Início » Minas Gerais » Raul Soares


Raul Soares - Minas Gerais



Raul Soares é uma cidade do Estado de Minas Gerais.

O topônimo se refere ao ex-presidente do estado de Minas Gerais Raul Soares de Moura (1922 - 1924), cargo hoje chamado de governador de estado, sendo então uma homenagem a este político.

Os primeiros habitantes desta terra foram os índios Boachás, que povoavam as ricas montanhas do córrego que hoje herdou esse nome. Os primeiros posseiros foram Domingos de Lana e Cassimiro de Lana, que aqui chegaram em 20 de janeiro de 1837, vindos de Mariana (MG). Depois que expulsaram os índios de suas terras, tomaram posse das ricas montanhas do Córrego do Boachá deixando aqui seus colonos para manter a posse das mesmas.

História da cidade de Foram Casemiro e Domingos Lana, dois irmãos, os primeiros posseiros da região localizada entre os rios Matipó e Santana, onde hoje existe a cidade de Raul Soares, sede distrital do município do mesmo nome. Foram esses dois homens os primeiros elementos civilizados que deram ao local cores do progresso. Posteriormente venderam suas terras a terceiros, até que as irmãs de Francisco Alves de Vale, suas herdeiras, deliberaram doar algumas partes das terras ao patrimônio de uma igreja a ser construída em honra a São Sebastião. a região era extremamente palustre, cheia de charcos, e foi com o intuito de obter as graças do Santo para o abrandamento das epidemias que passavam, que se realizou a referida doação. No início, a povoação chamou-se São Sebastião de Entre Rios e foi ainda com esse nome que passou a distrito, pela Lei do município de Ponte Nova, número 146, de 3 de fevereiro de 1902. Em 1911 pertencia ao município de Rio Casca. Pela Lei estadual nº 843, de 7 de setembro de 1923, o distrito de São Sebastião de Entre Rios foi desmembrado de Rio Casca, com a sede distrital elevada à categoria de vila, passando a integrar o município de Matipó. A Lei estadual nº 862, de 19 de setembro de 1924, alterou para Raul Soares o topônimo.

O município é composto atualmente pelos distritos de Raul Soares (sede), Bicuíba, Santana do Tabuleiro, São Sebastião do óculo, São Vicente da Estrela e Vermelho Velho.

O Município é sede de comarca.

LOCALIZAçãO DO MUNICíPIO

Situa-se na Zona da Mata de Minas Gerais, com aspecto geral do seu território mantanhoso, com área da unidade territorial atualmente de 771 km2, dado a emancipação da distrito de Vermelho Novo, conforme Lei nº 12.030, de 21 de dezembro de 1995.

A sede municipal, situada a 294 metros de altitude, tem como coordenadas geográficas -20º 06′ 07" S e -42º 27′ 09" W. Gr., a uma distância de 222 km da capital estadual.

Fonte: IBGE - FUNDçãO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATíSTICA IBGE - ENCICLOPéDIA DOS MUNICíPIOS BRASILEIROS

Autor do Histórico: ADELIMáRCIO LEONIDAS VIANA GONçALVES

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Raul Soares: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Raul Soares? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: