sul

53

Como fazer uma ligação para Canguçu:

0 + Operadora + 53 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 53 + telefone
  • Vivo: 015 + 53 + telefone
  • Aerotech: 017 + 53 + telefone
  • Claro: 021 + 53 + telefone
  • GVT: 025 + 53 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 53 + telefone
  • TIM: 041 + 53 + telefone
  • Sercontel: 043 + 53 + telefone

CEP de Canguçu

O Código Postal (CEP) geral de Canguçu, Rio Grande do Sul, é 96600000.

Prefeito: MARCUS VINICIUS MULLER PEGORARO

Hospitais em Canguçu - RS

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde canguçuense.

Cartórios na cidade de Canguçu

Acesse a lista de Cartórios em Canguçu. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Canguçu Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Canguçu - RS e localizar ruas e endereços do município gaúcho.

Previsão do tempo na região canguçuense

Veja a previsão do tempo em Canguçu: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Canguçu

Confira as cidades vizinhas de Canguçu - RS em uma distância de até 50 km.

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Canguçu através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.3 de 5 estrelas para o Município canguçuense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 13/06/2024 - Canguçu - Rio Grande do Sul.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+de+Santo+Ant%C3%B4nio

Dia de Santo Antônio

Santo António de Lisboa, viveu na primeira metade do século XIII, em plena Idade Média. Desenvolv...

Saiba Mais
Dia+do+Turista

Dia do Turista

Turista é um visitante que desloca-se voluntariamente por período de tempo igual ou superior a vin...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Esforçai-vos, e animai-vos; não temais, nem vos espanteis diante deles, porque o Senhor vosso Deus é o que vai convosco; não vos deixará nem vos desamparará.
(Deuteronômio 31:6)
Bíblia Online

 

Estados