Tudo sobre Itaguajé Estado do Paraná

Informações Gerais sobre a cidade de Itaguajé

Coordenadas geográficas

O município de Itaguajé fica localizado na latitude -22.6183 e longitude -51.9674 e faz parte do estado do Paraná.

Tamanho do Território de Itaguajé

Com um total de 190,374 km², Itaguajé de extensão territorial.

População de Itaguajé

De acordo com dados do IBGE, Itaguajé possui aproximadamente 4.487 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Itaguajé são chamados de itaguajeense.

Administração municipal

Prefeito atual:CRISOGONO NOLETO E SILVA JUNIOR.

História de Itaguajé, Paraná

Ouvir com robot

Itaguajé é uma cidade da região noroeste do estado do Paraná.

Itaguajé nasceu e se desenvolveu com o progresso cafeeiro que se estendeu por todo o estado do Parana. Foi criado em de 26 de novembro de 1951 e instalado em 30 de novembro de 1952, desmembrado de Santo Inácio. O nome Itaguagé, que vem do tupi-guarani (ita+guag), significa "pedra brilhante ou pintada", possivelmente pela existência de cristais de rocha ou quartzo na região. No início dos anos de 1950 chegaram à região onde hoje se localiza o município de Itaguajé, vários migrantes, principalmente vindos do nordeste. Em 1950um dos fundadores da cidade, Sr. Otaviano Matos já chegara com sua família para ali se instalar. Na época havia somente 3 casas. Durante algum tempo Itaguajé pertenceu à comarca de Jaguapitã, hoje pertence a Comarca de Colorado/PR. Seu primeiro Prefeito foi o Sr. José Gregório de Oliveira.

Ruínas Nossa Senhora do Loreto.

História da cidade de Itaguajé Paraná - PR

Remontam ao século XVI as primeiras referências históricas da região onde hoje se situa o Município de Itaguajé e que tem a origem de sua história, nas expedições castelhanas e nas penetrações das bandeiras portuguesas.

Em Itaguajé surgiu um reduto de índios batizados que viviam na redução de Nossa Senhora do Loreto. Esta redução foi fundada pelos padres jesuitas Mazete e Cstaldino, encontra-se à margem esquerda do Rio Paranapanema na confluência deste com o Rio Pirapó, local hoje denomindo Pontal do Paranpanema.

Efetivamente, a região Norte do Paraná, na bacia do Paranapanema, foi a primeira a ser invadida pelos espanhóis que resolveram tomar posse das terras para o Rei de Espanha, destruindo as reduções e os padres espanhóis foram obrigados a abandonar a região; fundando, no local, a Provínica de Guaíra.

Em 1610, os padres jesuítas espanhóis fundaram na Província de Guaíra, ao longo do Rio Paranapanema, entre outras, a Redução de Santo Inácio Mini.

Em 1629, porém os bandeirantes paulistas, na sua luta pela posse das terras, em busca de ouro, comandados por Antonio Raposo Tavares invadiram a Província de Guaíra, destruíram as reduções e expulsaram os Jesuítas e os dominadores castelhanos, reconquistando extensa faixa de terras para o Brasil.

Data, portanto, do início do século XVII, a penetração do território onde hoje se localiza o Município de Itaguajé. Isso, entretanto, não significa que a comuna seja tão antiga, pois muitos anos depois desses acontecimentos, a região voltou ao domínio dos indígenas, para, desaparecidos estes, cair no mais completo abandono.

Em 1924, o Doutor Manuel Firmino de Almeida, engenheiro civil, requereu e obteve do Governo do Estado do Paraná, a concessão de uma gleba de terras devolutas pertencentes ao patrimônio do Estado, dentro das quais se encontravam as ruínas da histórica Redução de Santo Inácio Mini.

Aquele engenheiro fundou na região, decorridos quatro séculos da fundação das Reduções Jesuítas, o povoado de Santo Inácio que, em 1947 figurava como Distrito Administrativo do Município de Jaguapitã.

Por volta de 1950, surgia na área do Distrito de Santo Inácio, uma outra povoação que recebeu a denominação de Boa Esperança.

O Povoado de Boa Esperança, sob o influxo de um bandeirantismo moderno e com a política de loteamento das terras, fixando o homem ao solo, teve rápido desenvolvimento tendo por base, principalmente, a cultura do café que transformou todo o Norte do Paraná.

Em 14 de novembro de 1951, pela Lei Estadual nº 790, o Distrito de Santo Inácio foi elevado à categoria de município e, em função desta mesma Lei, o Patrimônio de Boa Esperança passou à condição de Distrito Administrativo do novo município mas, tendo sua denominação alterada para Itaguajé. Em 1954, Itaguajé foi elevado à categoria de município autônomo, desmembrado que foi do de Santo Inácio.

A denominação do município é de origem indígena e significa: Ita = pedra; Guajé = misteriosa/grande. Itaguajé = Pedra Misteriosa/grande.

Gentílico: itaguajeense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Itaguajé (ex-povoado), pela lei estadual n.º 790, de 14-11-1951, no município de Santo Inácio (ex-redução de Santo Inácio).

Elevado à categoria de município com a denominação de Itaguajé, pela lei estadual n.º 253, de 26-11-1954, desmembrado de Itaguajé. Sede no atual distrito de Itaguajé expovoado de Boa Esperança. Constituído do distrito sede. Instalado em 30-11-1955.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Fonte: IBGE

DDD de Itaguajé, Paraná

44

Como fazer uma ligação para Itaguajé:

0 + Operadora + 44 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 44 + telefone
  • Vivo: 015 + 44 + telefone
  • Aerotech: 017 + 44 + telefone
  • Claro: 021 + 44 + telefone
  • GVT: 025 + 44 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 44 + telefone
  • TIM: 041 + 44 + telefone
  • Sercontel: 043 + 44 + telefone

CEP de Itaguajé

O Código Postal (CEP) geral de Itaguajé, Paraná, é 86670000.

Prefeito: CRISOGONO NOLETO E SILVA JUNIOR

Hospitais em Itaguajé - PR

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde itaguajeense.

Cartórios na cidade de Itaguajé

Acesse a lista de Cartórios em Itaguajé. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Itaguajé Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Itaguajé - PR e localizar ruas e endereços do município paranaense.

Previsão do tempo na região itaguajeense

Veja a previsão do tempo em Itaguajé: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Itaguajé

Confira as cidades vizinhas de Itaguajé - PR em uma distância de até 50 km.

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Itaguajé através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4 de 5 estrelas para o Município itaguajeense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 12/06/2024 - Itaguajé - Paraná.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+do+Correio+A%C3%A9reo+Nacional

Dia do Correio Aéreo Nacional

O Correio Aéreo Nacional (CAN) é um serviço postal militar brasileiro iniciado em 1931. Tem por o...

Saiba Mais
Dia+dos+Namorados

Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a...

Saiba Mais
Dia+Mundial+de+Combate+ao+Trabalho+Infantil

Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil é uma data comemorativa criada pela Organização Int...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.
(Filipenses 4:7)
Bíblia Online

 

Estados