em

Saiba como fazer um fundo de emergência do jeito certo

Antes de tudo, quem nunca se deparou em uma situação onde precisou de dinheiro extra no mês e não tinha nem um fundo de emergência que pudesse ajudar. Portanto, neste artigo você irá saber a importância de um fundo de emergência e saiba como fazer do jeito certo. 

Em primeiro lugar, saiba que o fundo emergencial é uma etapa fundamental na organização do orçamento familiar. Bom, para quem não sabe o que é um fundo de emergência, ele é uma reserva de dinheiro que pode ser utilizada em uma situação imprevista que ajuda você a não cair em uma situação de dívidas. 

 

Porém, você deve evita-lo em qualquer ocasião, ou em coisas que não há necessidade. Veja abaixo em quais situações você deve utilizar esse fundo que ajuda em muitas situações ruins. 

Em quais ocasiões e como você deve fazer um fundo de emergência do jeito certo

Como citado acima, ele não deve ser utilizado em qualquer ocasião, ou melhor, em qualquer imprevisto. Contudo, esse dinheiro deve ser utilizado em caso de emergência, tais como: Emergências de saúde, viagens urgentes, consertos e reparos na casa ou carro, gastos inesperados com pets, gastos com funerárias entre outras emergências.

 

Portanto, isso não significa que você deve gastar em compras e itens que não são de extrema necessidade. Então, se você tem dúvidas sobre o porquê de ter um fundo de emergência e como fazer do jeito certo, confira todos os passos.

Por quê ter e como fazer do jeito certo

A princípio, nunca sabemos o que vai acontecer no futuro e se vamos precisar de alguma ajuda financeira. Por isso, economizar é o ideal desde já e assim você pode começar a dar início ao fundo de emergência. 

 

Isso trará mais tranquilidade caso você precise futuramente de uma ajuda financeira. Nesse caso, você não precisará solicitar um empréstimo ou até mesmo pedir emprestado para um familiar. Com o fundo você pode evitar problemas que poderiam levar anos e mais anos para ser resolvido, então você não quer entrar nessa bola de neve, não é mesmo?

 

Além disso, saiba que a saúde é em primeiro lugar e utilizar esse dinheiro que você guardou na saúde pode ser uma boa opção. Você pode utilizar para você e até para sua família e seus filhos. Em casos de acidentes, doenças ou qualquer outra enfermidade você terá em mãos uma grana para usar tranquilamente. Aliás, ninguém sabe quando isso irá acontecer e você poderá arcar com os custos médicos.

 

Desse modo, você pode utilizar o fundo até mesmo em casos mais graves e até mesmo em mortes, sua ou de algum familiar. Sabemos que esse é um assunto delicado e muito difícil de lidar, mas saiba que nesse caso o seu fundo para emergências irá ajudar muito nos gastos funerários. De uma coisa é certa, um dia todos nós iremos passar por isso é sem dúvidas não queremos endividar ou comprometer alguém.

 

Além disso, surge sempre aquela grande dúvida, quanto devo guardar no fundo de emergência? E onde guardar? Então veja abaixo todas essas informações. 

Quanto você deve guardar no fundo e onde você deve guardar 

Primeiramente, saiba que a dúvida de muitas pessoas é quanto você deve guardar no seu fundo para emergências. Bom, tudo isso pode variar de acordo com o orçamento para cobrir as despesas mensais da sua família por 6 meses, isso pode chegar até 12 dependendo muito de como está sua estabilidade no seu emprego. 

 

O cálculo é simples, você precisa por no papel o custo de vida mensal. Então, multiplicar pelo número de meses que você deseja cobrir em caso de emergência ou até mesmo desemprego. Portanto, quanto mais seguro o seu emprego é, menos você irá precisar gastar. No caso de você ser um novo empreendedor com pouca renda extra você deve fazer uma reserva um pouco maior.

 

Mas também, outra dúvida que mexe com a cabeça de brasileiros é onde você deve guardar o seu fundo de emergência. Há muitos anos atrás os avós costumavam guardar o seu dinheiro embaixo do colchão, lá era depositado seu fundo para usar em emergências. Porém, atualmente tudo mudou e temos algumas opções de alternativas convenientes, rentáveis e benéficas, tais como: bancos digitais, tradicionais e entre outros meios que você que serão mais acessíveis a você. 

 

A pergunta que não quer calar é como fazer um fundo do jeito certo. Portanto, confira abaixo algumas dicas finais que poderão ajudar você. 

Como fazer um fundo de emergência do jeito certo 

Para poder fazer do jeito certo você não pode esquecer de fazer seu orçamento pessoal. Além disso, você precisa ter controle do seu financeiro, ou seja, você deve controlar seus gastos.

 

Desse modo, vale lembrar que você deve começar a poupar e deixar de gastar com coisas desnecessárias. E por fim, eu sugiro que você reabasteça quando for necessário, o que eu quero dizer é que você não deve ficar triste ou decepcionado quando tiver que utilizar o seu fundo emergencial. Aliás, é para isso que ele serve para ajudar nas horas que você mais precisa , por isso quando isso acontecer comece a se organizar para repor aos poucos o que você precisou utilizar, assim você vai garantir seu fundo emergencial. 

 

Contudo, eu espero que esse artigo tenha ajudado você de alguma forma tirar todas as dúvidas de como fazer do jeito certo. Sendo assim, eu convido você para conferir no nosso site outras opções de dicas essenciais que poderão ajudar você de alguma forma.

 

Finalizando, peço também para que você envie e compartilhe esse artigo nas suas redes sociais e mande para amigos e familiares que precisam dessa informação, deixe um comentário abaixo sobre o que você achou deste investimento.

Deixe uma resposta