em

Saiba como evitar cair em golpes com Pix

Saiba como evitar cair em golpes com Pix

Entre novembro de 2020 até junho deste ano, o Pix superou a marca de 743 milhões de transações efetuadas, sendo este o período de implementação da novidade para os brasileiros. Ao todo, R$441 bilhões foram movimentados nessas transações, mostrando o poder dessa incrível tecnologia na vida atual do país. Dessa forma, veja como evitar cair em golpes com Pix.

Desde a implantação, o Pix movimentou a vida financeira do brasileiro, especialmente no comércio, que descobriu uma nova modalidade de cobrar e entregar dinheiro. Num mundo digital, uma ferramenta como ela passou a ser essencial para o desenvolvimento econômico do país, e com certeza ele só tende a crescer daqui para frente.

Entretanto, o crescimento da ferramenta atrai a atenção de fraudadores, que já criaram diversos tipos de golpes. Neste sentido, é essencial ficar atento para evitar que o seu dinheiro seja roubado. Portanto, confira algumas dicas que podem te ajudar a não cair em golpes com Pix!

6 dicas para como evitar cair em golpes com Pix

Desde a sua criação, o Pix movimentou grandes quantias e demonstrou a sua força no mercado brasileiro. Inclusive, muitos especialistas afirmam que a ferramenta já deveria ter sido criada, e que ela ainda possui muito a se desenvolver com o tempo. Portanto, se você não quer perder dinheiro, confira algumas dicas para não cair em golpes com Pix.

Pedidos de Pix por WhatsApp? Sempre desconfie!

Geralmente, os golpes com pix sempre vêm acompanhados de outra rede social. Dessa forma, os fraudadores conseguem clonar a conta do WhatsApp. Sendo assim, eles se passam por amigos, parentes ou conhecidos das vítimas, e pedem uma determinada quantidade de dinheiro para ser transferido via pix.

Dessa forma, sempre desconfie quando alguém te pedir transferência via pix. Para isso, confirme que a pessoa que está solicitando é realmente conhecida, por ligações de vídeo ou áudio. Dessa forma, além de confirmar o contato da pessoa, você não passará por problemas na hora de passar o seu pix.

Jamais informe a sua senha

Nos apps dos bancos, a Chave Pix é completamente diferente da senha usada no cartão ou aplicativo. Embora pareça óbvio, muitas pessoas não sabem disso e são vítimas de golpes dessa maneira. Sendo assim, quando for receber uma quantia, informe para a pessoa somente a chave cadastrada no banco, que pode ser CPF, e-mail, número do telefone ou chave aleatória.

Isso porque qualquer uma dessas chaves — quando devidamente cadastradas — já são o suficiente para receber o dinheiro. Esse tipo de golpe costuma ser aplicado em idosos, que não têm total conhecimento do uso dos aplicativos. Por isso, jamais compartilhe a senha do seu banco, pois ela é única, e não se enquadra como chave de transferência.

Não utilize Wi-fi público

Embora pareça algo simples, muitas redes Wi-fis públicas, como aquelas encontradas em bares, shoppings, escolas e outros estabelecimentos, podem conter vírus colocando em risco os dados do seu smartphone, inclusive os dados bancários. Aliás, muitos fraudadores conseguem manipular essas redes para coletar dados e aplicar golpes.

Dessa forma, sempre que precisa fazer uma transação, especialmente de alto valor, evite usar o wi-fi público, preferindo conexões privadas, como o 4G, por exemplo. Caso seja realmente necessário fazer uma transação pix, busque não fazer altos valores, pois isso pode atrair o olhar de fraudadores.

Deixe uma resposta