Tudo sobre Serra Branca Estado da Paraíba

Informações Gerais sobre a cidade de Serra Branca

Coordenadas geográficas

O município de Serra Branca fica localizado na latitude -7.48034 e longitude -36.666 e faz parte do estado da Paraíba.

Tamanho do Território de Serra Branca

Com um total de 687,535 km², Serra Branca de extensão territorial.

População de Serra Branca

De acordo com dados do IBGE, Serra Branca possui aproximadamente 13.630 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Serra Branca são chamados de serra-branquense.

Administração municipal

Prefeito atual:VICENTE FIALHO DE SOUSA NETO.

História de Serra Branca, Paraíba

Ouvir com robot

Serra Branca é uma cidade localizada na microrregião do Cariri Ocidental, estado da Paraíba. Sua população em 2012 foi estimada pelo IBGE em 13.101 habitantes, distribuídos em 738 km² de área.

Serra Branca foi habitada por índios cariris, hábeis oleiros. Próximo de [Campina Grande]], que se iniciava como vila comercial e caminho de tropeiros, atraiu habitantes de outros lugares interessados em adquirir terras férteis. A primeira fazenda de gado, implantada por volta de 1820, recebeu o nome de Jericó. Em 1825 chegou José Pequeno e fundou uma propriedade às margens do rio Porção, com o objetivo de se proteger das grandes estiagens. Pouco tempo depois, Francisco Aprígio de Vasconcelos Brandão, instalando sua propriedade, comprou terras dos herdeiros de Souza Leão, talvez um dos primeiros moradores do local. Vindo de Recife, em 1877, Antero da Cunha Torreão, fixou-se como comerciante e proprietário da fazenda Melada. Com ele, veio Francisco José Limeira que, em 1889, doou terras para a construção da capela. Em 1943, o topônimo foi mudado para Itamorotinga - em tupi: pedra-mó-toda-branca, ou simplesmente, pedra branca, alusão à serra Jatobá. Nessa época, Serra Branca ainda pertencia, como distrito, ao antigo município de São João do Cariri, cidade histórica, vizinha de Serra Branca, que tinha, na sua comarca e jurisdição administrativa, um grande número de distritos e localidades. Com o antigo nome de Serra Branca, o distrito foi elevado merecidamente à Cidade em 1947 e nela fixava a sede do Município, situação que permaneceu até 1951. A emancipação política foi alcançada em 1960, sendo o distrito de Serra Branca elevado à categoria de cidade, desmembrado do antigo município de São João do Cariri. Dái por diante, Serra Branca desenvolveu-se consideravelmente, ganhando destaque na economia da região.

Sua economia baseia-se na agricultura de subsistência, comércio e principalmente no funcionalismo público. As principais culturas são milho e feijão. Na pecuária predomina a criação de caprinos e ovinos. Existe também uma pequena indústria de beneficiamento da castanha de caju na comunidade das Duas Serras (zona rural). Podemos observar também o crescimento da Piscicultura artesanal (com uma associação de pescadores)e da Apicultura em pequena produção.

História da cidade de Serra Branca Paraíba - PB

A REGIãO do Cariri foi habitada por índios cariris, hábeis oleiros. Próximo de Campina Grande, que se iniciava como vila comercial e caminho de tropeiros, atraiu habitantes de outros lugares interessados em adquirir terras férteis.

A primeira fazenda de gado, implantada por volta de 1820, recebeu o nome de Jericó. Em 1825 chegou José Pequeno e fundou uma propriedade às margens do rio Porção, com o objetivo de se proteger das grandes estiagens.

Pouco tempo depois, Francisco Aprígio de Vasconcelos Brandão, instalando sua propriedade, comprou terras dos herdeiros de Souza Leão, talvez um dos primeiros moradores do local.

Vindo de Recife, em 1877, Antero da Cunha Torreão, fixou-se como comerciante e proprietário da fazenda Melada. Com ele, veio Francisco José Limeira que, em 1889, doou terras para a construção da capela.

Em 1943, o topônimo foi mudado para Itamorotinga - em tupi: pedra-mó-toda-branca, ou simplesmente, pedra branca, alusão à serra Jatobá.

Com o antigo nome de Serra Branca foi elevada à Cidade em 1947 e nela fixava a sede do Município, situação que permaneceu até 1951. A emancipação política foi alcançada em 1960.

Gentílico: serra-branquense

Formação Administrativa

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, figura no município de São João do Cariri

o distrito de Serra Branca.Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.Pelo decreto-lei nº 520, de 31-12-1943, o distrito Serra Branca passou a denominar-se

Itamorotinga.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Itaporanga ex-Serra Branca, figura no município de São João do Cariri.

Por ato das disposições transitórias constitucionais deste Estado promulgado em 11-06-1947, o distrito Serra Branca ex-Itamorotinga passa a ser a sede do município.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Serra Negra ex-Itamorotinga, figura com sede no município de São João do Cariri.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Elevado à categoria de municipio com a denominação de Serra Branca, pela lei estadual nº 2065, de 27-04-1959, desmembrado de São João do Cariri. Sede no antigo distrito de Serra Branca. Constituído de 4 distritos: Serra Branca, Coxixola, Santa Luzia do Cariri e Sucuru, todos desmembrados do município de São João do Cariri. Instalado em 10-04-1960.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 4 distritos: Serra Branca, Coxixola, Santa Luzia do Cariri e Sucuru

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991.

Pela lei estadual nº 5910, de 29-04-1994, desmembra do município de Serra Branca o distrito de

Coxixola. Elevado à categoria de município.Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído de 3 distritos: Serra Branca, Santa Luzia do Cariri e Sucuru.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alterações toponímicas distritais

Serra Branca para Itamorotinga alterado, pelo decreto-lei estadual nº 520, de 31-12-1943. Itamorotinga para Serra Branca alterado, por Ato das Disposições Transitórias Constitucionais do Estado da Paraíba Promulgado em 11-06-1947.

Fonte: IBGE

DDD de Serra Branca, Paraíba

83

Como fazer uma ligação para Serra Branca:

0 + Operadora + 83 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 83 + telefone
  • Vivo: 015 + 83 + telefone
  • Aerotech: 017 + 83 + telefone
  • Claro: 021 + 83 + telefone
  • GVT: 025 + 83 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 83 + telefone
  • TIM: 041 + 83 + telefone
  • Sercontel: 043 + 83 + telefone

CEP de Serra Branca

O Código Postal (CEP) geral de Serra Branca, Paraíba, é 58580000.

Prefeitura Municipal de Serra Branca
Endereço: Av. Deputado Alvaro Gaudêncio, 60, Centro, Serra Branca - PB, CEP: 58580000
Telefone / Fax:(83) 3354-1313 (83) 3354-1142
Prefeito: VICENTE FIALHO DE SOUSA NETO

Hospitais em Serra Branca - PB

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde serra-branquense.

Cartórios na cidade de Serra Branca

Acesse a lista de Cartórios em Serra Branca. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Serra Branca Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Serra Branca - PB e localizar ruas e endereços do município paraibano.

Notícias sobre Serra Branca

Confira as últimas notícias de hoje em Serra Branca.

Previsão do tempo na região serra-branquense

Veja a previsão do tempo em Serra Branca: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Serra Branca

Confira as cidades vizinhas de Serra Branca - PB em uma distância de até 50 km.

Coxixola - 17.2 km
Parari - 19.0 km
Santo André - 29.3 km
Sumé - 31.3 km
Gurjão - 32.1 km
Caraúbas - 32.8 km
Livramento - 33.4 km
Congo - 34.5 km
Taperoá - 35.1 km

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Serra Branca através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4 de 5 estrelas para o Município serra-branquense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 02/03/2024 - Serra Branca - Paraíba.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+Nacional+do+Turismo

Dia Nacional do Turismo

Dia Nacional do Turismo celebra-se a 2 de Março. Dia Nacional do Turismo pretende valorizar as ati...

Saiba Mais
Dia+da+Ora%C3%A7%C3%A3o

Dia da Oração

O Dia Mundial da Oração é comemorado em todo o mundo na primeira sexta-feira do mês de março. ...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
(Gálatas 5:22-23)
Bíblia Online

 

Estados