Tudo sobre Escada Estado de Pernambuco

Informações Gerais sobre a cidade de Escada

Coordenadas geográficas

O município de Escada fica localizado na latitude -8.35672 e longitude -35.2241 e faz parte do estado de Pernambuco.

Tamanho do Território de Escada

Com um total de 342,201 km², Escada de extensão territorial.

População de Escada

De acordo com dados do IBGE, Escada possui aproximadamente 68.448 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Escada são chamados de escadense.

Administração municipal

Prefeito atual:MARIA JOSE FIDELIS MOURA GOUVEIA.

História de Escada, Pernambuco

Ouvir com robot

Escada faz parte do estado de Pernambuco.Distante a 63 km da capital permanbucana,Recife.

Primitivamente o município foi uma aldeia de índios das tribos Potiguaras, Tabujarés e Mariquitos(Indeterminado,pois os arquivos que provam a existênçias dessas tribos foram perdidos na histórica cheia de setenta que a atingiu). O nome "Escada" provém da capela erguida por missionários da Congregação do Oratório, vinda de Portugal para a catequese dos índios. Como a capela estava localizada no alto do terreno, foi construída uma escada para dar acesso a um "nicho" em louvor a Nossa Senhora d′Apresentação, que ficou conhecida como Nossa Senhora da Escada. O distrito de Escada foi criado pela Carta Régia de 27 de abril de 1786 e por Lei Municipal em 6 de março de 1893. A Lei Provincial nº 326, de 19 de abril de 1854, criou o município de Escada, com território desmembrado do município do Cabo de Santo Agostinho. A sede municipal foi elevada à cidade pela Lei Provincial nº 1.093, de 24 de maio de 1873. É formado pela Sede Administativa, distritos de Massuassú e Frexeiras.

As origens históricas do rico florescente município da Escada, remotendo-se a um aldeia de índios das tribos Meriquitos. Potiguares e Tabajares, fundada em época muito remota, porém existentes em 1685, com a denominação de Aldeia de Nossa Senhora da Escada de Ipojuca. O Governador da província de Pernambuco, João da Costa Souto Maior, escreveu uma carta ao sargento-mor, comandante da Aldeia, determinado-lhe que fizesse os índios abandonarem o mato para se recolherem aos ranchos de Aldeia, continuassem com as obras da igreja e cuidassem da lavoura, ao mesmo tempo o Governador dava várias instruções sobre o bom regime moral e vida cristã dos índios. Situada a Aldeia à margem esquerda do rio Ipojuca, na distância de 10 léguas da praça do Recife e incumbia aos padres da Madre de Deus a direção espiritual dos índios, reza a tradição, que erigiram logo aqueles padres um oratório no alto da colina ao redor da qual estendia-se o aldeiamento, para cuja subida executaram uma escala de degraus cavados na argila e que desta circunstância vem a denominação de Nossa Senhora da Escada dada à Padroeira do Oratório, cuja imagem foi encontrada pelos índios no leito do rio Ipojuca, apesar de ter ela a inovação de Nossa Senhora da Apresentação. Em 1757, segundo relata Sebastião Galvão, tendo em vista documentos vários, observa-se que a Aldeia já era Povoação. Aumentando dia a dia a população vários. Aumentando dia a dia a população do povoado, não apenas de índios, mas de colonos que, para ali acorriam em busca de amanho de terras tão férteis.

História da cidade de Escada Pernambuco - PE

As origens históricas do rico florescente município da Escada, remotendo-se a um aldeia de índios das tribos Meriquitos. Potiguares e Tabaiares, fundada em época muito remota, porém existentes em 1685, com a denominação de Aldeia de Nossa Senhora da Escada de Ipojuca. O Governador da província de Pernambuco, João da Costa Souto Maior, escreveu uma carta ao sargento-mor, comandante da Aldeia, determinado-lhe que fizesse os índios abandonarem o mato para se recolherem aos ranchos de Aldeia, continuassem com as obras da igreja e cuidassem da lavoura, ao mesmo tempo o Governador dava várias instruções sobre o bom regime moral e vida cristã dos índios. Situada a Aldeia à margem esquerda do rio Ipojuca, na distância de 10 léguas da praça do Recife e incumbia aos padres da Madre de Deus a direção espiritual dos índios, reza a tradição, que erigiram logo aqueles padres um oratório no alto da colina ao redor da qual estendia-se o aldeiamento, para cuja subida executaram uma escala de degraus cavados na argila e que desta circunstância vem a denominação de Nossa Senhora da Escada dada à Padroeira do Oratório, apesar de ter ela a inovação de Nossa Senhora da Apresentação. Em 1757, segundo relata Sebastião Galvão, tendo em vista documentos vários, observa-se que a Aldeia já era Povoação. Aumentando dia a dia a população vários. Aumentando dia a dia a população do povoado, não apenas de índios, mas de colonos que, para ali acorriam em busca de amanho de terras tão férteis.

Gentílico: escaladense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Escada, por Carta Régia de 27-04-1786 e por lei municipal de 06-03-1893, subordinado ao município de Cabo.

Elevado à condição de vila com a denominação de Escada, pela lei provincial nº 326, de 19-04-1854, desmembrado de Cabo. Constituído do distrito sede. Instalado em 09-101854.

Elevado à condição de cidade e sede do município com a denominação Escada, pela lei provincial nº 1093, de 24-05-1873.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município aparece constituído de 2 distritos: Escada e Frecheiras.

Em divisões administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 2 distritos: Escada e Freixeiras.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 2 distritos: Escada e Frexeiras ex-Freixeiras.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Escada e Frexeiras.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

DDD de Escada, Pernambuco

81

Como fazer uma ligação para Escada:

0 + Operadora + 81 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 81 + telefone
  • Vivo: 015 + 81 + telefone
  • Aerotech: 017 + 81 + telefone
  • Claro: 021 + 81 + telefone
  • GVT: 025 + 81 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 81 + telefone
  • TIM: 041 + 81 + telefone
  • Sercontel: 043 + 81 + telefone

CEP de Escada

O Código Postal (CEP) geral de Escada, Pernambuco, é 55500000.

Prefeitura Municipal de Escada
Endereço: Rua João Namuel Pontual,146, Jaguaribe, Escada - PE, CEP: 55500000
Telefone / Fax:(81) 3534-1046 (81) 3534-1046
Prefeito: MARIA JOSE FIDELIS MOURA GOUVEIA

Hospitais em Escada - PE

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde escadense.

Cartórios na cidade de Escada

Acesse a lista de Cartórios em Escada. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Escada Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Escada - PE e localizar ruas e endereços do município pernambucano.

Notícias sobre Escada

Confira as últimas notícias de hoje em Escada.

Previsão do tempo na região escadense

Veja a previsão do tempo em Escada: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Escada

Confira as cidades vizinhas de Escada - PE em uma distância de até 50 km.

Primavera - 14.6 km
Ipojuca - 18.4 km
Ribeirão - 23.3 km
Amaraji - 24.9 km
Sirinhaém - 28.4 km
Chã Grande - 28.8 km
Gameleira - 30.4 km
Pombos - 30.6 km
Moreno - 31.6 km
Rio Formoso - 34.5 km

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Escada através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.5 de 5 estrelas para o Município escadense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 26/02/2024 - Escada - Pernambuco.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+do+Comediante

Dia do Comediante

Dia 26 de fevereiro é o dia daquelas pessoas que nos fazem chorar… de tanto rir! A comédia é u...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.
(Filipenses 1:6)
Bíblia Online

 

Estados