Início » Paraná » Quedas do Iguaçu


Quedas do Iguaçu - Paraná



Quedas do Iguaçu faz parte do estado do Paraná. Sua população estimada pelo IBGE em 2012 é de 40.748 habitantes.

Segundo o Portal Educacional do Estado do paraná, os primeiros moradores do local estabeleceram-se em março de 1911. A região era chamada de Colônia Jagoda, sendo que os primeiros habitantes vieram do Rio Grande do Sul e tinham origens polonesas. O município passou a se chamar Campo Novo e era parte de Laranjeiras do Sul. O município de Quedas do Iguaçu foi criado através da Lei Estadual nº 5.668, de 18 de outubro de 1967, e instalado em 15 de dezembro de 1968, foi desmembrado de Laranjeiras do Sul.

História da cidade de Quedas do Iguaçu

Quando em 1930 a 1932 o estado do Paraná decidiu formar o primeiro núcleo de colonização e povoamento do imenso sertão as margens do Rio Iguaçu, foi realizado um iniciou a propaganda sobre a colonização na região, assim foram aparecendo convênio com representantes do Governo Polonês para que a região fosse povoada por imigrantes poloneses. Para isso foi organizada uma companhia, que recebeu o nome de COMPANHIA MERCANTIL PARANAENSE S/A. Essa companhia com sede em Curitiba, foi responsável pela realização do projeto de colonização de nossas terras. Logo, a colonizadora polonesa os primeiros imigrantes poloneses, vindos do Rio Grande do Sul.

A Colonizadora iniciou a construção de barracões para os imigrantes que aqui estavam. A colônia recebeu o nome de COLôNIA JAGODA (A opção pelo nome ´Jagoda´ (fruto), traduzia a esperança dos imigrantes que aqui estavam, de que a semente lançada germinasse e desse frutos, o que felizmente aconteceu). Naquela época, aqui existiam muitos animais selvagens, o que dificultava as primeiras plantações. Os colonos eram obrigados a derrubarem os pinheiros gigantes que aqui haviam. O primeiro colonizador a chegar com sua família foi José O´Bara. Haviam na colônia Jagoda, logo após a compra pela companhia: farmácia, granja, armazém, matadouro, serraria e escola. Ao todo formavam um grupo de 80 famílias.

Os primeiros colonizadores deixaram várias marcas em nosso município. Por exemplo: onde temos a Praça São Pedro, foi o local onde acamparam alguns desbravadores, hoje considerada a parte central da cidade. Naquela época o transporte utilizado eram apenas carroças e as estradas eram abertas utilizando-se somente de objetos domésticos, como arados, pás, enxadas, etc..Os colonos construíram ali seus ranchos e começaram a exploração de nova terra, onde vivem até hoje.

As primeiras colheitas foram aparecendo e a Companhia Colonizadora era responsável pelo comercio, comprando dos colonos e vendendo em Laranjeiras do Sul. Em 1940, surgiu a primeira serraria movida a água. O nosso município foi durante muito tempo, distrito de Laranjeiras do Sul, do qual foi desmembrado no dia 18 de dezembro de 1967, tornando-se município pela lei 5.668. O município foi oficialmente instalado em 15 de dezembro de 1968. E passou a chamar-se Quedas do Iguaçu.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Campo Novo (ex-povoado), pela lei municipal nº 19, de 28-11-1955, criado com terás desmembrada do distrito de Espigão do Alto, subordinado ao município de Laranjeiras do Sul.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito Campo Novo, figura no município Laranjeiras do Sul.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1963.

Elevado à categoria de município com a denominação de Campo Novo, pela lei estadual nº 5668, de 18-10-1967, desmembrado do município de Laranjeiras do Sul. Sede no antigo distrito de Campo Novo. Constituído de 2 distritos: Campo Novo e Espigão do Alto, ambos desmembrados do município de Laranjeiras do Sul. Instalado em 15-12-1968.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 2 distritos: Campo Novo e Espigão do Alto.

Pela lei estadual nº 6126, de 14-07-1970, o município de Campo Mourão tomou a denominação de Quedas do Iguaçu.

Em divisão territorial datada 1-I-1979, o município de Quedas do Iguaçu é constituído de 2 distritos: Quedas do Iguaçu (ex-Campo Novo) e Espigão do Alto.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1993.

Pela lei estadual nº 10737, de 18-04-1994, desmembra do município de Quedas do Iguaçu o distrito de Espigão Alto. Elevado à categoria de município com a denominação de Espigão Alto do Iguaçu.

Em divisão territorial datada de 1997, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica municipal

Campo Novo para Quedas do Iguaçu, alterado pela lei estadual nº 6126, de 14-07-1970.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Quedas do Iguaçu: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Quedas do Iguaçu? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: