Início » Rio Grande do Sul » Arroio do Padre


Arroio do Padre - Rio Grande do Sul



Arroio do Padre faz parte do estado do Rio Grande do Sul. A população avaliada em 2004 era de 2.739 habitantes. A rodovia RS-737, também conhecida como FEDERECA, corta o municipio, que é enclave de Pelotas e o liga à rodovia BR-116. Por ela, chega-se à zona urbana de Pelotas.

É um município que faz parte da bacia hidrográfica do rio Camaquã, criado em 16 de abril de 1996, pela Lei estadual nº 10.738, emancipando-se de Pelotas.

A maioria dos moradores é descendente de pomeranos e em várias casas ainda se fala o dialeto trazido da Pomerânia (região histórica da Alemanha, hoje pertencente à Polônia): O pomerano (pommersch), uma variante do baixo-alemão, também conhecido como plattdeutsch.

História da cidade de Arroio do Padre

O nome do antigo distrito, hoje Município de Arroio do Padre, advém do nome do organizador e primeiro administrador da Feitoria - o padre Francisco Xavier Prates. Era professor do Mosteiro de São Bento e do Convento Santo Antônio no Rio de Janeiro, tendo falecido em 1784, e irmão de Paulo Xavier Rodrigues Prates, mais tarde proprietário da região da cidade de Canguçu e da ilha da Feitoria e de todo o primitivo Rincão do Canguçu, a concluir-se de mapa elaborado por Alberto Coelho da Cunha, refletindo as sesmarias concedidas em Pelotas.

Também a história conta, que o nome surgiu com a história do padre que ia atender às famílias de sua comunidade, quando num dia de chuva, ele saiu a cavalo e entrou no arroio que estava muito cheio. A força da água o arrastou e mais adiante o Padre se agarrou em galhos, conseguindo salvar-se. Desde então, o local ficou conhecido como Arroio do Padre.

Gentílico:

Formação Administrativa

No dia 17 de abril de 1996, foi publicada a Lei Estadual nº 10.738 de criação do Município de Arroio do Padre. Em 1º de janeiro de 2001 foi instalado o município.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: ROGéRIO MICHELON KRAUSE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Arroio do Padre: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Arroio do Padre? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: