em

Leilões de motos do Detran

Leilão da Transalvador
Leilão da Transalvador (SSA/Bahia)

Cidades de todo o Brasil realizam leilão de motos, que dão a oportunidade para aqueles que não querem desembolsar muito dinheiro ao comprar seu veículo.

Esta é a oportunidade perfeita para comprar uma motocicleta em ótimas condições, mas por um preço muito abaixo ao apresentado no mercado.

Nessas ocasiões, os possíveis compradores podem fazer lances para motos de todos os tipos e marcas, como é mostrado no vídeo:

Para aqueles que têm dúvidas e ficam com um pé atrás sobre o paradeiro destes veículos, é importante destacar que estes veículos, na maioria das vezes, não estavam com a documentação regularizada e foram apreendidas pelo Detran – Departamento Estadual de Trânsito, um órgão de âmbito nacional.

As motos ficam presas no pátio do órgão durante 90 dias, o que dá a chance para o proprietário fazer as regularizações necessárias. Caso contrário, a motocicleta vai a leilão e, por isso, chega a ter preços 40% menor do que oferece o mercado.

Caso o valor do arremate não cubra todas as despesas restantes naquela peça, o antigo dono terá o nome incluído na dívida ativa do estado.

Comprar uma moto é a melhor oportunidade para fugir do tráfego pesado das grandes cidades metropolitanas ou, para os mais sortudos, respirar o ar limpo das cidades arborizadas ou sentir a brisa do mar.

Além disso, os leilões também colocam à venda sucata, ou seja, algumas motos não podem rodar pela cidade e só estão à venda para recuperar algumas peças.

Leilão de motos do Detran
Leilão de motos do Detran

Constantemente o Detran organiza esses leilões, que estão se difundido por várias cidades do país e oferecendo todas as vantagens aos participantes do evento, como em São Paulo.

Leilões em Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Florianópolis E Brasília também são muito comuns assim como leilões em BH. Nesses locais, onde acontecem os mais “badalados” leilões, em uma única edição centenas de carros ficam a venda.

Por esses motivos, os leilões no Brasil estão ganhando cada vez mais espaço.

Em Brasília, por exemplo, anualmente, cerca de 16 mil veículos – entre motos e carros vão à leilão. O Detran-AM também trouxe bastante resoluções no final do ano passado e mais de 300 motos foram leiloadas em dezembro.

Na região, os leilões estão acontecendo de três em três meses para desafogar um pouco o parqueamento (local onde ficam as motos que podem ser visitadas e avaliadas pelos compradores e serão futuramente vendidas) do órgão.

A expectativa é que até o final deste ano este parqueamento seja descentralizado através de boas ofertas e arremates realizados com sucesso.

No Amazonas, ao contrário do que muita gente pensa, o último leilão que aconteceu no ano passado conseguiu vender todas as 216 motos que estavam disponíveis e cerca de R$ 380 mil foram arrecadados.

O dinheiro arrecadado nos leilões de veículos vão inicialmente para o Detran e é compensado nos débitos das pessoas que são proprietárias dos veículos.

A renda que sobrar é encaminhada para os outros órgãos que também são credores. A terceira parte desse valor é direcionado para os cofres do próprio Detran da região onde as vendas aconteceram.

Os interessados em arrematar motos em condições perfeitas estão crescendo em todo o Brasil e, consequentemente, o número de leilões também.

Algumas cidades consideradas “veteranas” no serviço, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba, realizam diversas edições em um mesmo mês. Em outras regiões, os leilões não são tão tradicionais.

O ano começou bem para o Maranhão, por exemplo, que realizou o seu primeiro leilão. A edição teve vários lotes veículos, entre carros e motos que foram recolhidos ao pátio do departamento, tudo online.

Os interessados em participar de leilões devem acompanhar a agenda nos sites do Detran de cada estado, onde também é divulgado o edital do leilão de motos.

Quem quiser participar, tem a chance de ver os veículos antes de o leilão acontecer, visitando os pátios do Detran das cidades respeitando as datas estipuladas pelo órgão e as restrições impostas pela pandemia.

leilão de motos online
Leilão de motos online

Quem quiser se tornar dono de uma moto e sair conduzindo pelas ruas de sua cidade, deve se informar sobre as novas datas e horários dos leilões. E fique tranquilo, você, como novo proprietário, não vai herdar as dividas do dono anterior.

Para mais informações, consulte o site oficial do Detran da sua região:

Deixe uma resposta