Início » Bahia » Salvador

Tudo sobre Salvador - Estado da Bahia

Município de Salvador

Informações Gerais sobre Salvador

Qual a localização da cidade de Salvador?

O município de Salvador pertence ao estado Bahia, ele fica localizado na latitude -12.9718 e longitude -38.5011.

Qual é o tamanho do território de Salvador?

692,818 km².

Qual a população de Salvador?

Aproximadamente 2.857.329 habitantes segundo dados do IBGE.

Como se chama quem nasce em Salvador?

soteropolitano.

Quem é o prefeito da cidade de Salvador?

Atualmente a cidade é administrada por ANTONIO CARLOS PEIXOTO DE MAGALHÃES NETO do DEM.

Avaliação geral do município: 4.2 / 5 para Salvador por Cidades do meu Brasil em 7 dezembro 2018

Salvador (fundada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos) é a capital do estado da Bahia e primeira capital do Brasil. A cidade de Salvador é notável, no Brasil, pela sua gastronomia, música e arquitetura, e sua área metropolitana é a mais rica no nordeste do Brasil. A influência africana em muitos aspectos culturais da cidade torna o centro da cultura afro-brasileira. Isso reflete uma situação em que se celebram práticas culturais afro-brasileiras. O Centro Histórico de Salvador, iconizado no bairro do Pelourinho, é conhecido pela sua arquitetura colonial portuguesa com monumentos históricos que datam do século XVII até o século XIX e foi declarado como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 1985.

Situada na microrregião homônima, Salvador possui mais de 2,6 milhões de habitantes, sendo o município mais populoso do Nordeste, o terceiro mais populoso do Brasil e o oitavo mais populoso da América Latina (superado por São Paulo, Cidade do México, Buenos Aires, Lima, Bogotá, Rio de Janeiro e Santiago). Sua região metropolitana, conhecida como "Grande Salvador", possui 3.574.804 habitantes recenseados em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o que a torna a terceira mais populosa do Nordeste, sétima do Brasil e uma das 120 maiores do mundo. Por essas dimensões urbano-populacionais, é classificada pelo estudo do IBGE sobre a rede urbana brasileira como uma metrópole regional. Tais dados demográficos espalham-se por uma superfície de 706,8km², ainda conforme o IBGE, cujas coordenadas, a partir do marco da fundação da cidade, no Forte de Santo Antônio da Barra, são 12° 58′ 16′′ sul e 38° 30′ 39′′ oeste.

A primeira sede da administração colonial portuguesa do Brasil, a cidade é uma das mais antigas da América. Por um longo tempo era antigamente chamada de "Bahia" ou "cidade da Bahia", inclusive por moradores do próprio estado e aparece sob este nome ou como "Salvador da Bahia" a fim de diferenciá-las de outras cidades de mesmo nome. Também recebeu epítetos como Roma Negra e Meca da Negritude, por ser uma metrópole cuja maior parte da população é negra, plena de elementos simbólicos e religiosos africanos. De acordo com o antropólogo Vivaldo da Costa Lima, a expressão "Roma Negra" é uma derivação de "Roma Africana", cunhada por Mãe Aninha, fundadora do Ilê Axé Opó Afonjá. Nos anos 1940, em depoimento à antropóloga cultural Ruth Landes. Segundo Mãe Aninha, assim como Roma era o centro do catolicismo, Salvador seria o centro do culto aos orixás. Posteriormente, em seu livro Cidade das Mulheres, Landes traduziu a expressão como Negro Africa. Posteriormente, quando o livro foi traduzido para o português, Negro Africa transformou-se Roma Negra.

História da cidade de Salvador

Salvador já nasceu capital sem ter sido província, e foi por muitos anos a maior cidade das Américas. O primeiro contato dos descobridores portugueses com as terras da atual cidade do Salvador, ocorreu quando da viagem da nau que levou ao Reino a boa nova do descobrimento. A expedição que viera de Portugal para reconhecer a nova conquista da coroa, a 1º de novembro de 1501, encontrou uma baía ampla, cheia de ilhas e muitos habitantes, à qual, sob inspiração da própria data, dera o nome de "Baía de Todos os Santos". Um marco de pedra foi, então, assentado no extremo sul do promontório -lugar hoje ocupado pela fortaleza e farol de Santo Antônio da Barra - assinalando as novas terras incorporadas ao patrimônio de Portugal.

Inicialmente, a região era habitada apenas por índios. Por conta de um naufrágio em 1510, à eles se juntaram os tripulantes de um navio francês, e, dentre estes, encontrava-se Diogo álvares Corrêa, o Caramuru. Em 1534, foi fundada a capela em louvor a Nossa Senhora da Graça, porque ali viviam Caramuru e sua esposa, a indígena Catarina Paraguaçu, filha do cacique Taparica. Tornaram-se o primeiro casal cristão do Brasil.

Em 1536, chegou na região o primeiro donatário, Francisco Pereira Coutinho, que recebeu donataria de El-Rei Dom João III. Fundou o Arraial do Pereira, nas imediações onde hoje está a Ladeira da Barra. Este arraial, doze anos depois, na época da fundação da cidade, foi chamado de Vila Velha.

Mais tarde, o soberano português resolveu criar um Governo Geral com jurisdição sobre todo o território. Coube a instalação do Governo da colônia a Tomé de Sousa, que deixou Lisboa a 1º de fevereiro de 1549, com mais de mil pessoas, entre elas o primeiro médico nomeado para o Brasil, Dr. Jorge Valadares, os primeiros padres jesuítas, o farmacêutico, Diogo de Castro, pessoas de serviço, degredados e colonos-missionários, além de artífices, funcionários e soldados.

No Regimento que entregara à Tomé de Sousa, dizia D. João III: "A baía de Todos os Santos é o lugar mais conveniente da costa do Brasil para se poder fazer a dita povoação e assento, assim pela disposição do ponto e rios que nela entram, como pela bondade e abundância e a saúde da terra e por outros respeitos, hei por meu serviço que na dita baía se faça a dita povoação e assento." A escolha do soberano foi assim explicada, com uma viva imagem literária, por Frei Vicente do Salvador: "o Rei criou a Bahia para que fosse como o coração no meio do corpo,". Então, em 29 de março daquele ano, pela Ponta do Padrão, chega a expedição, com ordens do rei de Portugal para fundar uma cidade-fortaleza chamada do São Salvador.

Os primeiros escravos que aportaram na capital do Novo Mundo vieram da Nigéria, Angola, Senegal, Congo, Benin, Etiópia e Moçambique, a partir de 1550.

O açúcar, no século XVII, já era o produto mais exportado pela colônia. No final deste século, a Bahia se torna a maior província exportadora de açúcar. Nesta época, os limites da cidade iam da freguesia de Santo Antônio Além do Carmo até a freguesia de São Pedro Velho. A Cidade do São Salvador da Bahia de Todos os Santos foi sede da administração colonial do Brasil até 1763, quando o Rio de Janeiro tornou-se capital.

Em 1808, Salvador recebeu a família real portuguesa, que fugia de Napoleão Bonaparte, então invasor de países europeus. Na ocasião, o príncipe-regente, D. João VI, fundou a primeira Escola Médico-Cirúrgica, no Terreiro de Jesus, que se tornou a primeira faculdade de Medicina do Brasil. Em 1809, o Conde d′os Arcos iniciou sua administração, a qual foi muito benéfica à cidade. Em 1812, ele inaugurou o Teatro São João, onde mais tarde Xisto Bahia cantaria suas chulas e lundus, e Castro Alves inflamaria a platéia com seus maravilhosos poemas líricos e abolicionistas. Ainda no governo do Conde d′os Arcos, ocorreram os grandes deslizamentos nas Ladeiras da Gameleira, Misericórdia e Montanha.

Antes mesmo de proclamada a independência do País, já se lutava nas ruas de Salvador pela nossa emancipação política. Depois, nos arredores da cidade, travaram-se as vitoriosas batalhas de Cabrito e Pirajá, que culminaram, a 2 de julho de 1823, com a consolidação da Independência Nacional. Em 1835, ocorre a revolta dos escravos muçulmanos, conhecida como Revolta dos Malês.

Durante o século XIX, Salvador continuou a influenciar a política nacional, tendo emplacado diversos Ministros de Gabinete no II Reinado, tais como Saraiva, Rio Branco, Dantas e Zacarias.

Com a proclamação da República e a crise nas exportações de açúcar, a influência econômica e política da cidade no cenário nacional passa a ser cada vez menos importante. No período republicano, a fisionomia urbana da cidade sofreu modificações sensíveis a começar com as obras do Porto, que lhe ampliaram a área com aterros necessários a construção do ancoradouro. De 1912 a 1914, deu-se a abertura da Avenida Sete de Setembro, do Largo do Teatro (atual Praça Castro Alves) até o Farol da Barra. Nessa época, também se verificou a demolição das histórica igrejas da Ajuda, de São Pedro e do Rosário de João Pereira.

A cidade de Salvador era antigamente chamada de Bahia (inclusive por moradores do próprio estado). Também já recebeu alguns epítetos, como o de "Roma Negra", isso por ser considerada a cidade com maior população negra fora da áfrica.

Gentílico: soteropolitano

Formação Administrativa

Cidade criada pelo alvará régio de 29 de março de 1549, com atual organização dada pela lei estadual nº 687, de 30/12/1953, publicada no Diário Oficial em 17/02/1954. dividido em 22 subdistritos.

Fonte: Prefeitura Municipal de Salvador; Secretaria Municipal de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente (SEPLAM) de Salvador.

Autor do Histórico: JOãO JOSé DOS SANTOS OLIVEIRA

Qual o DDD da Cidade Salvador?

71

Veja como fazer uma ligação para a cidade de Salvador:

0+Operadora+71+Telefone de destino

Como ligar para Salvador pela

CTBC Telecom:012 + 71 + telefone
Vivo:015 + 71 + telefone
Aerotech:017 + 71 + telefone
Claro:021 + 71 + telefone
GVT:025 + 71 + telefone
Oi Telemar:031 + 71 + telefone
TIM:041 + 71 + telefone
Sercontel:043 + 71 + telefone

Qual o CEP Geral do município de Salvador?

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de Salvador Bahia o CEP geral é 40020010.

Prefeitura Municipal de Salvador

Endereço: Palácio Tomé de Souza - Pça. Municipal, S/N, Centro, Salvador - BA, CEP: 40020010
Telefone / Fax:(71) 2201-6000 (71) 2201-6223
Prefeito: ANTONIO CARLOS PEIXOTO DE MAGALHÃES NETO do DEM

Hospitais no município de Salvador - Bahia

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde soteropolitano.

Relação de Cartórios no município de Salvador BA

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em Salvador com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Mapa de Salvador Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Salvador-BA, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município baiano.

Hotéis e Pousadas na cidade de Salvador

Booking.com

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de Salvador, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Vagas de emprego em Salvador

Building Inspector
Vaga cadastrada em 18/11/2019
Jobzia - Salvador - BA

Building Inspector · HR services staffing agency Salvador, Bahia, Brazil From November 17, 2019 to December 2, 2019 Full time · Salary to negotiate Apply Job description Requirements Entry level No Education Salary to nego...

Enterprise Risk Manager
Vaga cadastrada em 18/11/2019
CVSnap - Salvador - BA

Enterprise Risk Manager · HR services consultants Salvador, Bahia, Brazil From November 17, 2019 to December 2, 2019 Full time · Salary to negotiate Apply Job description Requirements Entry level No Education Salary to neg...

Market Research Analyst
Vaga cadastrada em 18/11/2019
QuickHire - Salvador - BA

Market Research Analyst · HR services staffing agency Salvador, Bahia, Brazil From November 17, 2019 to December 2, 2019 Full time · Salary to negotiate Apply Job description Requirements Entry level No Education Salary to...

Consultor Comercial
Vaga cadastrada em 18/11/2019
Salvador - BA

ATIVIDADES E RESPONSABILIDADES - Exercer ações externas e internas; - Atuar na captação de novos clientes; - Representar a marca em eventos externos; - Buscar novas parcerias; FORMAÇÃO ACADÊMICA NECESSÁRIA - Ensino Superior Complet...

Finance Analyst
Vaga cadastrada em 18/11/2019
CVSnap - Salvador - BA

Finance Analyst · HR services consultants Salvador, Bahia, Brazil From November 17, 2019 to December 2, 2019 Full time · Salary to negotiate Apply Job description Requirements Entry level No Education Salary to negotiate ...

Auxiliar de Suprimentos - Almoxarifado
Vaga cadastrada em 18/11/2019
Salvador - BA

- Experiência com rotinas de suprimentos e almoxarifado - Atividades: Recebimento, armazenamento e dispensação de materiais, Registro de notas fiscais, Manuseio de sistema de gestão de estoque. - Local de trabalho: Salvador - BA - Esc...

Mais vagas...


Últimas Notícias da cidade de Salvador

Acesse aqui as últimas notícias da cidade de Salvador, além de vídeos e twitters sobre o município.

Previsão do Tempo na cidade de Salvador do Estado da Bahia

Condições de Tempo Hoje (19/11/2019), Salvador - BA:

Muitas nuvens (dia)

Temperatura: 25º C
Humidade do Ar: 80%
Velocidade do Vento: 19 km/h

Previsão para os próximos dias:

20/11/2019 - Parcialmente nublado (dia). Max: 26 Min: 24
21/11/2019 - Parcialmente nublado (dia). Max: 27 Min: 24
22/11/2019 - Parcialmente nublado (dia). Max: 27 Min: 25
23/11/2019 - Parcialmente nublado (dia). Max: 27 Min: 25
24/11/2019 - Parcialmente nublado (dia). Max: 27 Min: 24

Municípios vizinhos de Salvador

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de Salvador-BA em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.

Vera Cruz - 12.4 km
Lauro de Freitas - 21.1 km
Itaparica - 21.2 km
Simões Filho - 23.1 km
Madre de Deus - 28.1 km
Salinas da Margarida - 29.7 km
Candeias - 33.7 km
Camaçari - 35.7 km
Saubara - 38.4 km
São Francisco do Conde - 43.7 km
Jaguaripe - 45.2 km
Dias d'Ávila - 45.3 km

Ajude a Divulgar a Histórias da cidade: Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Município de Salvador: Imagens da cidade e Região

Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em Salvador através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!

imagem de Salvador Bahia n-1
imagem de Salvador Bahia n-2
imagem de Salvador Bahia n-3
imagem de Salvador Bahia n-4
imagem de Salvador Bahia n-5
imagem de Salvador Bahia n-6
imagem de Salvador Bahia n-7
imagem de Salvador Bahia n-8
imagem de Salvador Bahia n-9
imagem de Salvador Bahia n-10
imagem de Salvador Bahia n-11
imagem de Salvador Bahia n-12
imagem de Salvador Bahia n-13
imagem de Salvador Bahia n-14
imagem de Salvador Bahia n-15
imagem de Salvador Bahia n-16
imagem de Salvador Bahia n-17
imagem de Salvador Bahia n-18
imagem de Salvador Bahia n-19

Página de Salvador

Se você encontrou algum dado incorreto, por favor, entre em contato consco e envie a correção junto a fonte da informação.
Link desta página
Município de Salvador
Última Atualização: 19/11/2019

Você conhece Salvador? Deixe seu comentário:

Estados



Compartilhe Esta Página: