Início » Rio Grande do Sul » Pinheiro Machado

Município de Pinheiro Machado

Tudo sobre Pinheiro Machado - Estado do Rio Grande do Sul


Pinheiro Machado é um município que pertence ao Estado do Rio Grande do Sul, o tamanho total de seu território é 2249,555 km², a população estimada segundo dados do IBGE (2018) é de 12.351 habitantes, quem nasce em Pinheiro Machado (gentilício) chama-se: pinheirense.
As coordenadas geográficas de Pinheiro Machado, Rio Grande do Sul são: latitude: -31.5794 e longitude: -53.3798, atualmente a cidade é administrada por JOSÉ ANTÔNIO DUARTE ROSA do PDT.

Avaliação geral do município: 5 / 5 para Pinheiro Machado por Cidades do meu Brasil em 7 dezembro 2018

Pinheiro Machado faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

Pinheiro Machado é um dos municípios mais antigos do Rio Grande do Sul. Até 1830, a área do município pertencia ao município de Rio Grande, depois passou a integrar o município de Piratini, desmembrando-se em 24 de fevereiro de 1879, sob a denominação de Nossa senhora da Luz das Cacimbinhas.

A povoação deste município, segundo registros, iniciou-se pelo brigadeiro Rafael Pinto Bandeira, por volta de 1765. Os primeiros habitantes foram os açorianos Tomás Antônio de Oliveira e José Dutra de Andrade, que receberam sesmarias na Coxilha do Veleda, em 1790. Segundo a lenda, Dutra de Andrade teria perdido a visão e feito uma promessa de que se recuperasse a mesma ao lavar os olhos nas águas milagrosas das cacimbinhas, mandaria construir uma capela em honra de Nossa Senhora da Luz e efetivamente o milagre ocorreu. Depois da capela, foi criado um curato em 1851.

História da cidade de Pinheiro Machado é um dos municípios mais antigos do Rio Grande do Sul. A povoação deste município, segundo registros, iniciou-se pelo Brigadeiro Rafael Pinto Bandeira, por volta de 1765.

Em meados do século IXX, um extenso banhadal cobria o terreno onde se encontra atualmente a sede do município. Não existindo caminhos de ferro, abriram-se, por entre as matas do futuro povoado, longas estradas por onde circulavam as riquezas municipais. Apesar de luxuriante vegetação, apresentava o contraste doloroso da falta de córregos e vertentes, obrigando seus moradores a procurar água no seio da terra. Os primeiros habitantes foram os açorianos Thomaz Antônio de Oliveira e José Dutra de Andrade, que receberam sesmarias na Coxilha do Velleda, em 1790. Segundo a Lenda conta-se que o rico fazendeiro José Dutra de Andrade, tendo perdido o sentido da visão, e sendo devoto fervoroso de Nossa Senhora da Luz, prometeu-lhe levantar a Capela, caso, a lavar-se com as águas de uma daquelas cacimbas, ficasse curado. Realizado o milagre, doou, em combinação com o seu vizinho Antônio (Nico) de Oliveira, um terreno, onde se levantou o curato de Nossa Senhora da Luz das Cacimbinhas, por Lei de 10 de novembro de 1851.

Em 17 de janeiro de 1857 foi elevado à categoria de freguesia. Quando o município de Rio Grande, em 11 de julho de 1747, foi elevado à categoria de município, seu território lhe pertencia. Piratini de emancipou de Rio Grande em 15 de julho de 1830, e seu território pertencia ao novel município. Foi criado o município, desmembrado de Piratini, por Lei provincial nº 1132, de 2 de maio de 1878, e instalado em 24 de fevereiro de 1879, sob a denominação de Nossa Senhora da Luz das Cacimbinhas.

Na divisão administrativa referente ao ano de 1911, o nome do município é Cacimbinhas. O intendente provisório do município, Dr. Ney de Lima Costa, pelo Ato n° 30, de 30 de setembro de 1915, mudou o nome de Cacimbinhas para Pinheiro Machado, quando o Senador José Gomes Pinheiro Machado foi assassinado no Rio de Janeiro, por Mânsio de Paiva, que era um morador da região de Cacimbinhas.

Em Julho de 1934, por Decreto n° 5635, de 3 de julho de 1934 do Governo Estadual, referendado por Ato Municipal n° 10, de 6 de julho de 1934, foi anexada ao município uma faixa de terra com excelentes pastagens, com área superficial de 520 Km e que desde 1891 vinha pertencendo ao município de Piratini. Pedras Altas foi elevada à categoria de Vila, por força do Decreto Lei Federal n° 311, de 2 de março de 1938, e Decretos Lei Estaduais n° 7199 e n° 7589, respectivamente de 31 de março e 29 de novembro do mesmo ano. Foi também em 1938 que a sede do município, então Vila, passou à categoria de Cidade pelo Decreto Lei n° 311, visto ter sido estendida essa denominação a todas as sedes comunais, independente de importância e densidade demográfica.

Nas coxilhas do município diversos combates foram travados por ocasião das revoluções que ensaguentaram o Estado. Em 3 e 4 de janeiro de 1837, o Brigadeiro Bento Manoel Ribeiro, depois de entrar em luta com o General Farroupilha Antônio de Souza Neto, derrota-o na chamada Batalha do Veleda e do Candiota. Neto é perseguido, na ocasião, pelas forças imperiais até o Passo do Salso, no Jaguarão. Em suas campinas deu-se o combate dos Cerros Porongos, em 14 de maio de 1844, no qual David Canabarro é surpreendido e derrotado pela forças imperialistas de Francisco Pedro de Abreu, Barão de Jacuí. Mais tarde, na Revolução de 1923, em 29 de maio de generais rebeldes Estácio Azambuja e José Antônio Neto ocupavam a sede do município, depois de o primeiro haver combatido no Passo dos Enforcados, com forças legalistas. Em 5 de junho o Coronel Hipólito Ribeiro Jr., da facção governista, com suas forças, ocupa a cidade. Mais tarde volta a cidade a cair nas mãos dos rebeldes, pois o Capitão Gervásio Ramão Veleda, com suas tropas, vem ocupá-la.

