Início » Bahia » Camaçari

Camaçari - Bahia

Disponibilizamos uma lista de hotéis com ótimos preços no município de Camaçari e arredores.

Camaçari faz parte do estado da Bahia, localizado a 41 quilômetros de sua capital Salvador. O município é também conhecido por Cidade Industrial, e aquele que nela nasce é chamado de camaçariense. Camaçari é a quarta cidade mais populosa do estado e segunda maior cidade da Região Metropolitana de Salvador.

Possui uma área equivalente a 759,802 quilómetros qudrados, com uma população de 255 238 habitantes. Representa o segundo maior PIB do estado (e o 38º maior do país), estimado em cerca de 14 bilhões de reais (IBGE/2010). Faz parte dos 71 municípios brasileiros integrados no Mercosul. É sede da Ford Motor Company e do Polo Petroquímico o maior polo industrial do estado, abrigando diversas indústrias químicas e petroquímicas. É o primeiro complexo petroquímico planejado do País e o maior complexo industrial integrado do Hemisfério Sul.

No rumo da comunicação o município era sede da extinta TV Camaçari, que entrou no ar em 1993 sendo afiliada à TV Cultura até 20 de fevereiro de 2009 quando ocorreu o seu fechamento por causa de diversas irregularidades. Em 2008 a TV Aratu Camaçari afiliada ao SBT, foi inaugurada no município.

História da cidade de Camaçari

A História de Camaçari remonta aos primeiros anos da colonização. Camaçari originou-se em 1558, numa aldeia dos índios tupinambás, formada pelos jesuítas às margens do Rio Joanes. Ela recebeu o nome de Aldeia do Divino Espírito Santo.

Gentílico:

Formação Administrativa

Aldeia do Divino Espírito Santo passou à categoria de Vila em 27 de setembro de 1758, denominando-se Vila Nova do Espírito Santo de Abraneste.

Em 1846, foi extinto o município de Abrantes, integrando o seu território ao de Mata de São João. Dois anos depois, o município de Abrantes foi recriado administrativamente.

No final do século XIX, com a malha ferroviária, Abrantes perde importância politíco-econônomica e a sede do município passa para Parafuso. O retorno da sede para Abrantes deu-se em 1892, porém, em 1925, vai para um povoado emergente chamado Villa de Camassary, com a mudança do nome para Montenegro, intitulando Vila de Camassary do Município de Montenegro.

Em 1938 é restituído o nome Camassary, agora ampliado para todo o município, mantendo-se os nomes das outras localidade: Vila de Abrantes, Monte Gordo, Parafuso e Dias d′ávila.

Fonte: http://www.skycraperlife.com/brazil

Autor do Histórico: MARIA APARECIDA PEREIRA MANTOVANI

Ajude a Construir a Histórias da cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Camaçari: Imagens da cidade e Região

imagem de Cama%C3%A7ari+Bahia n-1
imagem de Cama%C3%A7ari+Bahia n-2
imagem de Cama%C3%A7ari+Bahia n-3
imagem de Cama%C3%A7ari+Bahia n-4
imagem de Cama%C3%A7ari+Bahia n-5
imagem de Cama%C3%A7ari+Bahia n-6
imagem de Cama%C3%A7ari+Bahia n-7
imagem de Cama%C3%A7ari+Bahia n-8
imagem de Cama%C3%A7ari+Bahia n-9
imagem de Cama%C3%A7ari+Bahia n-10
imagem de Cama%C3%A7ari+Bahia n-11
imagem de Cama%C3%A7ari+Bahia n-12
imagem de Cama%C3%A7ari+Bahia n-13
imagem de Cama%C3%A7ari+Bahia n-14
imagem de Cama%C3%A7ari+Bahia n-15
imagem de Cama%C3%A7ari+Bahia n-16
imagem de Cama%C3%A7ari+Bahia n-17
imagem de Cama%C3%A7ari+Bahia n-18
imagem de Cama%C3%A7ari+Bahia n-19

Você conhece Camaçari? Colabore e deixe seu comentário:


Estados





Compartilhe Esta Página: