Início » Minas Gerais » Coqueiral

Município de Coqueiral

Tudo sobre Coqueiral - Estado de Minas Gerais


Coqueiral é um município que pertence ao Estado de Minas Gerais, o tamanho total de seu território é 296,163 km², a população estimada segundo dados do IBGE (2018) é de 9.191 habitantes, quem nasce em Coqueiral (gentilício) chama-se: coqueirense.
As coordenadas geográficas de Coqueiral, Minas Gerais são: latitude: -21.1858 e longitude: -45.4366, atualmente a cidade é administrada por ROSSANO DE OLIVEIRA do PMDB.

Avaliação geral do município: 4.8 / 5 para Coqueiral por Cidades do meu Brasil em 7 dezembro 2018

Coqueiral faz parte do estado de Minas Gerais. A população avaliada em 2004 era de 9.816 habitantes.

Seguindo a vocação caminheira e ousada de seus ancestrais, de Taubaté, em São Paulo, partiu bem escudado Matias da Silva Borges. Um forte descendente de bandeirantes piratininganos, em cujas veias corria o sangue fervente de violador de sertões e plantador de cidades. Por volta de 1767, esses sertanistas garimpeiros chegaram a essa terra, lugar exato onde hoje está construída a Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, e, em plena floresta multi-secular, fizeram seu primeiro acampamento. Foi com uma prece à sombra da cruz abençoadora do alvorecer do Brasil, que os descobridores renderam ao alto suas graças. Nos dias seguintes à chegada, deixando ainda acesso o lume, a caravana de homens de espadagão à cinta, chapéu de abas largas, tomou o rumo do Morro do Chapéu, na esperança de ouro localizar. A preciosidade não foi encontrada, mas Matias Borges no local decidiu ficar, fundando assim o povoado do Espírito Santo dos Sertões. Não achou as suspiradas gemas e muito menos as sonhadas esmeraldas cor da esperança, mas como os seus antepassados, que plantavam em cada cruz que levantaram a semente de tantas cidades do Brasil, semeou nas terras o embrião do que hoje é o município de Coqueiral.

Logo após a fundação, Matias Borges promoveu a vinda de sua esposa, Mariana Joaquina do Sacramento, que veio acompanhada de parentes e outros companheiros, com os quais pouco tempo depois foi rezado o primeiro culto. Feita a profissão de viva crença em um Deus, que não era um simples Tupan, o fundador e seus companheiros iniciaram as suas atividades agrícolas, tratando, sobretudo da lavoura de cana de açúcar. Havia ainda a carência de mão de obra para a lavoura e de gente para povoar o recém-fundado povoado, Matias então providenciou a vinda de novos companheiros, que por sua vez atraíram outros. Espalhada a notícia, pouco tempo depois, de São João Del Rei aportou nas terras, o Capitão João Manoel de Siqueira Lima e seus amigos. De acordo com os registros, o casal Matias Borges e Mariana Joaquina, teve apenas dois filhos; João e José Matias Borges, que venderam suas heranças. Ao que se sabe os filhos do fundador não deixaram filhos; sabe-se apenas, pelo relato de pessoas que residiam no local, que mortos, no velho cemitério aldeão, foram sepultados.

História da cidade de COQUEIRAL MINAS GERAIS

Por volta de 1767, procedente de Taubaté, uma bandeira chefiada por Matias da Silva Borges acampou no local onde se encontra a atual Igreja Matriz de Coqueiral. Integravam a caravana João de Castro Lobo (descendente de Fernão Dias), Manoel Correa Velho e outros, que dali partiram rumo ao "Morro do Chapéu", alcançando o ribeirão Grande, hoje ribeirão do Cascalho, até o ribeirão dos Pinheiros, sempre à busca de ouro. Sem resultado favorável, voltaram ao ponto de partida e deliberaram fixar-se no lugar, dando início à fundação do povoado que chamaram Espírito Santo dos Sertões e Sapê.

Matias da Silva Borges providenciou a vinda de parentes, amigos e escravos e a comunidade desenvolveu-se com a introdução do plantio de lavouras. Em 1.806 Matias da Silva Borges e sua esposa, Mariana Joaquina do Sacramento, doaram terrenos para ereção de uma capela, dedicada ao Divino Espírito Santo, que se tornou o Padroeiro. O povoado recebia novos moradores, voltados à atividade agrícola, aparecendo a cultura do café como fator de progresso da localidade, cujo nome teve as variações: Divino Espírito Santo do Coqueiral, Ermida do Espírito Santo dos Coqueiros e Espírito Santo dos Coqueiros.

O topônimo Coqueiral originou-se da grande quantidade de palmeiras (coqueiros) ali existentes.

GENTíLICO: Coqueirense.

FORMAçãO ADMINISTRATIVA :

Distrito criado com a denominação de Espírito Santo dos Coqueiros, por Lei Provincial nº 729, de 18 de maio de 1855 e por Lei Estadual nº 2, de 14 de setembro de 1891. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, figura no Município de Campos Gerais o Distrito de Coqueiros. Nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de 1-IX-1920, figura no Município de Campos Gerais o Distrito de Espírito Santo dos Coqueiros. Por Lei Estadual nº 843, de 7 de setembro de 1923, o Distrito de Espírito Santo dos Coqueiros passou a denominar-se Coqueiral, e doi transferido do município de Campos Gerais para o Município de Dores da Boa Esperança sem uma parte do território que se incorporou ao distrito da sede daquele município. Por efeito da citada Lei 843, o Distrito de Coqueiral figura no Município de Dores da Boa Esperança - assim permanecendo em divisão administrativa referente ao ano de 1933 e em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, bem como no quadro anexo ao Decreto-Lei Estadual nº 148, de 17 de dezembro de 1938, o Município de Dores da Boa Esperança passou a denominar-se Boa Esperança. Em 1939-1943, o Distrito de Coqueiral figura no Município de Boa Esperança - assim permanecendo no quadro fixado pelo Decreto-Lei Estadual 1058, de 31 de dezembro de 1943, para vigorar no quinquênio 1944-1948. Elevado à categoria de Município pela Lei nº 336, de 27-XII-1948 que fixou o quadro territorial para 1949-1953, composto apenas de 1 distrito, Coqueiral, comarca de Boa Esperança. Figura no quadro fixado pela Lei nº 1039, de 12-XII-1953 para 1954-58 composto dos distritos de Coqueiral e Frei Eustáquio, comarca de Boa Esperança.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

SíNTESE ESTATíSTICA:

Fonte: IBGE

DDD da Cidade Coqueiral,MG

35

Como fazer uma ligação para a cidade de Coqueiral:

0+Operadora+35+Telefone de destino

Como ligar para Coqueiral pela

CTBC Telecom:012 + 35 + telefone
Vivo:015 + 35 + telefone
Aerotech:017 + 35 + telefone
Claro:021 + 35 + telefone
GVT:025 + 35 + telefone
Oi Telemar:031 + 35 + telefone
TIM:041 + 35 + telefone
Sercontel:043 + 35 + telefone

Código de Endereçamento Postal do município Coqueiral-MG

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de Coqueiral Minas Gerais o CEP geral é 37235000.

Prefeitura Municipal de Coqueiral

Endereço: Rua Minas Gerais, 62, Vila Sônia, Coqueiral - MG, CEP: 37235000
Telefone / Fax: (35) 3855-1166
Prefeito: ROSSANO DE OLIVEIRA do PMDB

Médicos no município de Coqueiral - Minas Gerais

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde coqueirense.

Relação de Cartórios no município de Coqueiral MG

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em Coqueiral com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Mapa de Coqueiral Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Coqueiral-MG, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município mineiro.

Hotéis e Pousadas na cidade de Coqueiral

Booking.com

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de Coqueiral, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Vagas de emprego em Coqueiral

Tratorista
Vaga cadastrada em 18/04/2019
Coqueiral - MG

Tratorista Será responsável em exercer a função de tratorista, operador de máquinas, trabalhador rural. Beneficios: Formação Acadêmica: Ensino fundamental completo. Experiência: Experiência como tratorista. Salário: A combinar Cargo: ...

Mais vagas...


Últimas Notícias da cidade de Coqueiral

Acesse aqui as últimas notícias da cidade de Coqueiral, além de vídeos e twitters sobre o município.

Previsão do Tempo na cidade de Coqueiral do Estado de Minas Gerais

Condições de Tempo Hoje (24/04/2019), Coqueiral - MG:

Céu limpo (noite)

Temperatura: 21º C
Humidade do Ar: 82%
Velocidade do Vento: 6 km/h

Previsão para os próximos dias:

25/04/2019 - Parcialmente nublado (dia). Max: 26 Min: 17
26/04/2019 - Parcialmente nublado (dia). Max: 26 Min: 17
27/04/2019 - Tempo bom (dia). Max: 27 Min: 15
28/04/2019 - Parcialmente nublado (dia). Max: 27 Min: 16
29/04/2019 - Relâmpagos e chuvas isoladas. Max: 21 Min: 16

Municípios vizinhos de Coqueiral

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de Coqueiral-MG em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.

Santana da Vargem - 9.33 km
Boa Esperança - 16.5 km
Nepomuceno - 21.5 km
Três Pontas - 21.8 km
Aguanil - 27.3 km
Cana Verde - 32.1 km
Campos Gerais - 33.6 km
Cristais - 35.7 km
Campo Belo - 36.8 km
Perdões - 37.4 km
Carmo da Cachoeira - 38.1 km
Ribeirão Vermelho - 38.6 km

Ajude a Divulgar a Histórias da cidade: Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Município de Coqueiral: Imagens da cidade e Região

Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em Coqueiral através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!

imagem de Coqueiral Minas Gerais n-1
imagem de Coqueiral Minas Gerais n-2
imagem de Coqueiral Minas Gerais n-3
imagem de Coqueiral Minas Gerais n-4
imagem de Coqueiral Minas Gerais n-5
imagem de Coqueiral Minas Gerais n-6
imagem de Coqueiral Minas Gerais n-7
imagem de Coqueiral Minas Gerais n-8
imagem de Coqueiral Minas Gerais n-9
imagem de Coqueiral Minas Gerais n-10
imagem de Coqueiral Minas Gerais n-11
imagem de Coqueiral Minas Gerais n-12
imagem de Coqueiral Minas Gerais n-13
imagem de Coqueiral Minas Gerais n-14
imagem de Coqueiral Minas Gerais n-15
imagem de Coqueiral Minas Gerais n-16
imagem de Coqueiral Minas Gerais n-17
imagem de Coqueiral Minas Gerais n-18
imagem de Coqueiral Minas Gerais n-19

Você conhece Coqueiral? Deixe seu comentário:

Estados



Compartilhe Esta Página: