Início » Paraíba » Congo


Congo - Paraíba



Congo é uma cidade localizada na microrregião do Cariri Ocidental, estado da Paraíba. Sua população em 2012 foi estimada pelo IBGE em 4.692 habitantes, distribuídos em 274 km² de área.

Cidade próxima à confluência dos rios Paraíba e da Serra, possui casario colonial modesto e bem conservado. Ponto de partida para a Barra do rio e Campo do Velho.

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.

História da cidade de Congo Paraíba - PB

Os primeiros prédios da atual cidade foram uma capela uma casa construídas em 1836 por um preto velho, conhecido pela alcunha de "Congo" quem, segundo alguns historiadores teria sido escravo e de origem congloesa, daí a origem do topônimo.

O pequeno templo e o casebre foram edificados em uma porção de terras doada pelo Capitão José Rodrigues Correia que desde o ano de 1830 havia implantado uma fazenda de gado juntamento com sua esposa D. Emerenciana Campos de Jesus na região do município.

Durante alguns tempos o município passou a ser chamado de Santa Ana do Cariri, voltando posteriormente a denominação original.

O povoado foi elevado a categoria de distrito pela Lei nº 480, de 17 de novembro de 1871 e a sua atual igreja matriz foi construída em 1947.

O desenvolvimento econômico, social e político do município foi impulsionado pelo Coronel Francisco Lourenço da Costa, Sr. Zeferino Alves Feitosa e o Coronel Francisco Travassos, além da família Campos.

Gentílico: congoense

Formação Administrativa

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município de São João do Cariri, o distrito de Santana do Congo.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo decreto-lei estadual nº 1164, de 15-11-1938, o distrito de Santana do Congo, passou a denominar-se simplesmente Congo.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito já denominado Congo, figura no município de São João do Cariri.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Elevado à categoria de município com a denominação de Congo, pela lei estadual nº 2064, de 24-04-1959, desmembrado de São João do Cariri. Sede no antigo distrito de Congo. Constituído do distrito sede. Instalado em 15-05-1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

Santana do Congo para Congo alterado, pelo decreto-lei estado nº 1164, de 15-11-1938.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Congo: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Congo? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: