em

Sites de Leilão: Dicas para participar e comprar com segurança

Você sabia que os leilões podem ser uma excelente oportunidade de investimento financeiro?

Com um pouco de pesquisa, paciência e cuidados básicos com a segurança, é possível comprar veículos com até 50% de desconto em relação ao preço de mercado em site de leilões.

A tecnologia trouxe a possibilidade de arrematar aquela máquina desejada sem precisar sair de casa através de diferentes tipos de leilão online que atualmente subsistiram praticamente 100% dos leilões presenciais.

Leilão do Detran
Leilão do Detran

Leilão de veículos online

O uso da Internet permite que os interessados participem de leilões em tempo real através de transmissões online das praças.

Neste caso, você não tem nem o trabalho de levantar a mão ao dar o seu lance, basta apenas um clique e pronto. Ao invés da martelada, um relógio online dita o final das apostas.

Os espaços físicos dos leilões foram substituídos pelos espaços virtuais em pouco mais de 10 anos, quando um empresário criou o eBay.

Este foi o empurrão inicial para diversas outras empresas seguirem seus passos e criarem a facilidade dessas compras online.

No leilão online, a pessoa que se cadastrar tem direito a determinado número de lances grátis, dando a oportunidade para que o possível comprador se adapte ao que está acontecendo no ambiente. Os próximos lances passam a ser cobrados.

Leilão de altomóveis

Existem sites tradicionais e especializados em leilão de automóveis, hoje destacamos três:

  • Um deles é o VIP Leilões (leilaodemotos.com.br), um serviço profissional e seguro com praças em várias cidades do Brasil.
  • A Guariglia Leilões (guariglialeiloes.com.br) também é uma das empresas mais respeitadas no quesito de leilão online.
  • O Sodré Santoro (sodresantoro.com.br), por exemplo, tem grande nome neste meio, está no mercado desde 1979 e hoje tem o maior pátio de leilões da América do Sul. No site, é possível que você selecione o tipo de moto que está buscando, a marca e o pátio onde ela está. Informado isso, você cairá em uma página com todas as datas e horários de leilões.

Esses sites têm como obrigação divulgar no endereço de web uma agenda de leilões, além de detalhar o passo a passo para quem quiser se inscrever e participar.

Isso pode variar de fornecedora para fornecedora.

Além das opções em tempo real, alguns sites criam leilões a longo prazo. O que significa?

O produto fica “exposto” durante um determinado período de tempo e os interessados fazem seus lances em qualquer hora do dia, e de qualquer lugar do Brasil.

No prazo estipulado pelo fornecedor, o ganhador se é que podemos chamar assim, é informado sobre a compra final.

Dúvidas

Os leilões online podem gerar algumas dúvidas e incertezas para os possíveis consumidores, o que é natural. Por ser algo virtual, isso impossibilita com que eles estejam em contato físico com as outras pessoas e, principalmente, com as motos que estão sendo leiloadas.

A seguir, vamos esclarecer alguns pontos sobre os leilões virtuais.

  • O leilão termina quando o relógio online indicar zero, ou seja, a partir do momento em que o último interessado fizer o lance, o relógio contará alguns segundos (determinados pelos responsáveis) e, se ninguém fizer outra proposta, o leilão acaba.
  • Cada site pode oferecer diferentes formas de pagamentos e a aprovação pode demorar algumas horas. Porém, é aconselhável que as pessoas observem a conta onde farão o depósito, sempre será em nome da empresa (CNPJ) e antes há a sempre a assinatura de um contrato.
  • Como não há o material físico na frente dos “concorrentes”, aquele que fizer o arremate final será contatado pela empresa responsável pelo leilão.
  • A garantia é dada pelo site responsável pelo leilão, leia sempre o edital.
  • O produto é de responsabilidade do fornecedor e será entregue após a confirmação do pagamento nas condições em que se encontram, ou seja não há direito a reclamação ou devolução, leia o edital!

EDITAL DE LEILÃO

Cuidados com as armadilhas

É importante que os interessados em participar de leilões online estejam cientes sobre se os sites em que estão participando sejam realmente confiáveis.

Como tudo na internet, é possível que sejam criados leilões fakes, que permitem com que pessoas não confiáveis roubem aqueles que estão buscando uma moto ou carro com valores abaixo do preço de mercado.

Procure se informar bem sobre a procedência desse site antes de aplicar seu dinheiro para os primeiros lances.

Outro cuidado que deve ser tomado é ter certeza de seus lances e suas ações.

Preste atenção para arrematar o veículo que esteja realmente com o preço bom e em ótimo estado. Depois que “baterem o martelo”, você não poderá reclamar ou tentar renegociar o valor.

Nessas horas, não dá para chorar por um desconto ou tentar uma pechincha.

Lembre-se sempre: não existe garantia que os veículos estejam funcionando, por isso mesmo os leilões 100% online costumam abrir os pátios de seus veículos para os interessados visitarem os lotes antes de darem seus lances.

Visite o carro o moto que você quer comprar de preferência com algum mecânico de confiança e coloque em suas contas junto com o valor do lance o preço que vai gastar na revisão e possíveis reparos no veículo.

Deixe uma resposta