Início » Goiás » Cocalzinho de Goiás


Cocalzinho de Goiás - Goiás



Cocalzinho de Goiás faz parte do estado de Goiás.

Sua população estimada em 2010 era de 17.391 habitantes.

O município deve ao cimento a sua própria fundação. Para atender à forte demanda criada pela construção da nova capital do país em Brasília, uma fábrica da Votorantim foi instalada em 1961 na zona rural de Corumbá de Goiás, cidade goiana do ciclo do ouro. Ali desenvolveu-se um distrito, que mais tarde, obteria sua emancipação em 3 de julho de 1990. Nos tempos áureos, a fábrica teve cerca de 600 funcionários e utilizava plenamente a capacidade para produzir 300 mil toneladas de cimento por ano até quando foi fechada em 1997. Em 2008, com o bom momento da economia, a fábrica foi reaberta. O município é servido por vários rios: Corumbá, Areias , Oliveira Costa e Verde. Nele também está localizada parte do Parque Estadual da Serra dos Pireneus, a maior serra da Bacia Amazônica e do Rio Paraná.

História da cidade de Cocalzinho de Goiás

Erguida às margens do Rio Corumbá, Cocalzinho está localizado no centro-oeste goiano. Integrante do Eco-Museu do Cerrado, do Consórcio das águas Emendadas e da Região Integrada para o Desenvolvimento do Entorno (RIDE), é o portal de entrada do corredor turístico dos Pireneus.

Dono de uma flora e fauna riquíssimas, onde predomina o cerrado, é cortado por vários rios e córregos, os quais nascem em seu território ou nele formam, desaguando ao sul pelos rios Corumbá e Areias ou ao norte por meio dos rios Verde e Oliveira Costa, elegendo como prioritária a preservação desta riquezas.

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Cocalzinho de Goiás, pela lei estadual nº 11262, de 03-07-1990, desmembrado de Corumbá de Goiás.

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Cocalzinho de Goiás, pela lei estadual nº 11262, de 03-07-1990, desmembrado de Corumbá de Goiás. Sede no atual distrito de Cocalzinho de Goiás, ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Confederação Nacional de Municípios

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Cocalzinho de Goiás: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Cocalzinho de Goiás? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: