em

Caravana sobre Educação no Trânsito impacta escolas em cidades paulistas

Projeto passa por instituições de ensino com uma programação de ocupação do espaço escolar, recheada de atividades lúdicas sobre Educação no Trânsito

A Caravana Renovarte está na estrada desde o dia 16 de maio, em um itinerário pelo estado de São Paulo, com passagem em escolas de 5 cidades diferentes – Piracicaba, São Carlos, Bauru, Jaú e Marília – para falar sobre Educação no Trânsito.

O projeto, em apoio ao Maio Amarelo – movimento internacional de conscientização para a redução da mortalidade no trânsito – consiste em atividades lúdicas que envolvem intervenções cênicas gamificadas, apresentação da peça teatral Amigos do Baobá em: “De quem é a rua?”, entrega de 2.130 revistinhas informativas aos alunos e a promoção de um workshop para os professores.

A apresentação na cidade de JAÚ acontecerá na quinta-feira, dia 19 de maio, na EMEF Maria de Lourdes C Mello, e na cidade de MARÍLIA acontecerá na sexta-feira, dia 20 de maio, na EMEF Nelson Gabaldi.

A Caravana é pensada, desenhada e planejada com um olhar voltado a uma causa urgente na realidade social, e busca inspirar através de uma educação transformadora, trazendo várias ferramentas que facilitarão o trabalho do professor em sala de aula.

Com uma programação de ocupação do espaço escolar, os alunos e professores serão envolvidos por diversas ações que estimulem a reflexão sobre o trânsito seguro.

Para que os ensinamentos vão além do ambiente escolar, cada aluno receberá uma revistinha informativa com diversas atividades e ilustrações sobre a Caravana.

A proposta é reforçar os aprendizados por meio de atividades gamificadas – que utilizam a lógica dos jogos – de forma que o estudante aprenda ativamente, de maneira interativa e divertida, e seja estimulado a jogar com seus pais ou responsáveis.

TEATRO A história do espetáculo Amigos de Baobá em “De quem é a Rua?” inicia com o João, um estudante que recebe uma tarefa muito complicada: escrever uma redação com o tema De quem é a rua?

Estimulado por essa questão, e amparado por amigos de várias partes do mundo, ele entra em uma grande aventura pelas trilhas do conhecimento.

Nesse caminho, construído também com toques de humor e poesia, João passa a compreender o poder do respeito e da boa convivência em tornar qualquer lugar muito especial.

INTERVENÇÕES CÊNICAS Através de quatro divertidas intervenções cênicas, guiadas por carismáticos personagens do cotidiano das ruas, avenidas e estradas do Brasil, os alunos serão convidados a um passeio por divertidas histórias que irão ensinar muitas coisas sobre o mundo do trânsito – como as regras, a segurança, a atenção e a paciência.

WORKSHOP PARA DOCENTES Enquanto os alunos acompanham o espetáculo e as intervenções cênicas, os docentes da escola receberão uma atividade especialmente pensada para eles.

O Workshop Semear aborda o caminho do conhecimento até hoje e apresenta formas criativas de se ensinar.

Ao final, cada participante ainda recebe um kit personalizado contendo um bloco de notas, uma caneta e um post it.

Este projeto é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, com patrocínio da Eixo SP, responsável pela maior concessão rodoviária do País, com mais de 1,2 mil quilômetros de malha formada por 12 rodovias paulistas que passam por 62 municípios desde a região de Rio Claro, no centro do Estado, até Panorama, no extremo oeste, na divisa com o Mato Grosso do Sul.

A produção da Caravana é da Renovarte Produtora Cultural, que promove, por meio da cultura e da arte, projetos de transformação social e sustentável para formar pessoas por meio da valorização do ser humano, da criatividade, do desenvolvimento e da comunicação.

SERVIÇO: Caravana Renovarte – Educação no Trânsito

PROGRAMAÇÃO

16/05 – Piracicaba: EMEIEFAdolfo Basile

17/05 – São Carlos: EMEB Profª Angelina Dagnone de Melo

18/05 – Bauru: EMEF Prof. José Romão

19/05 – Jaú: EMEF Maria de Lourdes C Mello

20/05 – Marília: EMEF Nelson Gabaldi

Patrocínio: Eixo SP

Produção: Renovarte Produtora Cultural

Deixe uma resposta