Início » Minas Gerais » Santana da Vargem


Santana da Vargem - Minas Gerais



Santana da Vargem é uma cidade, localizado no sul, do estado de Minas Gerais. A população avaliada em 2010 era de 7.239 habitantes.

A história de Santana da Vargem começa com a construção de uma capela dedicada à Sant′Anna por volta de 1862, elevada pelos primeiros desbravadores que penetraram a região. Santana da Vargem, antigo distrito criado em 1873 e subordinado ao município de Três Pontas, emancipou-se pela Lei n.º 2.764 de 30 de dezembro de 1962.

História da cidade de Sabe-se que alguns proprietários de terras da região, que hoje fazem parte do Município, doaram parte das mesmas à Senhora Sant`Ana, sendo eles Pedro Pinto, José Selestino Terra, Dr. Fernando Leal, Lucas Fernando, João Vilela Figueiredo, João Evangelista Mendonça, Luiz Mendonça e outros. Por volta do ano de 1.862, ergueram uma capelinha que tinha a frente voltada para os terrenos de Pedro Pinto, dedicada ao culto de Sant`AnaA devoção a Sant`Ana, a fertilidade do solo e a suavidade do clima da região fizeram com que, ao redor da capelinha, fossem se fixando moradores, explorando a agricultura e a pecuária. Deu-se então a criação de um povoado, que se foi desabrochando com o passar dos tempos.O nome que mais tarde a povoação recebeu, Santana da Vargem, acha-se enraízado na religiosidade do povo e na localização do povoado às margesn de um ribeirão.A Lei n.º 843 de 07 de setembro de 1.923 mudou a denominação de Santana da Vargem para Mombuca. A população porém não aceita a nova denominação e pela Lei n.º 860 de 09 de setembro de 1.924 a vila volta a se chamar Santana da Vargem.

Deste primitivo povoado originou-se o município de Santana da Vargem que, até os dias de hoje, tem na agropecuária a sua principal atividade econômica, notadamente na produção de café.

Da localização da cidade às margens de um ribeirão que corta a zona urbana em toda sua extensão, fazendo com que se formem as "vargens", associada à devoção de Sant`Ana, originou-se o nome de: Santana da Vargem.

GENTíLICO: Vargense.

FORMAçãO ADMINISTRATIVA:

O povoado foi elevado à categoria de distrito, pertencendo ao município de Três Pontas, através da Lei n.º 1.999 de 14 de novembro de 1.873.

O distrito, desmembrado de Três Pontas, foi elevado à categoria de Município, de distrito único, pela Lei n.º 2.764 de 30 de dezembro de 1.962.

Fonte: Monografias do IBGE Agência do IBGE em Varginha/MG

Autor do Histórico: ROBERTO LEMES

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Santana da Vargem: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Santana da Vargem? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: