Tudo sobre Itapemirim Estado do Espirito Santo

Informações Gerais sobre a cidade de Itapemirim

Coordenadas geográficas

O município de Itapemirim fica localizado na latitude -21.0095 e longitude -40.8307 e faz parte do estado do Espirito Santo.

Tamanho do Território de Itapemirim

Com um total de 550,547 km², Itapemirim de extensão territorial.

População de Itapemirim

De acordo com dados do IBGE, Itapemirim possui aproximadamente 34.032 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Itapemirim são chamados de itapemirinense.

Administração municipal

Prefeito atual:THIAGO PECANHA LOPES.

História de Itapemirim - Espírito Santo

Ouvir com robot

Nota:Para ver a empresa de ônibus, consulte Viação Itapemirim.

Itapemirim faz parte do estado do Espírito Santo. A população avaliada em 2004 era de 31.334 habitantes. Está dividido em 4 distritos, a saber, Itapemirim (sede), Itapecoá, Rio Muqui e o Itaipava, distrito que concentra a maior contingente urbano do município com 20,5 mil habitantes.

O município de Itapemirim, antes da criação do município de Cachoeiro de Itapemirim, abrangia todo o sul do estado do Espírito Santo até a fronteira com Minas Gerais. O município ocupa a região do baixo rio Itapemirim, que com seu afluente, o rio Muqui do Norte, tem importância decisiva na vida sócio econômica da região. A mais antiga referência sobre povoamento da região remonta a 1539, quando Pedro da Silveira estabeleceu-se próximo a foz do Itapemirim com uma fazenda. A região, entretanto permaneceu até ao século XVIII, sem nenhuma maior ocupação. Somente após o célebre ataque dos índios Puris, em 1771, que os mineradores da região da Serra do Castelo, em fuga, vieram, em parte se estabelecer na foz do Rio Itapemirim. Dois destes mineradores, Pedro Bueno e o capitão Baltazar Caetano Carneiro, adquiriram os direitos de Inácio Cacundo a uma fazenda, com engenho de açúcar, que fora fundado em torno de 1700 por Domingos de Freitas Bueno Caxangá. Esta propriedade, denominada Fazendinha, localizava-se onde é a cidade de Vila de Itapemirim. Entre os fugitivos dos puris estava o vigário do Arraial de Santana de Castelo, padre Antônio Ramos e Macedo que trouxe para a então capela da Fazendinha as imagens de Nossa Senhora da Conceição, São Benedito, a pia batismal e o sino que serviram para a nova paróquia, depois dedicada a Nossa Senhora do Amparo.

História da cidade de Itapemirim

No fim do século XVII, a região do Baixo Itapemirim, habitada por índios goitacasses, mais tarde aproveitados pelos primeiros colonos no cultivo de cana-de-açúcar, já era palmilhada pela gente de Guarapari e pelos frades da Companhia de Jesus, que oficiavam na igreja de Nossa Senhora das Neves, da Muribeca (muru-pecu) (mantimento farto), construída no centro da planície próxima ao rio Itabapoana. Todos, à procura das minas do castelo, afamadas pelo ouro aluvional que se dizia nelas existir em profusão.

Em princípios de 1700, radicaram-se na região do Baixo Itapemirim, vindos da Bahia

atraídos pela intensa propaganda feita por Francisco Gil, seu herdeiro Manoel Garcia Pimentel e pelos sucessores deste Domingos de Freitas Bueno Caxanga e Pedro Silveira, dando início à cultura de cana de açúcar. Teriam encontrado já alguns colonos, remanescentes de mais antigo colonizador do século XVI. A fazenda e engenho fundados pela família Freitas Bueno Caxanga na zona do Tramirim indígena (nas imediações do porto fluvial, ainda hoje conhecido por "porto do Caxanga", breve o núcleo de um nascente povoado do Caxanga, como se faria conhecido, foi nascedouro da futura Vila e atual Cidade de Itapemirim.

à família Caxanga, sucederam, na posse dessas terras cujo domínio se estenderia, com o tempo, sobre as margens do Itapemirim, primeiro o sargento-mor Inácio Pedro Cacunda e, depois, em desbravamento da região. Ampliaram o engenho já existente, fundaram outro no lugar denominado Belo (depois, fazendinha) e edificaram capela sob o orago de Nossa Senhora do Patrocínio, que serviu de matriz à freguesia, depois Vila, de 1769 até 1825. A esse tempo, já existia a rústica capela, erigida pelos primeiros proprietários e votada a Nossa Senhora do Amparo, padroeira do atual município, que da matriz de 1825 a 1855, ano em que foi a nova matriz (Nossa Senhora do Amparo), levantada pelo missionário Frei Paulo Antônio Casanovas.

Do núcleo que se radicou do Baixo Itapemirim, porto marítimo e bairro da cidade. à sua chegada, os retirantes do Castelo (Alto Itapemirim) já encontraram o povoado de Caxanga, fundado há várias décadas e dinamizado pelo trabalho das famílias Caxanga, Cacunda, Carneiro e Bueno. Administrativamente, a Vila e a Barra formam hoje uma só cidade, embora sua origem e tradições diferentes as mantivessem, sem como núcleos sociais distintos.

Entre 1789 e 1790, Baltasar Carneiro vendeu sua fazenda de açúcar, a chamada Fazendinha, ao capitão Tavares de Brum, proprietário já de extensa área à margem norte do Itapemirim (sogro do sargento-mor Joaquim Marcelino da, Silva Lima, depois Barão de Itapemirim). Para sua maior segurança, Tavares de Brum requereu e obteve, em 1814, do Governo de Portugal, carta de sesmaria para a nova propriedade.

Nossa Senhora do Patrocínio para Itapemirim alterado por alvará de 27-07-1815. A origem topônimo Itapemirim, dado ao rio e, depois, e à Vila, hoje cidade, prende-se à presença constante de pontões da cadeia da Mantiqueira. Destacam-se, ali o imponente Itabira e, um pouco a nordeste, os picos do Frade e da Freira, sugerindo na mente dos primitivos habitantes a idéia de pedra, Ita (pedra) e, assim, a cachoeira formada pelo leito rochoso do rio; pé (caminho), o trajeto a percorrer por via terrestre, face ao obstáculo; e mirim, a pequena extensão do caminho até a curva do rio.

Gentílico: itapemirinense

Formação Administrativa

Freguesia criada com a denominação da Nossa Senhora do Patrocínio, por carta Régia de 1771. Subordinado a Vila de Guarapari.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Itapemirim, por Alvará de 27-07-1815. Desmembrado Vila de Guapemirim. Sede na vila de Itapemirim. Constituído do distrito sede. Instalado em 09-08-1816.

Pela lei provincial nº 03, de 07-07-1853, é criado o distrito de Barra de Itabapoana e anexado ao município de Itapemirim.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído de 2 distritos: Itapemirim e Barra do Itabapoana.

Pela lei estadual nº 1657, de 08-10-1927, é criado o distrito de Frade e anexado ao município de Itapemirim.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 3 distritos: Itapemirim, Barra do Itabapoana e Frade.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-12-1936 e 31-12-1937.

Pelo decreto-lei estadual nº 15177, de 31-12-1943, o distrito de Frade passou a denominar-se Itapecoá.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído de 3 distritos: Itapemirim, Barra de Itabapoana e Itapecoá ex-Frade.

Pela lei estadual nº 265, de 22-10-1949, o distrito de Barra de Itabaporana passou a denominar-se Batalha.

Em divisão territorial datada de 01-07-1955, o município é constituído de 3 distritos: Itapemirim, Batalha ex-Barra de Itabapoana e Itapecoá.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 01-07-1960.

Pela lei estadual nº 1918, de 30-12-1963, desmembra do município de Itapemirim

o distrito de Batalha. Elevado à categoria de município com a denominação de Presidente Kennedy.

Pela lei estadual nº 1885, de 27-12-1963, é criado o distrito de Rio Muqui e anexado ao município de Itapemirim.

Em divisão territorial datada de 31-12-1963, o município é constituído de 3 distritos: Itapemirim, Itapecoá e Rio Muqui.

Pela lei estadual nº 3607, de 13-12-1983, é criado o distrito de Itaipava e anexado ao município de Itapemirim.

Em divisão territorial datada de 18-07-1988, o município é constituído de 4 distritos: Itapemirim, Itaipava, Itapecoá e Rio Muqui. Pela lei nº ,1075/90, é criado o distrito de Nova Canaan e anexado ao município de Itapemirim.

Em divisão territorial datada de 01-06-1995, o município é constituído de 5 distritos: Itapemirim, Itaipava, Itapecoá, Nova Canaan e Rio Muqui.

Em divisão territorial datada de 15-07-1997, o município é constituído de 4 distritos: Itapemirim, Itaipava, Itapecoá e Rio Muqui.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alteração toponímica distrital

Nossa Senhora do Patrocínio para Itapemirim alterado, por alvará de 27-07-1813.

Fonte: IBGE

DDD de Itapemirim, Espírito Santo

28

Como fazer uma ligação para Itapemirim:

0 + Operadora + 28 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 28 + telefone
  • Vivo: 015 + 28 + telefone
  • Aerotech: 017 + 28 + telefone
  • Claro: 021 + 28 + telefone
  • GVT: 025 + 28 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 28 + telefone
  • TIM: 041 + 28 + telefone
  • Sercontel: 043 + 28 + telefone

CEP de Itapemirim

Prefeitura Municipal de Itapemirim
Endereço: Pça. Domingos José Martins, s/n, Centro, Itapemirim - ES, CEP: 29330000
Telefone / Fax:(28) 3529-6400 / 6416 (28) 3529-6440
Prefeito: THIAGO PECANHA LOPES

Hospitais em Itapemirim - ES

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde itapemirinense.

Cartórios na cidade de Itapemirim

Acesse a lista de Cartórios em Itapemirim. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Itapemirim Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Itapemirim - ES e localizar ruas e endereços do município capixaba.

Hotéis e Pousadas em Itapemirim

Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Itapemirim. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.

Notícias sobre Itapemirim

Confira as últimas notícias, previsão do tempo e vagas de emprego em Itapemirim.

Municípios nas proximidades de Itapemirim

Confira as cidades vizinhas de Itapemirim - ES em uma distância de até 50 km.

Marataízes - 3.46 km
Rio Novo do Sul - 20.4 km
Piúma - 22.3 km
Iconha - 24.3 km
Anchieta - 30.7 km
Alfredo Chaves - 41.8 km
Vargem Alta - 42.5 km
Guarapari - 49.8 km

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

3.8 de 5 estrelas para o Município itapemirinense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 11/10/2024 - Itapemirim - Espírito Santo.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia Nacional de Prevenção da Obesidade

Tornou-se oficial. Segundo consta na Lei nº 11.721, assinada em junho de 2008, pelo presidente Luiz...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
(Tiago 4:6)
Bíblia Online

 

Estados