em

Leilão de imóveis, motos e carros: regras para participar

Hoje vamos continuar falar sobre leilão de imóveis, motos e carros nesse artigo que é o segundo de uma série de três textos sobre leilões.

Vamos conhecer em maiores detalhes quais as regras para participar de um leilão. Portanto, hoje abordamos mais de perto alguns temas importantes sobre o assunto, como os requisitos básicos para participar e o edital.

leilão de imóveis, motos e carros

Então, se você quer saber tudo sobre leilões, com dicas, regras e principais cidades, não deixe de ler esse texto até o final.

E, se você perdeu o primeiro texto, não deixe de passar por lá também, já que há dicas importantes para iniciar sua jornada de compras nessa modalidade. Para acessar, clique aqui: leilão de moto casa e imóveis: dicas, regras e cidades.

Vamos lá?

Leilão de imóveis, motos e carros: requisitos básicos para participar

Antes de tudo, quais são os requisitos exigidos para participar de um leilão? Quem já leu o artigo anterior sabe que o leilão é uma modalidade pública. Que está aberta a qualquer pessoa. Contudo, também existem regras para participar.

E o primeiro passo é conhecer esses requisitos, para que então reúna a documentação necessária. Confira o que é necessário para participar de leilão de imóveis, motos e carros:

  • Ser maior de 18 anos;
  • Estar com o CPF em situação regular;
  • Apresentar cópias do RG, CPF, comprovante de residência;
  • Empresas devem apresentar cópia do Contrato Social.

Os leilões são abertos tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas. E, além da documentação básica acima, algumas empresas que organizam leilões solicitam também duas folhas de cheques.

Também é possível participar de um leilão para dar lances em nome de um terceiro. Todavia, nesse caso é preciso ter uma procuração em nome do titular do RG e CPF que irá arrematar o bem.

Confira o edital com antecedência

Todo leilão de imóveis, motos e carros possui um edital onde constam as regras do jogo. Portanto, você deve ler esse documento com atenção assim que seja publicado.

Isso é importante ser dito. Pois, algumas pessoas ainda pulam essa leitura. Tudo pela pressa de aproveitar as vantagens e ofertas do leilão, e ir logo participar.

edital de leilão

Contudo, esse comportamento pode até mesmo invalidar a sua participação no leilão. Já que ao não estar ciente de todas as regras, você corre o risco de descumprir alguma coisa.

Então, embora a leitura seja um pouco difícil, vale a pena gastar algum tempo para fazê-la.

Saiba ainda que algumas regras podem variar, mas existem alguns pontos comuns a observar no edital de qualquer leilão. Confira a seguir dois aspectos essenciais, e que podem livrar você de muita dor de cabeça.

Leilão de imóveis: formas de participar

No edital do leilão consta as formas de participação para aquele evento em específico.

Por exemplo: se o leilão é online, feito através de sites como o Vip Leilões, presencial, ou simultâneo. Nessa última modalidade a venda ocorre local físico. Mas, o leilão é transmitido online, ao vivo. Com isso, os participantes podem dar lance do local onde assistem.

Nessa parte também constam a data de encerramento dos lances. Além dos documentos que o leilão exige dos interessados.

Detalhes do lote

Em detalhes do lote você confere todas as informações sobre os bem, ou bem, que será leiloado. Isso vale tanto para leilão de imóveis, motos e carros, e inclui:

  1. Metragem;
  2. Localização;
  3. Se possui dividas;
  4. Está ocupado ou não, para o caso de imóveis;
  5. Outros detalhes, como o que será leiloado.

Portanto, preste especial atenção a essa parte. E, lembre-se: é importante olhar o lote com antecedência, para verificar o estado do bem.

Informações do leiloeiro

No edital também as informações necessárias sobre o profissional que irá realizar o leilão.

Com isso, é possível obter mais informações no site do Tribunal de Justiça da sua Região.

Uma informação importante, uma vez que apenas profissionais habilitados pelo tribunal podem conduzir leilões.

Motivo da negociação e pagamento

No edital constam as condições de pagamento para quem arrematar o lote. Preste atenção, porque além do valor pago pelo bem, há a comissão do leiloeiro.

Já o motivo da negociação é a origem dos bens que estão sendo leiloados. Por exemplo: alienação judicial do bem, processos judiciais ou bens reaproximados por não pagamento da dívida.

Vamos entender isso melhor no tópico a seguir.

Leilão de imóveis, motos e carros judicial e extrajudicial: entenda as diferenças

Há dois tipos de diferentes de leilão de imóveis, motos e carros, assim como para outros bens, são eles:

  1. Os leilões judiciais;
  2. Leilões extrajudiciais.

No primeiro caso, o leilão ocorre por determinação judicial. Portanto, são bens que fizeram parte de processos judiciais e um juiz determinou em sentença em julgado que sua venda fosse empreendida.

leilão de imóveis, motos e carros

E isso envolve diversos tipos de processos:

  • Trabalhistas;
  • Criminais;
  • Fiscais;
  • Falência;
  • Recuperação judicial.

Outro caso que pode ocorrer é uma casa ser leiloada pela empresa condômina em razão não pagamento do condomínio. Logo, a motivação do leilão nesses casos é quitar dividas jurídicas.

Esses leilões apenas pagamento a vista ou permitir um pagamento mínimo, com parcelamento do restante. Mas, é obrigatório que os interessados tenham dinheiro para arcar com a compra do bem em qualquer caso.

Já os leilões extrajudiciais realiza a venda de bens que são parte de processo judicial. Por exemplo: quando uma pessoa coloca sua casa ou veículo como garantia em um empréstimo. Mas, não paga a dívida.

Esses leilões também são chamados de leilões empresariais, e permitem que o vendedor determine qual será o valor de venda.

Confira na parte 3 dessa série onde participar dos melhores leilões do Brasil…

Se você vai participar de um leilão de imóveis moto ou casa é importante se preparar com antecedência. Pois, além de ter sucesso nos lances, é preciso cumprir com todas as regras que o evento exige para a sua participação.

Então, estude o edital, se informe com antecedência. Mas, em caso de dúvidas entre em contato com o responsável pela realização do leilão antes de se inscrever.

Dito isto, confira na terceira e última parte dessa série onde participar dos melhores leilões do Brasil. Para acessar o próximo artigo, clique aqui: Cidades leilão de moto casa e imóveis: confira.

Deixe uma resposta