Finalmente, em 14 de novembro de 1923, na estância de Assis Brasil, em Pedras Altas, firma-se um tartado de paz, entre ele, como representante dos rebeldes, e o Marechal Fernando Setembrino de Carvalho, Ministro da Guerra, enviado ao Sul, com plenos poderes, pelo Presidente da República, pondo ponto final no movimento revolucionário. Tal acordo fora precedido de entendimentos com o Presidente do Estado, Dr. Antônio Augusto Borges de Medeiros, e, posteriormente, ratificado por este.

Sua base econômica está na agropecuária, criação de ovinos.

Fonte: O Rio Grande do Sul - Alfredo R. da Costa. Revista do Instituto Histórico e Geográfico.

Autor do Histórico: LUIZ FLáVIO DE LIMA DIAS

DDD da Cidade Pinheiro Machado,RS

53

Como fazer uma ligação para a cidade de Pinheiro Machado:

0+Operadora+53+Telefone de destino

Como ligar para Pinheiro Machado pela

CTBC Telecom:012 + 53 + telefone
Vivo:015 + 53 + telefone
Aerotech:017 + 53 + telefone
Claro:021 + 53 + telefone
GVT:025 + 53 + telefone
Oi Telemar:031 + 53 + telefone
TIM:041 + 53 + telefone
Sercontel:043 + 53 + telefone

Código de Endereçamento Postal do município Pinheiro Machado-RS

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de Pinheiro Machado Rio Grande do Sul o CEP geral é 96470000.

Prefeitura Municipal de Pinheiro Machado

Endereço: Rua Nico de Oliveira, 763, Centro, Pinheiro Machado - RS, CEP: 96470000
Telefone / Fax: (53) 3248-3501
Prefeito: JOSÉ ANTÔNIO DUARTE ROSA do PDT

Médicos no município de Pinheiro Machado - Rio Grande do Sul

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde pinheirense.

Relação de Cartórios no município de Pinheiro Machado RS

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em Pinheiro Machado com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Mapa de Pinheiro Machado Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Pinheiro Machado-RS, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município gaúcho.

Hotéis e Pousadas na cidade de Pinheiro Machado

Booking.com

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de Pinheiro Machado, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Vagas de emprego em Pinheiro Machado

No momento não encontramos vagas de emprego em Pinheiro Machado / RS, para buscar em outras cidades do estado clique aqui

Últimas Notícias da cidade de Pinheiro Machado

Acesse aqui as últimas notícias da cidade de Pinheiro Machado, além de vídeos e twitters sobre o município.

Previsão do Tempo na cidade de Pinheiro Machado do Estado do Rio Grande do Sul

Condições de Tempo Hoje (24/05/2019), Pinheiro Machado - RS:

Céu limpo (noite)

Temperatura: 10º C
Humidade do Ar: 84%
Velocidade do Vento: 5 km/h

Previsão para os próximos dias:

25/05/2019 - Tempo bom (dia). Max: 16 Min: 6
26/05/2019 - Muitas nuvens (dia). Max: 17 Min: 9
27/05/2019 - Nublado. Max: 17 Min: 12
28/05/2019 - Muitas nuvens (dia). Max: 16 Min: 11
29/05/2019 - Relâmpagos e chuvas isoladas. Max: 17 Min: 10

Municípios vizinhos de Pinheiro Machado

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de Pinheiro Machado-RS em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.

Pedras Altas - 25.8 km
Candiota - 28.3 km
Piratini - 30.5 km
Herval - 49.4 km

Ajude a Divulgar a Histórias da cidade: Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Município de Pinheiro Machado: Imagens da cidade e Região

Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em Pinheiro Machado através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!

imagem de Pinheiro Machado Rio Grande do Sul n-1
imagem de Pinheiro Machado Rio Grande do Sul n-2
imagem de Pinheiro Machado Rio Grande do Sul n-3
imagem de Pinheiro Machado Rio Grande do Sul n-4
imagem de Pinheiro Machado Rio Grande do Sul n-5
imagem de Pinheiro Machado Rio Grande do Sul n-6
imagem de Pinheiro Machado Rio Grande do Sul n-7
imagem de Pinheiro Machado Rio Grande do Sul n-8
imagem de Pinheiro Machado Rio Grande do Sul n-9
imagem de Pinheiro Machado Rio Grande do Sul n-10
imagem de Pinheiro Machado Rio Grande do Sul n-11
imagem de Pinheiro Machado Rio Grande do Sul n-12
imagem de Pinheiro Machado Rio Grande do Sul n-13
imagem de Pinheiro Machado Rio Grande do Sul n-14
imagem de Pinheiro Machado Rio Grande do Sul n-15
imagem de Pinheiro Machado Rio Grande do Sul n-16
imagem de Pinheiro Machado Rio Grande do Sul n-17
imagem de Pinheiro Machado Rio Grande do Sul n-18
imagem de Pinheiro Machado Rio Grande do Sul n-19

Você conhece Pinheiro Machado? Deixe seu comentário:

Estados



Compartilhe Esta Página: