Início » Rio Grande do Sul » Arroio Grande

Município de Arroio Grande

Tudo sobre Arroio Grande - Estado do Rio Grande do Sul


Arroio Grande é um município que pertence ao Estado do Rio Grande do Sul, o tamanho total de seu território é 2513,597 km², a população estimada segundo dados do IBGE (2018) é de 18.351 habitantes, quem nasce em Arroio Grande (gentilício) chama-se: arroio-grandense.
As coordenadas geográficas de Arroio Grande, Rio Grande do Sul são: latitude: -32.2327 e longitude: -53.0862, atualmente a cidade é administrada por LUIS HENRIQUE PEREIRA DA SILVA do PP.

Avaliação geral do município: 5 / 5 para Arroio Grande por Cidades do meu Brasil em 7 dezembro 2018

Arroio Grande faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

O povoamento teve início em 1803, por Manuel Jerônimo de Sousa, avô do Barão de Mauá. Em 1812, Manuel de Sousa Gusmão, filho de Manuel Jerônimo, que ali havia se instalado com a esposa, dona Maria Pereira das Neves, doaram um terreno para ser edificada uma igreja. Diz a tradição que esta doação foi feita em troca de um milagre de Nossa Senhora das Graças. Segundo a mesma tradição, antes de ser fundada a povoação, surgiu uma divergência bastante acentuada entre os habitantes com respeito ao lugar exato onde deveriam assentá-la. Uns achavam que deveria ser erguida à margem direita do Arroio Grande na terra que pertencia aos Ferreira e outros à margem esquerda, nas terras doadas pelo casal Manuel de Sousa. Combinaram que a localidade se assentaria no lado do rio onde se fizesse a igreja.

Os moradores da margem direita, da família Ferreira, começaram a construir. Os da margem esquerda, filhos de Manuel de Sousa Gusmão, para obter vitória, seguindo a ideia do filho mais novo, construíram secretamente, um rancho de palha com paredes de pau-a-pique, o qual posteriormente foi colocado sobre rodas e a noite puxado por dois bois. Então, foi conduzido e assentado no lugar em que mais tarde deveria ser construída a Igreja Matriz. Os habitantes da margem direita foram surpreendidos ao amanhecer pelo repicar dos sinos, anunciando que na margem esquerda um padre rezava a primeira missa na Paróquia de Nossa Senhora das Graças de Arroio Grande. A capela de Nossa Senhora das Graças de Arroio Grande foi construída em 14 de dezembro de 1815 e confirmada por Dom João VI a 15 de abril de 1821.

História da cidade de RIO GRANDE DO SUL ARROIO GRANDE Monografia - n.° 578 Ano: 1975

ASPECTOS HistóricoS "A CIDADE foi iniciada no ano de 1803, por Manuel Jerônimo, provavelmente Manuel Jerônimo de Sousa, avô do Barão de Mauá. Em 1812, o terreno sobre o qual está edificada, foi doado à Nossa Senhora da Graça, por Manuel de Sousa Gusmão e sua esposa, D. Maria Pereira das Neves. O movimento de doação deu-se expontaneamente, sendo que o terreno era de criação de gado."

"Diz a tradição que, algum tempo antes da fundação do povoado, entre os habitantes de destaque, deu-se certa divergência quanto ao lugar em que, definitivamente, deveria ser fundada a povoação. Opinavam alguns que fosse à margem direita do arroio "Grande", outros à margem esquerda, no lugar em que hoje se demora a cidade. A contenda foi vencida pelos partidários da margem esquerda que assim procederam: à distância de 7 quilômetros mais ou menos, mandaram construir um rancho, com paredes de pau-a-pique, o qual, sendo cuidadosamente colocado sobre quatro rodas, à noite, puxado por bois, foi conduzido ao local em que mais tarde deveria ser construída a igreja Matriz, e aí cravado. Os habitantes da margem direita, que já haviam começado as obras de uma igreja de material, templo que não foi terminado e do qual ainda existem as ruínas, foram surpreendidos, ao amanhecer, pelo alegre repicar dos sinos, anunciando que, na margem esquerda, um padre, de antemão prevenido dizia a primeira missa, no curato de Nossa Senhora da Graça de Arrolo Grande."

"A capela de Nossa Senhora da Graça de Arroio Grande foi constituída por provisão de 14 de dezembro de 1815 e confirmada por D. João VI, a 15 de abril de 1821."

Durante a Revolução Farroupilha o território de Arroio Grande foi palco de grandes lutes, nas quais tomaram parte, entre outros, João da Silva Tavares, pertencente às forças imperiais, que derrotou

o farrapo Manuel Antunes de Porciúncula e que mais tarde foi vencido por David Canabarro, famoso chefe farroupilha.

Formação Administrativa

Por Lei Provincial nº 54, de 26 de maio de 1846,foi elevada à categoria de Freguesia e curato de Nossa senhora d Graça de Arroio Grande,constituindo a 39ª Freguesia do Estado. A Lei nº 596,de 2 de janeiro de 1867, dividiu o município de Jaguarão em cinco distritor, dos quais o quarto era constituído pela frguesia de Arroio Grande.

Por Lei Provincial nº 843 de 24 de maro de 1873,foi elvada à categoria de Vila com a mesma invocação e nome. por Lei nº590, de 5 de novembro de 1890,foi elevada à categoria de cidade com a denominação de FEDERAçãO, sendo depois, por Leinº522, de 6 de julho de 1891,restabelecida a antiga denominação de ARROIO GRANDE.

Na Divisão Administrativa de 1911, Arroio Grande compõe-se dos distritos da sede e de Santa Isabel dos Canudos. No Recenseamento Geral de 1920 aparece integrado pelos de Arroio Grande, Estação de Piratini e Bretanhas. Já em 1933, está constituído de Arroio Grande, Estação de Piratini, Costa do Arrolo Grande, 4º e 5º Distritos.

Nas divisões territoriais de 1936 e 1937, os distritos de Arroio Grande, Costa do Arrolo Grande Paraíso, Santa Isabel e Chasqueiro, fazem parte do Município, sendo que no quadro anexo ao Decreto estadual nº 7.199, de 31 de março de 1938, as sedes dos três últimos não têm categoria de vila.

Em face do Decreto estadual nº 7.643, de 28 de dezembro de 1938, confirmado pelo de nº 7.842, de 30 de junho de 1939, o distrito-sede adquiriu parte do território de Olimpo (ex-Paraíso) e de Santa Isabel, ficando o Município constituído dos distritos de Arroio Grande (subdividido em 3 zonas: Arroio Grande, Costa do Arroio Grande e Chasqueiro) e dos de Olimpo e Santa Isabel.

Por efeito do Decreto-Lei estadual nº 720, de 29 de dezembro de 1944, o distrito-sede obteve parte do território do distrito de Olimpo, permanece entretanto o Município integrado pelos mesmos distritos, sofrendo alteração toponímica apenas o de Santa Isabel, que passou a denominar-se Açoriano.

Em 1950, Arroio Grande é formado do distrito-sede, Açoriano e Olimpo.

A Lei nº 125, de 14 de novembro de 1952, alterou a denominação do distrito de Açoriano para Santa Isabel do Sul.

A Lei estadual nº 3.735, de 31 de abril de 1959 anexou o distrito de Olimpo ao novo Município de Pedro Osório.

No Censo de 1960, o Município se compunha dos distritos de Arroio Grande e Santa Isabel do Sul.

Em virtude da Lei estadual nº 441, de 25 de julho de 1961, foram criados os distritos de Mauá e Pedreiras, passando o Município a figurar com Arroio Grande (sede), Mauá, Pedreiras e Santa Isabel do Sul.

Fonte: IBGE

DDD da Cidade Arroio Grande,RS

53

Como fazer uma ligação para a cidade de Arroio Grande:

0+Operadora+53+Telefone de destino

Como ligar para Arroio Grande pela

CTBC Telecom:012 + 53 + telefone
Vivo:015 + 53 + telefone
Aerotech:017 + 53 + telefone
Claro:021 + 53 + telefone
GVT:025 + 53 + telefone
Oi Telemar:031 + 53 + telefone
TIM:041 + 53 + telefone
Sercontel:043 + 53 + telefone

Código de Endereçamento Postal do município Arroio Grande-RS

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de Arroio Grande Rio Grande do Sul o CEP geral é 96330000.

Prefeitura Municipal de Arroio Grande

Endereço: Rua Dr. Monteiro, 199, Centro, Arroio Grande - RS, CEP: 96330000
Telefone / Fax: (53) 3262-1166
Prefeito: LUIS HENRIQUE PEREIRA DA SILVA do PP

Médicos no município de Arroio Grande - Rio Grande do Sul

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde arroio-grandense.

Relação de Cartórios no município de Arroio Grande RS

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em Arroio Grande com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Mapa de Arroio Grande Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Arroio Grande-RS, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município gaúcho.

Hotéis e Pousadas na cidade de Arroio Grande

Booking.com

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de Arroio Grande, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Vagas de emprego em Arroio Grande

Assistente administrativo - Arroio Grande/RS
Vaga cadastrada em 16/05/2019
Arroio Grande - RS

Assistente administrativo - Arroio Grande/RS Irá atender os associados em procedimentos administrativos e financeiros, visando o cumprimento das normas de operação e a efetivação de negócios. Disponibilidade de viagem na área de abrangênc...

Mais vagas...


Últimas Notícias da cidade de Arroio Grande

Acesse aqui as últimas notícias da cidade de Arroio Grande, além de vídeos e twitters sobre o município.

Previsão do Tempo na cidade de Arroio Grande do Estado do Rio Grande do Sul

Condições de Tempo Hoje (26/05/2019), Arroio Grande - RS:

Muitas nuvens(noite)

Temperatura: 9º C
Humidade do Ar: 90%
Velocidade do Vento: 9 km/h

Previsão para os próximos dias:

27/05/2019 - Muitas nuvens (dia). Max: 20 Min: 12
28/05/2019 - Parcialmente nublado (dia). Max: 17 Min: 11
29/05/2019 - Muitas nuvens (dia). Max: 17 Min: 8
30/05/2019 - Relâmpagos e chuvas isoladas. Max: 15 Min: 12
31/05/2019 - Tempestades esparsas. Max: 16 Min: 10

Municípios vizinhos de Arroio Grande

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de Arroio Grande-RS em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.

Herval - 37.1 km
Jaguarão - 45.5 km
Pedro Osório - 48.1 km

Ajude a Divulgar a Histórias da cidade: Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Município de Arroio Grande: Imagens da cidade e Região

Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em Arroio Grande através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!

imagem de Arroio Grande Rio Grande do Sul n-1
imagem de Arroio Grande Rio Grande do Sul n-2
imagem de Arroio Grande Rio Grande do Sul n-3
imagem de Arroio Grande Rio Grande do Sul n-4
imagem de Arroio Grande Rio Grande do Sul n-5
imagem de Arroio Grande Rio Grande do Sul n-6
imagem de Arroio Grande Rio Grande do Sul n-7
imagem de Arroio Grande Rio Grande do Sul n-8
imagem de Arroio Grande Rio Grande do Sul n-9
imagem de Arroio Grande Rio Grande do Sul n-10
imagem de Arroio Grande Rio Grande do Sul n-11
imagem de Arroio Grande Rio Grande do Sul n-12
imagem de Arroio Grande Rio Grande do Sul n-13
imagem de Arroio Grande Rio Grande do Sul n-14
imagem de Arroio Grande Rio Grande do Sul n-15
imagem de Arroio Grande Rio Grande do Sul n-16
imagem de Arroio Grande Rio Grande do Sul n-17
imagem de Arroio Grande Rio Grande do Sul n-18
imagem de Arroio Grande Rio Grande do Sul n-19

Você conhece Arroio Grande? Deixe seu comentário:

Estados



Compartilhe Esta Página: