Início » Bahia » Lauro de Freitas


Lauro de Freitas - Bahia



Lauro de Freitas é um município do estado da Bahia, compõe a Região Metropolitana de Salvador (RMS) e faz parte do chamado "Litoral Norte". Abriga moradores famosos com o pugilista Acelino "Popó" Freitas, a apresentadora Scheila Carvalho, e os músicos Daminhão Experiença e Jimmy Cliff, entre outros cantores e políticos famosos. Segundo o IBGE, em 2012 sua população é estimada em 171.042 habitantes espalhados em quase 60km², resultando em aproximadamente 2,8 mil hab./km². O município é dono do segundo PIB que mais cresce no país e é considerado também o quarto município que mais gerou empregos no ano de 2009.

A freguesia Santo Amaro de Ipitanga tinha esse nome pois cresceu a partir da igreja matriz de Santo Amaro de Ipitanga. Assim ficou até sua emancipação de Salvador, em 1962, quando o vereador Paulo Moreira de Souza propôs substituir Santo Amaro de Ipitanga por Lauro de Freitas, homenageando o político baiano Lauro Farani Pedreira de Freitas candidato a governador da Bahia falecido na campanha de 1950 juntamente com Gercino Coelho (pai do ex-governador Nilo Moraes Coelho), em um acidente aéreo em Bom Jesus da Lapa.q

Essa homenagem póstuma foi uma grande motivação, assim como ocorreu em Simões Filho, para que o distrito soteropolitano se transformasse em um município. E agora, há um movimento polêmico na cidade para devolver o nome do padroeiro, por causa disso a prefeitura pretende conscientizar os cidadãos da história da cidade para depois realizar um plebiscito para escolher o nome da cidade.

História da cidade de Lauro de Freitas

Em 1522, Garcia d′ávila recebeu de Tomé de Sousa lotes de terra no litoral baiano. A região era habitada por indígenas do Morro dos Pirambás. Por situar-se numa zona próxima ao mar, que favorecia o escoamento da produção agrícola, vieram os engenhos de açúcar e com eles os negros que influenciaram fortemente a cultura local. Ainda hoje se pode encontrar descendentes de famílias escravas, guardiãs dos costumes afros, praticantes do candomblé.

No século XVII, a história da cidade é marcada por um surto de cólera, que dizimou parcela considerável da população, e pela construção da matriz de Santo Amaro de Ipitanga, erguida na parte mais alta da cidade e que nomeou originariamente a localidade, além de ter proporcionado o surgimento da freguesia Santo Amaro de Ipitanga. Com este nome ficou até sua emancipação de Salvador, quando foi proposto substituir Santo Amaro de Ipitanga por Lauro de Freitas, homenageando o político baiano Lauro Farani Pedreira de Freitas, falecido na campanha de 1950 em um acidente aéreo em Bom Jesus da Lapa.

Ainda quando era Santo Amaro de Ipitanga, surgiu o primeiro campo de aviação terrestre da Bahia, construído pela empresa francesa de aviação civil Latécoére, entre 1930 e 1940. Este Aeródromo Santo Amaro de Ipitanga é o antecessor do Aeroporto de Ipitanga, mais tarde denominado Dois de Julho, e atualmente Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador.

Foi o primeiro município brasileiro a criar uma Secretaria de Políticas para Mulheres para atuar no combate às desigualdades entre os sexos e a implantar um departamento de políticas públicas para promover a igualdade racial.

Gentílico: laurofreitense.

Formação Administrativa

Originalmente, Lauro de Freitas pertencia a Salvador, até que, em 1880, passou a distrito de Montenegro, atual Camaçari.

Em 1932, retornou a Salvador, até que em 1962 foi transformado em município.

Criado pela lei estadual nº 1753, de 27/07/1962, publicado na mesma data.

Fonte: Prefeitura de Lauro de Freitas

Autor do Histórico: JOãO JOSé DOS SANTOS OLIVEIRA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Lauro de Freitas: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Lauro de Freitas? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: