Início » Minas Gerais » Santa Bárbara do Leste

Santa Bárbara do Leste - Minas Gerais

Disponibilizamos uma lista de hotéis com ótimos preços no município de Santa Bárbara do Leste e arredores.

Santa Bárbara do Leste faz parte do estado de Minas Gerais. A população avaliada em 2008 era de 7.717 habitantes.

O topônimo deve seu nome à Santa Bárbara, padroeira local.

A história do Município tem início em 1890, com a chegada de Luciano Corrêa de Faria e Vicente Gomes, grandes fazendeiros e possuidores de vários bens. Com o objetivo de construir uma capela os proprietários doaram um terreno e se reuniram com Henrique Viana Guedes e Joaquim José Ferreira Campos para , juntos, conseguirem donativos para a construção da Capela de Santa Bárbara, concluída dois anos depois.

História da cidade de Santa Bárbara do Leste

A história do município tem seu início por volta de 1890, com a chegada de Luciano Corrêa de Faria e Vicente Gomes, grandes fazendeiros e possuidores de vários bens. Eles doaram um terreno e se reuniram com Henrique Viana Guedes e Joaquim José Ferreira Campos para, juntos, conseguirem donativos para a construção de uma capela dedicada a Santa Bárbara, e concluída dois anos depois.

Até então, Santa Bárbara pertencia ao arraial de São Sebastião do Sacramento, município de Manhuaçu. Em 1992, Santa Bárbara do Leste emancipou-se.

Formação Administrativa

Em divisãoes territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Caratinga o distrito de Santa Bárbara.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Santa Bárbara permanece no município de Caratinga.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1991.

Elevado à categoria de município com a denominação de Santa Bárbara do Leste, pela Lei Estadual n°. 10704, de 27-04-1992, desmembrado de Caratinga.

Sede no antigo distrito de Santa Bárbara do Leste (ex-Santa Bárbara). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1997, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: www.citybrazil.com.br

Ajude a Construir a Histórias da cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Estados





Compartilhe Esta Página: