Início » Minas Gerais » Pequeri


Pequeri - Minas Gerais



Pequeri faz parte do estado de Minas Gerais. Encontra-se na Zona da Mata mineira. A população avaliada em 2010 era de 3.165 habitantes.

Pequeri foi fundada por Marcelino Dias Tostes e por Manoel Gervásio que construíram a capela de São Pedro na divisa das Fazendas São Pedro e Piquiri. Posteriormente, a vila recebeu várias famílias de imigrantes italianos que ajudaram na colonização da área. Antes de sua emancipação em 1953, foi distrito de Juiz de Fora, Mar de Espanha e Bicas (de quem se emancipou). Em tupi-guarani "piquiri" significa "rio do peixinhos". Quando era distrito de Bicas era conhecida como São Pedro do Pequeri.

As principais festas da cidade são o Carnaval e a festa em comemoração a Imigração Italiana denominada CARNEVALLE, que acontece no mês de setembro.

História da cidade de Ao norte do Município estabeleceu-se o Major Marcelino Dias Tostes, ex-combatente da Campanha no Paraguai. à sua Fazenda denominou-se "Piquiri". Ao Sul, Manoel Gervásio da Silva Fialho, criou a sua Fazenda a que denominou Fazenda São Pedro. Uma das famílias colonizadoras da região e que teve papel muito importante no desenvolvimento local foi a dos Dutra de Morais, sendo o membro mais proeminente o Dr. Antero Dutra de Morais, Médico e Senador.

ORIGEM DO TOPôNIMO:

Entre as propriedades agrícolas mencionadas, a Fazenda "Piquiri", vocábulo de origem tupi, que significa "Rios dos Peixinhos", e a Fazenda "São Pedro", havia um terreno plano banhado por alguns córregos; veio dessa particularidade a escolha das terras onde posteriormentre iria fundar-se o arraial, que por isso, tomou o nome de "São Pedro do Piquiri". Em 1923 a grafia doi alterada e suprimida a primeira parte do nome, passando o já então Município a denominar-se "Pequeri".

OCUPAçãO DO TERRITóRIO:

A agropecuária foi o fator predominante na formação do futuro Município, cujo início, sugundo se sabe, deu-se entre 1860 e 1870. Mais tarde a mineração consolidou o desenovolvimento da região, com a descoberta de jazidas de Feldspato, Quartzo e calcáreos diversos, possbilitando a implantação das indústrias de beneficiamento de minerais, ao lado da Agricultura e a Pecuária leiteira, que , contudo, mantém seu importante pepel na esconomia local.

EMANCIPAçãO:

Município da Zona da Mata Mineira, criado pela Lei nº 1039, de 12/12/1953, com território desmembrado do Município de Bicas. O Patrimônio da capela de São Pedro foi instituido pelo Capitão Marcelino Dias Tostes e Manoel Gervásio da Silva Fialho, conforme escrituta de 10/09/1887. O Povoado de São Pedro, no Município de Juiz de Fora, foi elevado a Distrito pelo decreto nº 73, de 16/05/1890. No mesmo ano, foi alterada a denominação do Distrito de São Pedro para São Pedro do Pequeri, pelo decreto nº 162, de 11/08/1890. Na divisão administrativa de 1911, o Distrito figura no Município de Mar de Espanha. Pela Lei nº 843, de 07/09/1923, foi a denominação reduzida para "Pequeri" e anexado ao Município de Bicas, criado pela mesma Lei. Em 1953 foi criado o Município de Pequeri, com território desmembrado de Bicas, conforme a Lei 1039 de 12/12/1953 e é atualmente constituido de um único Distrito.

Pertence a Comarca de Bicas

GENTíLICO: Pequeriense

Fonte: Arquivos históricos da Agência do IBGE em Bicas

Autor do Histórico: LEONARDO LUIZ CABRAL

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Pequeri: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Pequeri? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: