Início » Minas Gerais » Simão Pereira


Simão Pereira - Minas Gerais



Simão Pereira faz parte do estado de Minas Gerais.

Simão Pereira de Sá, português, casado com Anna de Boucan de ascendência francesa, tinha um sítio no "Caminho das Minas", o qual recebeu carta de sesmaria em 5 de outubro de 1715, e foi marco inicial de uma povoação, que ,posteriormente em 1718, foi criada a freguêsia de Nossa Senhora da Glória. Posteriormente foi criado nas adjacências o município de Simão Pereira, em homenagem ao seu primeiro povoador ou desbravador.

Sua população estimada em 2004 era de 2.512 habitantes.

História da cidade de Com a abertura do Caminho Novo para as minas de ouro e diamantes, a Coroa Portuguesa precisou atender as necessidades agrícolas e povoadoras em seu percurso. A solução encontrada foi a concessão de sesmarias. O primeiro contemplado foi Simão Pereira de Sá, por volta de 1708.

Na fazenda Boa Sorte, as margens do Caminho Novo, logo se formou um arraial. Em 1858, a povoação tornou-se vila, com o nome de São Pedro de Alcântara. Em 1890, foi elevada a distrito, integrando o município de Juiz de Fora e, posteriormente, o de Matias Barbosa. Emancipou-se em dezembro de 1962.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: Deise Cristina Barreto

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Simão Pereira: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Simão Pereira? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: