em

Um pouco da Suíça no Brasil

Indaiatuba fica a apenas 105 km da capital do Estado de São Paulo, guarda o jeito simples de cidade pequena com as facilidades da cidade grande.

Devido à sua localização – próxima à região metropolitana de Campinas, e a 50 minutos da Capital – e à qualidade das estradas, é um importante polo turístico de lazer e negócios. Para se ter ideia, seu parque industrial é composto por mais de 600 empresas.

Por conta disso a cidade mistura o desenvolvimento às tradições e à história. Um evento que atrai muitos turista à região, é a Festa da Tradição, promovida por uma comunidade legitimamente suíça, que reúne o que há de melhor de sua cultura, gastronomia e danças folclóricas.

A cidade teve em sua história a influência de diferentes etnias – portuguesas, africanas, índias, suíças, alemães, italianas e árabes são algumas delas. Por isso, desde 1959, a Festa das Nações, outra importante festa que acontece na cidade, promove a integração dessas colônias e marcam a abertura cultural de Indaiatuba.

A Colônia Helvetia foi fundada em 14 de julho de 1888 por quatro famílias originárias do cantão de Obwalden, na Suíça central. Essas quatro famílias – Ambiel, Amstalden, Bannwart e Wolf – consideradas as pioneiras, trabalhavam em fazendas de café, pouparam e compraram terras e o sítio original, algo em torno de 463 alqueires.

Um dos mais tradicionais eventos da Colônia Helvetia, fundada por imigrantes suíços, é a Festa da Tradição.

festa-da-tradicao
Imagem: Jornal Mais Expressão

Além das atrações culturais, a Festa da Tradição se destaca por sua gastronomia, com pratos típicos preparados pelos voluntários da Colônia. Entre as opções estão o Eisbein (joelho de porco), Kassler (bisteca suína), Schüblig (salsichão com salada de batata), Cervela e Bratwurst (salsichões), Bauerbratwurst ou Kalbsbratwurst mit Rösti (salsichões camponês e vitela com batata grelhada), Käsekuchen (torta de queijo), Apfelkuchen (torta de maça), Café com Leite e Bolos, entre outras delícias como os doces Stalden e pratos Berna.

As festividades, sempre ocorrem na data mais próxima de 1° de agosto.

A colônia mantém muito da tradição suíça no local. Ela é pequena mas muito bonita e conservada. Um lugar florido, arborizado e tranquilo.

A Festa da Tradição é um acontecimento esperado e festejado em toda a região de Campinas, no interior de São Paulo, com aproximadamente 3,5 milhões de habitantes.

Em 1988, quando do centenário da fundação, havia mais de 8 mil descendentes das famílias de Helvetia, espalhados em 101 localidades. As propriedades hoje são chácaras onde residem os descendentes.

Deixe uma resposta