Tudo sobre Jaguarão Estado do Rio Grande do Sul

Informações Gerais sobre a cidade de Jaguarão

Coordenadas geográficas

O município de Jaguarão fica localizado na latitude -32.5604 e longitude -53.377 e faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

Tamanho do Território de Jaguarão

Com um total de 2051,021 km², Jaguarão de extensão territorial.

População de Jaguarão

De acordo com dados do IBGE, Jaguarão possui aproximadamente 26.869 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Jaguarão são chamados de jaguarense.

Administração municipal

Prefeito atual:FAVIO MARCEL TELIS GONZALEZ.

História de Jaguarão, Rio Grande do Sul

Ouvir com robot

Jaguarão faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

Localizado no extremo sul do país e fronteiriço ao Uruguai, o município é vista pelo governo federal como alternativa de travessia internacional pelo rio Jaguarão. Em 25 de março de 2009, o Senado aprovou a construção de uma ponte, em acordo com o país vizinho, assinado em 2007. A ligação acontecerá com a cidade uruguaia de Rio Branco. Foi também onde ocorreu, na Guerra do Uruguai, a Batalha do Jaguarão.

O começo de Jaguarão remonta a 1802 com um acampamento militar fundado às margens do Rio Jaguarão pelo tenente-coronel Manuel Marques de Sousa. Em 1777, com o Tratado de Santo Ildefonso, o município de Jaguarão ficava em terras espanholas. A primeira vila que começou a se formar a partir de 1751 no Rio Grande do Sul foi Rio Grande que, com a invasão dos espanhóis em 1763, transferiu sua sede de governo para Viamão.

História da cidade de JAGUARãO

Monografia - nº 021

Ano: 1955

ASPECTOS HistóricoS

Divergem opinões sobre o significado do vocábulo "JAGUARãO". Para alguns, segundo Alfredo de Carvalho,seria o aumentativo português da palavra tupi "jaguar"= onça; segundo outros a corruptela da "jaguanharação" ou cão bravo ou onça brava, certo é que teve suas origens em um acampamento militar, como, aliás, o tiveram vários municípios do Estado do Rio Grande do Sul.

Deve seu primitivo nome, Guarda da Lagoa e do Cerrito, a um posto fortificado dos espanhóis localizado a 6 quilômetros da atual cidade de Jaguarão. Aí, em 1801, devido as questões militares entre Portugal e Espanha, estabeleceram-se as forças do Coronel Marques de Sousa. Ajustada a paz em virtude de armistício, a coluna Marques de Sousa retirou-se, ficando apenas uma pequena guarda de 200 homens sob o comando do Tenente-coronel Jerônimo Xavier de Azambuja. Foi o acampamento dessa guarda que, se estendendo até a eminência em que hoje assenta a cidade, deu início ao povoado.

Posteriormente, o terreno ocupado pela nova povoação foi doado ao Governo pela Viscondessa de Majé, e compreende a área situada entre o arroio Lagões, a oeste; Quartel Mestre a leste, rio Jaguarão, ao sul; e a linha reta que une os dois pontos localizados a meia légua de fundo contada da foz daqueles arroios.

Entre os homens ilustres nascidos em Jaguarão sobressai a figura de Joaquim Caetano da Silva, homem de ciência e historiógrafo, que nasceu em 20 de novembro de 1810 e morreu no Estado do Rio de Janeiro a 27 de fevereiro de 1873.

Formação Administrativa Pela Resolução Régia, de 31 de janeiro de 1812, foi a povoação elevada a Freguesia, sob a denominação de Divino Espírito Santo do Cerrito, e a Vila, pela Lei de 6 de julho de 1832, com o nome de Jaguarão.

A vila prosperou rapidamente, tornando-se cidade pela Lei Provincial n.° 322, de 23 de novembro de 1855.

SEGUNDO O quadro administrativo do País, vigente em 31 de dezembro de 1954, o Município de Jaguarão é composto de 1 único distrito, dividido em 4 zonas ou subdistritos.

A comarca de Jaguarão, criada em 25 de outubro de 1872, é atualmente de 2.ª entrância, compreendendo os termos de Jaguarão e Arroio Grande.

Jaguarão tomou parte destacada em diversos acontecimentos militares de nossa História, entre os quais a Revolução Farroupilha em 1835 e a Invasão Uruguaia de 27 de janeiro de 1865, quando 1.500 caudilhos "blancos" invadiram e saquearam a cidade, chefiados por Basílio Munhoz. Foi nesta oportunidade que Jaguarão conquistou o título honroso de "Cidade Heróica", quando coronel manoel Pereira Vargas comandou a defesa da cidade.

Fonte: IBGE

DDD de Jaguarão, Rio Grande do Sul

53

Como fazer uma ligação para Jaguarão:

0 + Operadora + 53 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 53 + telefone
  • Vivo: 015 + 53 + telefone
  • Aerotech: 017 + 53 + telefone
  • Claro: 021 + 53 + telefone
  • GVT: 025 + 53 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 53 + telefone
  • TIM: 041 + 53 + telefone
  • Sercontel: 043 + 53 + telefone

CEP de Jaguarão

O Código Postal (CEP) geral de Jaguarão, Rio Grande do Sul, é 96300000.

Prefeito: FAVIO MARCEL TELIS GONZALEZ

Hospitais em Jaguarão - RS

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde jaguarense.

Cartórios na cidade de Jaguarão

Acesse a lista de Cartórios em Jaguarão. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Jaguarão Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Jaguarão - RS e localizar ruas e endereços do município gaúcho.

Previsão do tempo na região jaguarense

Veja a previsão do tempo em Jaguarão: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Jaguarão

Confira as cidades vizinhas de Jaguarão - RS em uma distância de até 50 km.

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Jaguarão através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.6 de 5 estrelas para o Município jaguarense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 13/06/2024 - Jaguarão - Rio Grande do Sul.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+de+Santo+Ant%C3%B4nio

Dia de Santo Antônio

Santo António de Lisboa, viveu na primeira metade do século XIII, em plena Idade Média. Desenvolv...

Saiba Mais
Dia+do+Turista

Dia do Turista

Turista é um visitante que desloca-se voluntariamente por período de tempo igual ou superior a vin...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Esforçai-vos, e animai-vos; não temais, nem vos espanteis diante deles, porque o Senhor vosso Deus é o que vai convosco; não vos deixará nem vos desamparará.
(Deuteronômio 31:6)
Bíblia Online

 

Estados