Início » Rio Grande do Sul » Pedro Osório


Pedro Osório - Rio Grande do Sul



Pedro Osório é uma cidade da região sudeste do estado do Rio Grande do Sul.

O município de Pedro Osório foi emancipado em 3 de abril de 1959 dos municípios de Canguçu e Arroio Grande. Sua sede era formada pela junção das vilas de Cerrito e Olimpo, dividos pelo rio Piratini.

Contribuíram muito para a evolução da região os trens da RFFSA, as olarias à beira do rio Piratini, o gado leiteiro e de corte e os minifúndios.

História da cidade de Pedro Osório

O nome do município é em homenagem ao Coronel Pedro Osório, que tinha terras na localidade, e quando faleceu sua esposa doou as terras e recursos financeiros para a construção dos prédios onde seria alojada a parte administrativa do município, com a condição de que a nova localidade tivesse o nome de seu falecido marido, o que veio a ocorrer.

Localizado à margem direita do Rio Piratini, o Município de Pedro Osório recebeu anteriormente as denominações de Santa Cruz, Paraíso, Ivo Ribeiro, Olimpo. Surgiu em 1872, em terras do Município de Jaguarão.

Gentílico:

Formação Administrativa

Pedro Osório foi elevado à categoria de vila em 1938, quando denominava-se Olimpo.

Pela Lei 3.735, de 03 de abril de 1959, foi criado o Município de Pedro Osório, com sede nas localidades de Olimpo e Cerrito. Em 28 de dezembro de 1995, pela Lei 10.656, Cerrito emancipou-se de Pedro Osório.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: ROGéRIO MICHELON KRAUSE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Pedro Osório: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Pedro Osório? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: