em

Empréstimos consignados e margens de crédito

Black and White Plaid Textile

Em momentos de aperto acabamos recorrendo a linhas de créditos convencionais, que nos garantem o dinheiro de prontidão com pagamentos a longo prazo e com juros baixos, muitas vezes dependendo da dívida que possui é menor do que renegociar a mesma.

O empréstimo consignado é uma dessas opções, que garante o valor desejado com taxas menores que empréstimos pessoais e ainda tem a facilidade de uma análise de crédito mais certeira quando solicitada com a instituição financeira escolhida. Mas tem algumas mudanças ocorrendo e é sobre isso que falaremos com mais detalhes abaixo.

Como funciona o empréstimo consignado

O empréstimo consignado é uma linha de crédito que geralmente libera um valor mais alto que os empréstimos tradicionais, além de ter o seu desconto direto na sua folha de pagamento, garantindo assim que o pagamento será feito em dia e sem atrasos.

Em geral o empréstimo consignado possui uma taxa de juros mais competitiva com o mercado, garantindo assim um tempo menor de financiamento do valor solicitado além de parcelas mais atrativas para o cliente.

Para quem é liberado o empréstimo consignado

O empréstimo consignado tem como público funcionários de empresas, podendo ser pública ou privada, por isso é importante que o empregador possua vínculo com a instituição financeira que deseja solicitar a margem de crédito.

Outro público para esse tipo de linha de crédito são os aposentados e pensionistas, onde o débito é feito direto no demonstrativo de pagamento mensal e garante uma melhor organização financeira em momentos mais delicados.

Também devido a nova medida provisória aprovada no senado em junho de 2022 libera a análise de crédito para beneficiários do Auxílio Brasil, desde que a responsabilidade da dívida não seja passada para os cofres da União.

Importante salientar que, em casos de desligamento profissional, ou seja, trabalhadores que contrataram empréstimo consignado e tiveram seu desligamento da empresa há previsto o desconto de até 30% das verbas rescisórias para abatimento ou quitação da dívida pendente, neste caso geralmente os bancos fazem o pagamento antecipado das parcelas crescentes, assim o trabalhador só precisará se preocupar com o débito do empréstimo alguns meses depois.

Nova margem consignável de 2022

Devido a pandemia houve muitas mudanças no setor financeiro e análises de crédito, isso porque é preciso movimentar o setor financeiro brasileiro, por isso há uma maior liberalidade de limites de crédito para os solicitantes.

Uma das regras mais conhecidas e que estava em vigor desde 2003 é de que os contratos de empréstimos num geral não poderiam ultrapassar 30% do recebíveis do cidadão, podendo ainda ter um adicional de 5% para cartões de crédito consignado.

Por isso, algumas vezes podemos ter um limite negado após análise, pois é preciso verificar o comprometimento de rendimentos mensais do cliente visando seu conforto familiar.

Porém após análise de um projeto de lei entrou em vigor a medida provisória 1.106/22 onde determina que essa margem subiu para 40%, isso faz com que quem não possui limite disponível no momento poderá solicitar uma nova análise e terá mais chances de aprovação.

Vantagens ao contratar o empréstimo consignado

Se você está considerando a contratação desse tipo de empréstimo é importante entender quais são os benefícios principais para esse tipo de limite e veja se encaixa realmente na sua saúde financeira.

  1. A análise é mais fácil: Em geral, quando você vai solicitar um empréstimo numa instituição financeira é normal que eles olhem histórico, saúde financeira atual e diversos outros fatores que podem impactar na aprovação ou não, mas não é o caso do empréstimo consignado.

Nessa modalidade usualmente as instituições apenas fazem uma análise de margem além dos seus dados pessoais, por ser atrelado a seu holerite ou então ao demonstrativo de pagamento do INSS é mais descomplicado.

Mas vale ressaltar que sim, em caso de negativação do seu cadastro positivo ou ainda restrição interna com o banco pode ocorrer a negativa. Em caso de dúvidas, converse com seu gerente para mais detalhes.

  1. Taxas de juros mais atraentes e parcelas fixas: Há algumas modalidades de empréstimo que as parcelas podem ter valores diferentes do início ao fim do contrato, isso não ocorre com o empréstimo consignado.

Outro fator importante é que os juros costumam ser menores e mais atrativos, isso porque como é feito o desconto em folha há a garantia de pagamento em dia, aumentando assim a credibilidade do contrato.

  1. Procurando unificar suas dívidas? Pode ser a melhor solução: Alguns tipos de contratações possuem taxas de juros muito altas para renegociação e em momentos de dificuldades financeiras pode ser a melhor opção para se manter em dia.

As análises de margem de crédito para empréstimo consignado costumam ter o prazo de 48h úteis e o valor integral solicitado é creditado em conta onde pode ocorrer duas situações, ou o valor já é distribuído para as dívidas em aberto para a quitação delas, isso é, quando o empréstimo consignado é solicitado na mesma instituição que as possui ou ele fica livre para ser usado da forma que preferir, por isso verifique sempre as cláusulas do contrato firmado.

  1. Liberação para não correntistas: Por ser uma análise mais simples você pode solicitar a análise de crédito para instituições que não possua conta corrente, mas que tenham convênio com a sua empresa ou então instituição pagadora de pensão e aposentadoria, sempre verifique essa questão antes.

Isso aumenta o poder do cliente que pode comparar taxas e ver o que mais se enquadra com a sua realidade financeira, fique sempre de olho nas condições oferecidas.

Sabemos que depois de anos de pandemia muita coisa mudou em nossas casas e em nossas vidas, por isso é importante sempre estar atento às possibilidades que podemos seguir. Veja sempre com seu gerente as condições disponíveis para o seu perfil e encaixe no seu planejamento familiar mensal de uma forma que te auxiliará a ter um respiro financeiro.

Gostou de saber mais sobre esse tipo de liberalidade financeira e as novas diretrizes de margem para empréstimo consignado?

Deixe uma resposta