Início » Minas Gerais » Congonhas

Tudo sobre Congonhas - Estado de Minas Gerais


Município de Congonhas

Informações Gerais sobre Congonhas

Qual a localização da cidade de Congonhas?

O município de Congonhas pertence ao estado Minas Gerais, ele fica localizado na latitude -20.4958 e longitude -43.851.

Qual é o tamanho do território de Congonhas?

304,067 km².

Qual a população de Congonhas?

Aproximadamente 54.196 habitantes segundo dados do IBGE.

Como se chama quem nasce em Congonhas?

congonhense.

Quem é o prefeito da cidade de Congonhas?

Atualmente a cidade é administrada por CLÁUDIO ANTÔNIO DE SOUZA.

Avaliação geral do município: 4.9 / 5 para Congonhas por Cidades do meu Brasil em 7 dezembro 2019

Congonhas faz parte do estado de Minas Gerais.

Encontra-se a uma latitude 20º29′59" sul e a uma longitude 43º51′28" oeste, estando entre serras, a uma altitude de 871 metros. A população avaliada em 2009 era de 45 742 habitantes. Possui uma área de 306,45km².

A cidade é formada por três distritos: O distrito de Congonhas (distrito-sede),Alto Maranhão e Lobo Leite .

História da cidade de Congonhas Minas Gerais - MG

CONGONHAS está fixado no mapa turístico do Brasil como uma das mais belas cidades antigas de Minas tradicional. Tem a sua fisionomia traços característicos que a fizeram uma relíquia histórica. Por toda parte, os sinais do gênio do Aleijadinho, que plantou no chão congonhense marcos definitivos da arte barroca.

Em fins do século XVII, amplamente divulgadas as notícias da existência de ouro abundante nas Minas Gerais, aventureiros e faiscadores lançaram-se ávido sertão adentro. Logo a seguir começaram a ser trabalhadas as mais importantes lavras que viriam dar origem às primeiras cidades mineiras, erigidas sob o impulso do ouro fácil e à sombra do culto católico, graças aos quais guarda hoje o Estado de Minas Gerais precioso tesouro artístico que muito contribui para o acervo da arte barroca brasileira. Entre essas cidades, ainda hoje vivendo de suas riquezas mineirais - o ferro agora inclui-se Congonhas, onde se encontra a mais ambiciosa obra de Antônio Francisco Lisboa, O Aleijadinho.

A cidade surgiu da lavra do rio Maranhão do Paraopeba. Posteriormente a exploração estendeu-se a outros sítios e ribeiros e as somas fabulosas de ouro daí retiradas favoreceram o crescimento rápido da cidade, onde o caseiro de pedra e os solares imponentes hoje desaparecidos, exibiam não raro traços de opulência e fausto.

Em 1749 Congonhas teve sua capela curada elevada a paróquia, sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição. O povoamento adensara-se, aumenta o nível de prosperidade e crescera o número de aventureiro. Entre estes havia um nome Feliciano Mendes, português, que acometido de grave moléstia e impossibilidade de prosseguir no trabalho da mineração, recorreu aos favores do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, prometendo pôr-se para o resto da vida a seu serviço se recuperasse a saúde atendido em seu rogo, vestiu um burel de eremita e plantou um cruzeiro no alto do morro do Porto, sua terra natal, o havia inspirado. E, a beira das estradas, guardando um nicho com a imagem do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, viveu recolhendo esmolas dos viajantes para a construção do Santuário. Mas este só viria a ficar realmente concluído em princípios do século XIX, quando o Aleijadinho já gravemente enfermo e com quase 70 anos de idade, terminou sua obra prima: os doze Profetas.

Entrava então em declínio o ciclo do ouro e o município voltou-se mais uma vez para seus recursos naturais: o minério de ferro. Em 1811 o barão Wilhelm Ludwig von Eschwege, que viera ao Brasil em 1811, para estudar nossas riquezas minerais, instalou em Congonhas, juntamente com Varnhagen e Câmara, o primeiro cento siderúrgicos do País - a usina Patriótica.

Hoje Congonhas, enquanto resolve seu pare extrair a hematite que abastece as primeiras usinas do País recebe anualmente milhares de turistas e romeiros que ali vão orar e admirar o Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em cujo redor a cidade cresceu e vive.

Gentílico: congonhense

Formação administrativa

Distrito criado com a denominação de Congonhas do Campo, pelo alvará de 0611-1746 e por lei estadual nº 2, de 14-09-1891.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Congonhas, figura no município de Ouro Preto.

Assim permanecendo nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de 1-IX1920.

Pelo decreto-lei estadual nº 843, de 07-09-1923, o distrito de Congonhas do Campo deixa de pertencer do município de Ouro Preto para ser anexado ao município de Queluz.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Congonhas do Campo figura no município de Quluz.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII1937.

Pelo decreto-lei estadual nº 88, de 30-03-1938, o município de Queluz passou a denominar-se Conselheiro Lafaite, passando o distrito de Congonhas do Campo a permanecer ao município de Conselheiro Lafaite.

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Congonhas do Campo, pelo decreto lei nº 148, de 17-12-1938, desmembrado dos municípios de Conselheiro Lafaiete e Ouro Preto. Sede no antigo distrito de Congonhas do Campo. Constituído de 2 distritos: Congonhas do Campo e Lobo Leite, desmembrado de Ouro Preto. Instalado em

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 2 distritos: Conselheiro do Campo e Lobo Leite.

Pelo decreto-lei estadual nº 1058, de 31-12-1943, o município de Congonhas do Campo adquiiriu o distrito de Alto Maranhão transferido do município de Conselheiro Lafaiete.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído de 3 distritos: Congonhas do Campo, Alto Maranhão e Lobo Leite.

Pela lei estadual nº 336, de 27-12-1948, o município de Congonhas do Campo passou a denominar-se simplesmente Congonhas.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 3 distritos: Congonhas ex-Congonhas do Campo, Alto Maranhão e Lobo Leite.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica municipal

Congonhas do Campo para simplesmente Congonhas, alterado, pela lei estadual nº 336, de 27-12-1948.

Transferência distrital

Pelo decreto-lei estadual nº 843, de 07-09-1923, transfere o distrito de Congonhas do Campo do município de Ouro Preto para o de Queluz.

Fonte: IBGE

Qual o DDD da Cidade Congonhas?

31

Veja como fazer uma ligação para a cidade de Congonhas:

0 + Operadora + 31 + Telefone de destino

Como ligar para Congonhas pela

CTBC Telecom: 012 + 31 + telefone
Vivo: 015 + 31 + telefone
Aerotech: 017 + 31 + telefone
Claro: 021 + 31 + telefone
GVT: 025 + 31 + telefone
Oi Telemar: 031 + 31 + telefone
TIM: 041 + 31 + telefone
Sercontel: 043 + 31 + telefone

Qual o CEP Geral do município de Congonhas?

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de Congonhas Minas Gerais o CEP geral é 36415000.

Prefeitura Municipal de Congonhas

Endereço: Pça. Julia Kubitschek, 135, Centro, Congonhas - MG, CEP: 36415000
Telefone / Fax:(31) 3731-1300 (31) 3731-1300
Prefeito: CLÁUDIO ANTÔNIO DE SOUZA

Hospitais no município de Congonhas - Minas Gerais

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde congonhense.

Relação de Cartórios no município de Congonhas MG

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em Congonhas com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Mapa de Congonhas Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Congonhas-MG, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município mineiro.

Hotéis e Pousadas na cidade de Congonhas

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de Congonhas, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Vagas de emprego em Congonhas

Inspetor de Manutenção Mecânica
Vaga de emprego cadastrada em 03/12/2021
Congonhas - MG

- Executar inspeção de qualidade e execução de manutenções preventivas e corretivas em caminhões Mercedes Benz e Scania; - Realizar diagnósticos de falhas nos caminhões utilizando softwares específicos e literaturas técnicas dos fabricante...

Técnico de Manutenção - Equipamentos Móveis
Vaga de emprego cadastrada em 01/12/2021
Congonhas - MG

Realização de manutenção corretiva e preventiva em elementos/ componentes mecânicos, hidráulicos e pneumáticos de equipamentos móveis de mineração. Conhecimento em mecânica/elétrica de equipamentos móveis de mineração tais como: carregade...

Chefe de Restaurante
Vaga de emprego cadastrada em 25/11/2021
Inovare - Congonhas - MG

Chefe de Restaurante Criar, elaborar e produzir pratos e cardápios. Planejar rotinas de trabalho, treinar e gerenciar a equipe. Acompanhar a aquisição de insumos. Beneficios: A Combinar; Formação Acadêmica: Superior incompleto em Gastronomi...

Auxiliar de Pista II Aeroporto Congonhas
Vaga de emprego cadastrada em 25/11/2021
Líder Aviação - Congonhas - MG

Auxiliar no atendimento a passageiros e tripulantes, buscando realizá-lo da melhor forma possível. Oferecemos: Salário compatível com o mercado; Benefícios: Vale-Transporte; Vale-Refeição; Vale Alimentação; Assistências Médica e ...

Contador
Vaga de emprego cadastrada em 25/11/2021
EXACTA CONTABILIDADE - Congonhas - MG

Atividades que serão desenvolvidas por você: Atuar e garantir as operações de contas a pagar e receber, principalmente o faturamento Controlar e acompanhar saldo e movimentações em contas das empresas do grupo Realizar entregas diárias e...

ANALISTA DE TECNOLOGIA DE MINERACAO JR
Vaga de emprego cadastrada em 25/11/2021
Adecco - Congonhas - MG

Descrição das Atividades: Gestão de produção e de máquinas, utilizando o sistema FLET; Desenvolvimento de otimização na operação através da aplicação dos recursos do sistema; Suporte no desenvolvimento de trabalhos de melhoria contínua f...

Mais vagas...


Últimas Notícias da cidade de Congonhas

Acesse aqui as últimas notícias da cidade de Congonhas, além de vídeos e twitters sobre o município.

Previsão do Tempo na cidade de Congonhas do Estado de Minas Gerais


Municípios vizinhos de Congonhas

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de Congonhas-MG em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.

Jeceaba - 15.0 km
Ouro Branco - 16.4 km
São Brás do Suaçuí - 17.7 km
Conselheiro Lafaiete - 19.8 km
Belo Vale - 20.8 km
Moeda - 27.1 km
Queluzito - 27.5 km
Itabirito - 27.7 km
Entre Rios de Minas - 29.5 km
Itaverava - 31.8 km
Casa Grande - 34.1 km
Santana dos Montes - 36.2 km

Ajude a Divulgar a Histórias da cidade: Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Município de Congonhas: Imagens da cidade e Região

Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em Congonhas através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!

Fonte: upload.wikimedia.org
Fonte: www.congonhas.mg.gov.br
Fonte: pegadasnaestrada.com.br
Fonte: casalnomade.com
Fonte: www.viajali.com.br
Fonte: cdnstatic8.com
Fonte: www.congonhas.com.br
Fonte: i.ytimg.com
Fonte: portal.iphan.gov.br
Fonte: imgsapp2.correiobraziliense.com.br
×

Página de Congonhas

Se você encontrou algum dado incorreto, por favor, entre em contato consco e envie a correção junto a fonte da informação.
Link desta página
Município de Congonhas
Última Atualização: 04/12/2021

Você conhece Congonhas? Deixe seu comentário:

Estados


Seriços