em

Onde tirar Título de Eleitor e quais os documentos necessários

As eleições 2012 estão chegando, e quem ainda não tirou o Título de Eleitor tem poucos dias para fazê-lo, pois segundo o TRE a transferência e inscrição eleitoral só pode ser feito até 150 dias antes da data da eleição, ou seja, até o dia 9 de maio de 2012. Após este prazo, só depois das Eleições.

Veja quais são os documentos necessários e onde tirar o Título de Eleitor:

Documentos necessários para tirar o Título de Eleitor

• RG original ou certidão de nascimento ou casamento;
• comprovante de endereço (contas de: luz, telefone, bancária, etc…) recente contendo nome e endereço; e
• para os homens com idade entre 18 e 45 anos, também é preciso o comprovante de quitação do serviço militar.

Onde tirar Título de Eleitor

Nos Cartórios Eleitorais e Centrais de Atendimento ao Eleitor.

Caso não saiba o endereço, consulte o local mais próximo de sua casa clicando aqui.

Irão aparecer as siglas dos estados: AC (Acre), AL (Alagoas), AM (Amazonas), AP (Amapá), BA (Bahia), CE (Ceará), DF (Distrito Federal), ES (Espírito Santo), GO (Goiás), MA (Maranhão), MG (Minas Gerais), MS (Mato Grosso do Sul), MT (Mato Grosso), PA (Pará), PB (Paraíba), PE (Pernambuco), PI (Piauí), PR (Paraná), RJ (Rio de Janeiro), RN (Rio Grande do Norte), RO (Rondônia), RR (Roraima), RS (Rio Grande do Sul), SC (Santa Catarina), SE (Sergipe), SP (São Paulo), TO (Tocantins).

Clique na sigla do estado onde fica situado a cidade onde mora. Mas atenção: Não é possível fazer a consulta em ordem alfabética, pois a lista está ordenada pelo número da Zona Eleitoral, por isso, caso precise, baixe a barra até achar o endereço mais próximo a sua residência. No Rio de Janeiro por exemplo, a lista começa pela Zona número 1, que é no município do Rio de Janeiro, porém as cidades de Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias e Macaé, por exemplo, estão listadas abaixo.

Infelizmente não há cartórios em todas as cidades, porém a vantagem é que a documentação nestes postos fica pronto na hora. Caso queira adiantar o processo é possível fazer a solicitação on-line do Título de Eleitor.

Deixe uma resposta